decoração estilo hygge

Estilo Hygge: como adotar a decoração dinamarquesa na sua casa?

A decoração da nossa casa impacta diretamente o nosso bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ela deve imprimir nossa personalidade e otimizar a funcionalidade dos cômodos. Se você quer um lar que preza o conforto e um visual fascinante, o estilo hygge é o que você procura!

Surgida na Dinamarca, a 3° nação mais feliz do mundo, com um inverno extremamente rigoroso, essa forma de decorar tem como principal objetivo tornar a casa acolhedora.

Seu efeito é tão positivo que acabou se tornando uma forte tendência do design de interiores. Assim, com algumas adaptações para o nosso clima tropical, tem conquistado cada vez mais adeptos por aqui.

Quer conhecer mais sobre como é esse estilo decorativo? Então, acompanhe o post até o final para entender como surgiu e quais são suas principais características.

Afinal, o que é decoração no estilo hygge?

O termo hygge — cuja pronúncia pode ser “hîgue” ou “hu-ga” — não tem tradução exata para o português. O significado mais próximo é “aconchegante”. Antes de ser um estilo de decoração, o hygge é um estilo de vida próprio dos dinamarqueses, islandeses e noruegueses.

Eles são considerados os povos mais felizes do mundo, e isso se deve também à decoração de seus lares. Como o inverno por lá é bastante rigoroso (em determinada época, o sol aparece apenas por 4 horas no dia), as pessoas passam muito tempo dentro de casa. Assim, a decoração de interiores oferece o máximo de comodidade e aconchego aos moradores.

Como todos nós procuramos bem-estar e uma qualidade de vida mais elevada, o estilo ganha cada vez mais espaço. No próximo tópico, descubra como é feita a decoração em estilo hygge.

Como é uma decoração hygge?

Acima de tudo, o estilo hygge está relacionado à forma como compomos o ambiente, e não exatamente com o tipo de elementos que compramos para preenchê-lo. Isso porque a ideia de conforto e bem-estar são bem pessoais, variando de pessoa para pessoa.

Diferentemente dos demais estilos decorativos, que seguem regras e padrões bem específicos, o hygge tem outros tipos de características que o tornam marcante e resultam em ambientes intimistas, convidativos e com efeito de máximo conforto. A seguir, confira quais são.

Iluminação

Esse estilo prioriza a iluminação natural, pois ela aumenta a sensação de conforto. Então, janelas grandes são um elemento importante. Para as cortinas, escolha tecidos leves e fluidos, como o voil. Ele possui uma certa transparência que, ao mesmo tempo que permite a entrada da luminosidade, garante a privacidade nos ambientes.

Além disso, esse tipo de tecido confere movimento e leveza ao cômodo. Outro ponto importante é não obstruir a passagem da luz. Portanto, móveis muito altos ou qualquer obstáculo à iluminação não devem ser utilizados nos espaços.

Cores

As cores mais utilizadas são as neutras e as claras, como o branco, cinza, palha, off white e bege. Os tons claros trazem mais tranquilidade e, ainda, ajudam a refletir a luz, tornando o ambiente mais iluminado.

i9vale imoveis de luxo

As cores claras devem estar presentes em elementos grandes e que ocupam uma área maior, como paredes, teto, piso, tapetes, cortinas e móveis volumosos. Para criar um leve contraste, utilize o marrom em um tom médio ou escuro em elementos menores. Eles farão uma boa diferença e deixarão a decoração mais sofisticada.

Elementos naturais

Os elementos naturais são uma das maiores marcas do estilo hygge. Isso porque são capazes de deixar qualquer ambiente mais convidativo e aconchegante. A madeira é um verdadeiro clássico. Então, vale usar no revestimento do piso, nos móveis, nas vigas ou colunas expostas e nos itens decorativos.

Para o piso, o mais interessante é utilizar um revestimento que reproduz as cores e as texturas da madeira. Isso porque a manutenção do material natural é mais difícil e sua durabilidade é menor, visto que risca e mancha com facilidade.

As fibras naturais também aumentam a sensação de conforto. Então, vale a pena investir em vime, palha, rattan, capim dourado, bambu, piaçava, sisal, corda, entre outros.

Na hora de escolher os tecidos para cortinas, tapetes e estofados, também opte por aqueles feitos em fibras naturais, como algodão, linho, seda, sarja, lã, entre outros. Vale lembrar que o couro também é muito bem-vindo no estilo hygge. Assim, pode estar presente nos estofados, como poltronas e sofás.

Texturas

Incluir texturas é uma estratégia fantástica para quebrar a frieza dos cômodos. Isso porque elas aumentam a sensação de conforto e movimento nos ambientes. Aposte principalmente naquelas que convidam ao toque, como tapetes bem felpudos e mantas grossas de lã sobre o sofá da sala. Além disso, não deixe de investir em almofadas macias tanto sobre os sofás quanto sobre as camas nos quartos.

Aliás, as mantas e peseiras também podem estar sobre as camas, criando um ar intimista e convidativo. Os elementos naturais que já citamos (fibras e madeira) também são uma ótima maneira de incluir texturas na decoração.

Plantas

As plantas trazem vida, frescor e alegria aos espaços. Além disso, elas renovam o ar e nos convidam ao relaxamento, contribuindo muito para o bem-estar. Outro ponto positivo é que podem ser incluídas em todos os cômodos da casa. Para não ter erro, escolha espécies que se adaptam bem a espaços internos.

Na sala de estar, por exemplo, uma bela palmeira no canto cria um ponto focal muito interessante. Comedórea-elegante, Kentia, Caryota, Palmeira areca ou Rhapis humilis são apenas alguns exemplos que ficam ótimos em qualquer lugar.

Se o espaço é menor, coloque vasos com folhagens, que podem estar sobre o aparador, as prateleiras ou suspensos. Caso você prefira flores, há o benefício de que, além de embelezarem, também deixam um aroma agradável no lugar. Nesse caso, escolha espécies cujas pétalas tenham cores que combinem com a paleta escolhida.

Uma alternativa maravilhosa é apostar em um jardim vertical. Essa é uma forma de incluir várias plantas na decoração sem ocupar espaço. Ele pode ser montado na varanda ou, ainda, na sala, próximo a uma janela.

Como você viu, o estilo hygge é muito fácil de ser aplicado em sua casa. Basta ficar atento a alguns detalhes. Ao seguir as dicas deste post, você terá um lar aconchegante, confortável e com um visual impecável.

Quer saber mais sobre design de interiores? Então, aproveite a visita ao blog e confira 4 dicas imperdíveis de decoração para a casa nova!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.