Entenda a importância da iluminação natural do imóvel
São muitas as características e fatores que fazem com que uma casa ou um apartamento sejam agradáveis para uma pessoa. Cada um tem os seus gostos e compreender de que maneira a arquitetura e a planta interagirão com a sua rotina é essencial. Entretanto, você sabe qual é a importância da iluminação natural do imóvel?
Esse é um item de extrema relevância e que a maioria das pessoas já até ouviu falar, mas não sabe ao certo como avaliar ou perceber se a luminosidade do sol está sendo utilizada de uma forma inteligente e que contribua para um ambiente mais agradável. Continue lendo este conteúdo e veja como fazer isso!
A importância da iluminação natural do imóvel
Economia e sustentabilidade
Logicamente, maiores índices de iluminação natural em um imóvel promovem uma tremenda economia na conta de luz. Como essa é uma despesa potencialmente elevada, isso é muito positivo para o seu orçamento. Além disso, é uma escolha sustentável, visto que você não precisará utilizar lâmpadas em períodos diurnos.
Melhor qualidade de vida
A iluminação natural do imóvel tem muita importância na qualidade de vida das pessoas que moram ali. Isso ocorre porque a luminosidade do sol é mais saudável e impacta o organismo, estimulando a produção de vitamina D. É um verdadeiro antídoto para a indisposição e a preguiça, sobretudo se você vive com crianças ou idosos.
Valorização dos ambientes
Não importa qual é o seu estilo favorito de decoração: uma boa iluminação natural realça as suas escolhas e permite que os visitantes enxerguem melhor os seus quadros, mobílias e demais artigos. Para quem tem plantas, isso é ainda mais relevante, pois a maioria das espécies depende da luz do sol para se manterem saudáveis.
Dicas para avaliar a iluminação natural de um imóvel
Confira o posicionamento das janelas
Uma das principais dicas para avaliar a iluminação de um imóvel consiste em conferir o posicionamento das janelas, pois é por meio delas que a claridade entra em casa, não é mesmo? É interessante não apenas que elas sejam amplas e estejam em bom número, mas que também recebam sol diretamente no máximo possível de cômodos.
Observe a incidência dos raios solares
Os raios solares incidem de maneiras diferentes nos imóveis. Mesmo unidades muito próximas podem ter incidências muito distintas, de acordo com o posicionamento, o andar e o próprio projeto. Por isso, analise esse fator e observe as construções mais próximas, para descobrir se elas interferem na quantidade de luz recebida.
Pergunte aos vizinhos e funcionários
Por fim, para se informar melhor sobre a iluminação natural do imóvel, você não pode deixar de perguntar aos vizinhos e funcionários sobre o tema. Como eles já estão acostumados e familiarizados com o local, eles poderão falar quais são os ambientes com mais claridade e quais espaços que ficam mais escuros, por exemplo.
Como você pôde ver, a importância da iluminação natural do imóvel é muito grande e você deve ponderar sobre esse assunto antes de fazer uma proposta e finalizar a aquisição de qualquer propriedade!
Gostou de conhecer a importância da iluminação natural do imóvel? Então compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!
5 Comentários