fbpx
arquitetura minimalista sjc

Arquitetura minimalista: entenda o que é e quais as principais obras!

A arquitetura minimalista se baseia no conceito de simplicidade e pureza das formas para a construção. Assim, nesse modelo construtivo, evidenciam-se linhas, ângulos e uma visão mais limpa nas fachadas de prédios e residências.

Nos últimos anos, a arquitetura minimalista dominou os projetos residenciais. Originário do século XX, o estilo minimalista é norteado por diferentes tendências artísticas, que atingem o universo do design e também da arquitetura.

No entanto, diferente do que se imagina, as suas características não se limitam somente ao espaço, mas vão além e alcançam, também, o estilo de vida dos moradores. Aqui, a regra é eliminar tudo o que é excesso e manter apenas o indispensável, criando espaços funcionais, conceitos de convivência aberto, básicos e bem iluminados. Ou seja, sem muitos itens decorativos ou cores chamativas. Interessante, certo?

Assim, que tal conhecer essa tendência e, quem sabe, levá-la para sua casa? Neste post, você encontrará tudo sobre o assunto e conhecerá algumas obras incríveis para se inspirar. Confira!

Descubra a arquitetura minimalista

Assim como em outros segmentos, como na moda ou nas artes, o minimalismo na arquitetura tem um único objetivo: eliminar os excessos. Nos projetos arquitetônicos, esse raciocínio é pautado por espaços que apresentam linhas e formas básicas da geometria, além de uma cartela de cores neutra e muitas linhas simples e retas.

Aqui, você não encontrará elementos ornamentados, com muitas texturas, nem tonalidades intensas. Tudo é muito básico e busca, em primeiro lugar, a funcionalidade. A exaltação da beleza na simplicidade é muito marcante nesse estilo.

Para que você entenda melhor, selecionamos abaixo os principais elementos da arquitetura minimalista. Veja a seguir.

Layout funcional e sem esbanjamento

Como o foco do minimalismo é eliminar os excessos, os projetos são desenvolvidos com base na simplicidade. A ornamentação é feita pela apreciação estética de formas puras, simples e elegantes.

Em um contraponto com outros estilos, como o clássico, no minimalismo arquitetônico, itens decorativos não são colocados em excesso, sendo priorizado aquilo que é essencial para quem fará uso do imóvel. Assim, a função se sobrepõe à estética. Inclusive, os espaços são amplos e com pouquíssimas paredes na parte interior.

Materiais escolhidos a dedo

Além de pensar nos espaços, os profissionais de arquitetura utilizam materiais específicos em seus projetos minimalistas. São elementos capazes de adicionar um toque extra de estilo e personalidade aos ambientes. 

Exemplos disso? Pisos de cimento queimado, tijolos aparentes e objetos em vidro ou metal. A pintura em uma única cor neutra ou um destaque em cor vibrante, mas num esquema monocromático, são muito comuns na arquitetura minimalista.

Excelente iluminação

Para que uma construção seja verdadeiramente minimalista, ela precisa valorizar a iluminação natural. O uso da iluminação artificial é feito de forma mínima, evitando-se exageros também quando a matéria é a luz.

Para alcançar esse resultado, são utilizadas janelas amplas, cortinas de tecidos leves e poucas paredes, facilitando, assim, a troca de luminosidade nos ambientes. Outro recurso importante nesse ponto são os reflexos, com espelhos, vidros e até mesmo água para compor os ambientes e o paisagismo minimalista.

Conheça os principais arquitetos minimalistas do exterior

Agora que você se aprofundou no conceito da arquitetura minimalista, é hora de conhecer profissionais e projetos que se destacam nesse segmento. Para isso, selecionamos alguns deles.

Gerrit Rietveld

Gerrit Rietveld foi um arquiteto holandês bastante famoso. Um de seus trabalhos mais consagrados pela crítica é a Casa Schröder.

i9vale imobiliária SJC

Esse projeto é elencado como uma das primeiras criações de design minimalista, funcionando como referência para o estilo. A casa está em solo holandês, tendo como destaque a adoção de linhas simples e formatos geométricos, principalmente na fachada.

Mies van der Rohe

Mies van der Rohe foi um grande arquiteto alemão que criou diversas obras consagradas no século XX.

A Casa Farnsworth, também conhecida como Casa de Vidro, é o principal projeto da sua carreira. A construção é toda envidraçada, sendo construída com predominância de materiais como aço, vidro e concreto. O ambiente é integrado ao mundo externo pelas transparências, que também trazem a iluminação natural para dentro do espaço.

Confira os principais arquitetos minimalistas do Brasil    

Assim como em outros países, o Brasil também está repleto de profissionais minimalistas. Separamos os principais expoentes nacionais da temática para dar a você mais inspiração. Acompanhe!

Oscar Niemeyer

Provavelmente o arquiteto mais famoso do Brasil, Oscar Niemeyer se tornou um grande símbolo da arquitetura minimalista. Ele teve uma longa e produtiva existência, pois viveu mais de cem anos, sendo um verdadeiro ícone da arquitetura brasileira.

As construções apresentadas por ele são imponentes, compostas por linhas simples e curvas. Há uma grande valorização de materiais como concreto e vidro, aliados ao uso de água para construir diversos cenários belos, como o Palácio do Planalto, o Edifício Copan e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Além de obras públicas e monumentais, Niemeyer também projetou casas residenciais pelo Brasil e pelo mundo.

Lina Bo Bardi

Autora de uma das mais icônicas obras da arquitetura da cidade de SP, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi é muito famosa por suas composições minimalistas. Os elementos gráficos, as linhas e o jogo com formas simples estão presentes em toda sua obra, como no prédio do Sesc Pompéia.

A obra de Lina é reconhecida mundialmente por seu caráter ousado e inovador. O MASP é o maior cartão-postal da cidade de São Paulo, sendo celebrado por sua construção moderna e ousada até mesmo para os padrões atuais. Ela também construiu uma casa de vidro, que é sede do Instituto Bardi, que cuida da preservação dos acervos da arquiteta e do seu marido, Pietro Maria Bardi, um dos fundadores do MASP.

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto nascido no Espírito Santo, conhecido por suas obras públicas. Os prédios adotam as características da arquitetura minimalista, sendo em sua maioria formados por linhas retas, concreto e vidro.

Ele foi o responsável pelo projeto do Museu Brasileiro da Escultura e pela Capela de São Pedro Apóstolo, em Campos do Jordão. Em São Paulo, esteve à frente do projeto das famosas Casas do Butantã, que simbolizam bem a aplicação do minimalismo em projetos residenciais.

Marcelo Ohira

Em São José dos Campos, no estado de São Paulo, temos Marcelo Ohira, especialista em projetos residenciais e comerciais que seguem o estilo minimalista. A ideia é trazer os elementos da arquitetura minimalista, muito comum em prédios públicos e monumentos, para os lares das pessoas. O resultado é impressionante, ajudando a embelezar ainda mais a região do Vale do Paraíba!, Ohira está entre os imóveis mais procurados em SJCampos-SP.

A arquitetura minimalista é um conceito que pode ser aplicado nos mais diversos ambientes. Utilizar os princípios minimalistas na construção e na decoração ajuda a trazer um ar contemporâneo e elegante para sua casa. Conhecer os elementos do estilo é uma forma de se inspirar e adotar novas perspectivas para harmonizar e decorar ambientes. 

A arquitetura minimalista é um conceito que pode ser aplicado ao seu ambiente? Para continuar por dentro de outras novidades do universo do design, confira também as principais tendências de decoração para temporada 2020/2021!

Gostou do artigo? Inicie uma conversa sobre o tema com seus contatos: compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe o conhecimento!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

18 Comentários

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.