sala-pequena-2018

Tendência de decoração para salas pequenas

As novas tendências de decoração de interiores não param de surgir. Os imóveis têm sido projetados de forma mais compacta, trazendo praticidade para os moradores, mas também exigindo uma decoração que valorize o aproveitamento de espaço e permita o melhor uso de ambientes reduzidos.

Quer se manter em dia com as tendências de decoração em salas pequenas? Então veja as dicas que listamos aqui para deixar sua casa ainda mais bonita!

Decoração de salas pequenas

Quando falamos em decoração, já imaginamos casas de luxo, com muitos ambientes e cheia de sofisticação. Entretanto, é possível fazer uma boa decoração mesmo em ambientes pequenos.

Os imóveis novos são mais compactos para acomodar a redução de espaço nas cidades e privilegiar as áreas de lazer dos condomínios, cada vez mais valorizadas pelos moradores. Em razão desse crescimento da moradia em espaço reduzido, pensar a decoração desses imóveis é uma tendência no ramo da decoração.

Quem mora em um apartamento ou tem uma sala muito pequena pode se aproveitar de várias técnicas para ampliar o ambiente. Veja a seguir as principais tendências de decoração para salas pequenas:

Sofás

O sofá é o principal móvel presente em uma sala e deve estar destacado no ambiente, com o intuito de garantir fluidez e charme à sala. O móvel deve ter o tamanho necessário para acomodar as pessoas confortavelmente, mas sem que ocupe toda a sala.

Prefira sofás com pés, como pés palito, que deixam o ambiente muito mais agradável e causam a sensação de amplitude.

Tapetes

Utilize tapetes grandes para demarcar os espaços da sala. Ao contrário do que se pode imaginar, quanto maior o tapete, maior será a sua uniformidade com o ambiente, demarcando sem reduzir o espaço. O tapete deve ser posicionado embaixo do sofá, pois assim dará maior continuidade visual para a sala, além de ser uma forma prática de prevenir acidentes.

Visual clean

Privilegie a amplitude dos espaços adotando um visual mais clean, com poucos elementos e uma estética minimalista. Para garantir a leveza do ambiente, considere os principais aspectos abaixo:

  • remova itens que ocupam o chão: revisteiros, pufes, estantes, armários e mesinhas de canto deixam o ambiente menor. Evite também objetos muito volumosos, dando preferência aqueles com até 20 centímetros de profundidade;
  • evite estampas grandes na parede: prefira tecidos ou papéis de parede mais discretos, de preferência de fundo branco e desenhos pequenos;
  • use apenas o necessário: não espalhe na sala coisas além do que você precisa. Isso facilitará a locomoção;
  • use cores leves para a pintura da sala: prefira utilizar uma paleta de cores mais suave, como candy colours, que além de uma tendência atual são super fáceis de combinar.

Valorização da luz natural

Um dos elementos essenciais na percepção de amplitude de um espaço é a iluminação. Quanto mais luz natural, melhor. Para valorizar a iluminação natural de uma sala pequena, você pode:

  • optar por cortinas leves ou telas solares que filtram os raios ultravioleta;
  • usar móveis mais claros ou brancos para dar uma sensação de amplitude maior com a luz natural;
  • posicionar espelhos na sala para trazer a sensação de um ambiente maior.

Integração de ambientes

Os ambientes menores fazem com que a integração seja uma alternativa para ampliar a área útil das salas pequenas. Unir a cozinha e a sala ou até mesmo a sala e a varanda podem trazer funcionalidade e aumentar o conforto.

Para remover as divisões dos ambientes, porém, é preciso demolir algumas paredes. Nessa hora, é fundamental avaliar a planta do imóvel para que sejam removidas apenas as paredes que não tenham interesse estrutural.

i9vale imoveis de luxo

Se esse é o seu plano, busque auxílio profissional para a execução da reforma que vise a integração dos ambientes. Isso garantirá que a modificação seja feita de forma segura e atenda às suas expectativas.

Estilos de decoração em alta

Pensando nas especificidades das salas pequenas, é possível utilizar as tendências de decoração e harmonizar os elementos partindo de um determinado estilo de decoração.

A adoção de um estilo traz uniformidade e coerência aos elementos do ambiente. Conheça a seguir os três principais estilos que estarão em alta este ano: as decorações contemporânea, minimalista e oriental.

Contemporânea

A decoração contemporânea é um estilo que visa a valorização do aspecto clean e a funcionalidade do ambiente. Utiliza-se linhas retas, poucos detalhes e superfícies mais lisas. As cores são neutras e o espaço é livre, o que valoriza ainda mais a iluminação do ambiente.

O foco é em poucos itens de mobiliário e no uso de materiais naturais como madeira, pedra metal e vidro. Os móveis são sólidos, pesados e de estilo marcante, figurando como itens centrais da composição visual do ambiente.

As paredes, em cores claras, podem ser decoradas com pôsteres ou quadros de cores simples e coordenados entre si, limitados a um ponto específico do ambiente para evitar a poluição visual.

Minimalista

O estilo minimalista é uma tendência de decoração imponente que a contemporânea, priorizando o aspecto tranquilizador e confortável causado pela redução dos elementos visuais. A ideia é subtrair tudo que seja desnecessário, deixando apenas o que agrega beleza e função.

As cores e formas são simples, muitas vezes agregando elementos industriais e do estilo escandinavo. Itens de mobiliário com linhas simples, materiais sintéticos e visual despojado combinam muito bem com esse estilo.

Oriental

O estilo oriental ganha cada vez mais espaço nas tendências de decoração por trazer a sensação de tranquilidade e relaxamento. As cores são fortes e marcantes, com aplicação de tecidos estampados e tons quentes e terrosos.

Os tecidos com estampas tradicionais em almofadas, toalhas de mesa e cortinas são um elo de ligação importante entre os elementos do ambiente, além de serem muito práticos: eles podem ser facilmente substituídos para renovar a decoração.

O trabalho de contraste entre esses tons e um ambiente com cores claros traz o equilíbrio necessário à combinação. Agregar elementos de mobiliário oriental como futons, almofadas e biombos traz um toque elegante e exótico ao ambiente.

Ter uma sala pequena não é sinônimo de um ambiente simples e sem vida: basta saber coordenar os elementos de forma a privilegiar o aproveitamento do espaço e a sensação visual de amplitude! Utilizando a inspiração nas tendências de decoração, é possível criar um ambiente bonito e aconchegante sem abrir mão do design.

Gostou dessas dicas? Então aproveite para dividi-las com seus amigos e familiares: basta compartilhar este post nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.