
6 dicas encantadoras de decoração embaixo da escada
Será que você está dando a devida atenção para a decoração embaixo da escada? Apesar de ser uma área escondida em diversas plantas de imóveis, ela tem um potencial e tanto se bem aproveitada, sabia?
Pense um pouco: em moradias pequenas qualquer metro quadrado é útil, certo? Já em casas amplas, esse lugar tende a ser maior, podendo se tornar um diferencial no hall ou na sala, por exemplo.
Que tal descobrir como colocar isso em prática em 6 dicas? Confira essas sugestões e muito mais!
Decorar embaixo da escada pode ser estratégico
Com o aumento dos microapartamentos, não é viável negar que espaço está se tornando artigo de luxo nas grandes cidades. Ainda, existe uma ampliação da busca por morar melhor e com mais bem-estar que impulsiona a construção de áreas de relaxamento, autocuidado, contato com a natureza, entre outros meios de atingir esses objetivos.
Assim, a decoração embaixo da escada é uma estratégia para deixar o imóvel mais alinhado a isso, agregando beleza a partir de boas escolhas para compor o ambiente de acordo com a função dada.
Outro ponto que se soma a esse contexto é o aproveitamento desses metros quadrados que antes eram negligenciados, já que otimiza e fornece funcionalidade a tal local. Ou seja, há muito por trás de sua utilização.
6 dicas de decoração embaixo da escada
Unir funcionalidade, beleza e aproveitamento são os objetivos de uma boa decoração embaixo da escada. Confira 6 dicas de como fazer isso na prática, descobrindo as melhores formas de utilizar esse espaço!
1. Biblioteca e espaço de leitura
Quem ama ler, por vezes, busca um lugar aconchegante e quieto, quase escondido, para desenvolver esse hábito. Logo, o espaço embaixo da escada é uma opção que se alinha com essa descrição, não acha?
Ainda mais que bibliotecas são cômodos que ficam em segundo plano quando o lar tem poucos quartos. Além dos livros, é importante adicionar uma poltrona confortável e uma fonte de luz adequada por funcionalidade, já mantas e tapetes garantem uma sensação de acolhimento.
2. Jardim interno
Quer seja um projeto urban jungle ou para ter um jardim de inverno — mesmo que vertical —, a área embaixo da escada é uma opção para cultivar:
- flores;
- folhagens;
- arbustos;
- bonsais.
Via de regra, as plantas não podem ser de grande porte. Ainda assim, há opções de composições com pedras no piso para criar um aspecto mais natural. Vasos e cachepôs completam o projeto que pode contar com alguns desses itens pendurados.
3. Escritório
Com o avanço do trabalho remoto, ter a própria estrutura de home office tende a garantir mais conforto. Porém, boa parte dos lares que tiveram que se adaptar a esse modelo, não contam com espaços adequados para tanto.
Pensando nisso, a ideia de usar a decoração embaixo da escada para montar uma área profissional une a resposta a tal demanda com a possibilidade de aproveitar os metros quadrados desse lugar.
Móveis multifuncionais, embutidos e planejados são os que melhor se encaixam nessa proposta para atingir seu objetivo, especialmente se ideias criativas são necessárias para que o projeto funcione.
4. Bar ou adega
Escadas na sala podem ser bastante inconvenientes, atrapalhando a distribuição dos móveis nesse cômodo. Por isso, é preciso ocupar e integrar essa área. Entre as táticas de decoração que são úteis nesse contexto, transformar embaixo dos degraus em um bar ou adega é uma opção.
Apreciadores de diversos tipos de bebidas conseguem viabilizar essa possibilidade para guardar e expor itens raros, de vários países, artesanais etc., dando um toque pessoal na hora de receber visitas para uma degustação.
Na prática, é viável utilizar aparadores ou carrinhos como móvel de apoio, adicionando taças, copos e outros instrumentos usados para servir. Ainda, é importante ter uma iluminação bem planejada para sinalizar que se trata de um local de convivência e não de um canto escuro a ser ignorado.
5. Armazenamento
Um desafio de casas pequenas é ter um local onde guardar itens que não ficam em uso o ano inteiro. Desde brinquedos infantis até casacos pesados fora da estação, passando por enfeites ligados a determinadas festas, são muitos os objetos que precisam disso para que tudo fique organizado, não é?
Armários, prateleiras e balcões que se encaixem no vão embaixo da escada são opções de mobiliário para tanto. Nesse caso, também vale utilizar móveis planejados para otimizar o espaço com aberturas e estruturas de correr, por exemplo.
6. Lavabo
Algo muito comum fora do Brasil quando o assunto é decoração embaixo da escada são os lavabos — banheiros sem área de banho — serem encaixados nesse vão. Ainda que por aqui o trabalho de fazer as ligações de água e esgoto seja mais complexo, visto o tipo de construção, essa possibilidade tem sido mais explorada recentemente.
Por trás disso, está a privacidade que fornece, somada à facilidade que essa posição gera, já que em construções mais antigas esse cômodo fica mais escondido, longe do hall de entrada que é acessível às visitas.
Variedade para se adaptar ao perfil de morador
As diversas opções para esse espaço são só um fator a ser considerado no momento de adaptar a decoração embaixo da escada ao perfil dos moradores. Afinal, a forma de ornamentar o lar precisa estar alinhada com gostos e necessidades de quem vive lá.
Basta perceber que cada possibilidade está ligada a um estilo de vida. Desse modo, funcionalidade e desejo se tornam requisitos importantes. O primeiro parte de analisar se aquele uso faz sentido para os que habitam o imóvel.
Já o segundo está presente na medida que é preciso interesse para colocar uma proposta em prática. Isto é, ter paixão por ler, receber amigos etc. é o que faz com que determinados itens da lista sejam ideais para um e inadequados para outro.
A decoração embaixo da escada propõe uma maneira inteligente de utilizar esse local. Assim, fica fácil responder a demandas limitadas por falta de espaço e melhorar a estética do lugar. Com as 6 dicas que elencamos nesse conteúdo, você tem opções para atender a isso, respeitando gostos e necessidades diversas.
Esse tipo de dica faz sentido para você? Já pensou que ela pode ser útil para outras pessoas? Uma forma de fazer ela chegar a mais gente, é compartilhando esse artigo nas suas redes sociais!