fbpx

Onde passear com a família na região de Jacareí e SJCampos?

A rica região do Vale do Paraíba tem uma série de pontos turísticos imperdíveis para você conhecer em viagens românticas, em família ou de negócios.

Que tal explorar o Vale do Paraíba e todo seu potencial de lazer? Os pontos turísticos de São José dos Campos, Jacareí e região têm atrativos para todos os gostos, bem como a tranquilidade e segurança típicas. A viagem é repleta de opções de entretenimento para você e sua família passarem momentos de muita harmonia e diversão.

Não por acaso, a região do Vale do Paraíba figurou no portal Viagem e Turismo, da editora Abril, como uma das regiões de serra imperdíveis entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. São José dos Campos também tem do que se orgulhar: a cidade ganhou o 12º lugar na pesquisa de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), provando que, de todo o estado de São Paulo, é uma das cidades que oferece melhores condições de vida a seus habitantes.

Quer conhecer os melhores pontos turísticos de São José dos Campos e região para descobrir o que há de melhor para fazer em cada um deles? Então continue a leitura!

Quais os pontos turísticos de São José dos Campos?

A cidade de São José dos Campos respira tecnologia, sendo abrigo do maior polo aeroespacial da América Latina e considerada uma cidade inteligente em razão de seu amplo incentivo ao desenvolvimento local de forma sustentável, integrada e regulamentada.

Vale ressaltar que a cidade tem toda essa modernidade sem perder seu ar bucólico do interior. Quem vem a passeio encontra muitos pontos turísticos de São José dos Campos que valem a visita. A seguir, citamos alguns deles.

Parque Aquático Thermas do Vale

O parque conta com 13 diferentes tipos de piscinas, toboáguas, área para churrasco e lanchonetes espalhadas pelo ambiente. A área de parquinho para crianças é um destaque positivo e que torna o local uma excelente opção para passeios em família.

Dentre as principais atrações do Parque Aquático Thermas do Vale, podemos destacar o Rio Lento — considerado uma dos maiores do país — e a piscina de ondas, que forma ondulações aquáticas de até 1 metro de altura.

Catedral de São Dimas

Quem busca por pontos turísticos de São José dos Campos voltados para arquitetura e religiosidade, certamente vai adorar conhecer a Catedral de São Dimas, projetada pelo mesmo arquiteto da Basílica de Aparecida, Benedito Calixto de Jesus Netto. O edifício não deixa a desejar em beleza e chama a atenção dos visitantes da cidade.

Parque Santos Dumont

Situado no centro de São José dos Campos, essa atração visa homenagear o patrono da aviação! O local conta com toda a estrutura de um bom parque público, tendo peças que remetem à aviação, como uma réplica do famoso 14-bis, o protótipo do avião Bandeirante, maquetes de foguetes da família Sonda e uma reprodução da casa de Santos Dumont.

Parque da Cidade

São José dos Campos conta com outro parque, que tem mais de um milhão de m². O belíssimo Parque da Cidade foi projetado por Roberto Burle Marx e também tem, em seu interior, uma residência projetada por Rino Levi. É um grande representante da arquitetura moderna brasileira e a visita permite usufruir do incrível paisagismo do local.

Para quem busca por uma oportunidade de estar em contato com a natureza, o Parque da Cidade é uma alternativa imperdível: são trilhas e caminhos cercados por uma vasta gama de espécies nativas e raras.

Teatro Sesc

O Teatro Sesc é uma ótima opção para curtir peças teatrais de qualidade com preços muito convidativos. A programação é rica, trazendo diversidade e entretenimento para o passeio em São José dos Campos.

Memorial Aeroespacial Brasileiro

Para os entusiastas da aviação e do espaço, o Memorial Aeroespacial Brasileiro é a visita perfeita. Criado em 2004 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Ele preserva a história da aviação brasileira, sendo, então, um programa muito enriquecedor para toda a família.

Quais os passeios em Jacareí?

cidade de Jacareí fica a rápidos 15 minutos de distância (de carro) de São José dos Campos. Conta com cerca de 230 mil habitantes e é a 44ª cidade para se investir, de acordo com a lista de 5.570 municípios divulgada em 2016 pela revista Exame.

Orgulhosa de sua tradição, a cidade de Jacareí preserva sua história por meio das fachadas de casarões antigos, de igrejas e prédios religiosos, que fazem do turismo religioso um carro-chefe do desenvolvimento econômico da região.

A cidade conta com uma boa estrutura de atividades turísticas, que se dividem também nos nichos de cultura e tradições locais. O nome da cidade vem do tupi e quer dizer “rio dos jacarés”. A seguir, citamos os principais passeios em Jacareí.

​Represa do Jaguari

Com extensão de 50 km², a represa apresenta lindas paisagens ao longo das cidades de Jacareí e São José dos Campos, com pontos de pesca, passeios de barco, jet ski e esportes náuticos. Os visitantes podem apreciar as águas limpas e calmas da represa para curtir um dia ao ar livre.

Parque dos Eucaliptos

Essa é a principal atração turística em Jacareí. O parque conta com uma área de 28 mil m², sendo um espaço muito seguro e bem equipado, ideal para práticas esportivas, caminhadas, confraternização familiar em seus quiosques, fotos e muito verde!

Centro cultural Educamais Jacareí

Projetado por Ruy Ohtake, o centro conta com arquitetura arrojada e 6,7 mil m² construídos em um terreno de 20 mil m². O local abriga a sala Ariano Suassuna, que comporta apresentações para 700 pessoas, hall para exposições, além de ser a sede da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí.

Pátio dos Trilhos

É um passeio cultural para quem gosta de história — um dos grandes fatores de crescimento da cidade foi a passagem da ferrovia. O local preserva com orgulho esse legado, possibilitando aos turistas o acesso ao prédio da Antiga Estação Ferroviária, que é a sede atual da Fundação Cultural de Jacarehy.

O que conhecer em Campos do Jordão?

Mesmo quem nunca foi ao Vale do Paraíba, certamente já ouviu falar em Campos do Jordão. Localizada a uma distância de 180 km da capital, São Paulo, a cidade é muito famosa, especialmente na temporada de inverno, quando recebe turistas de diversas localidades. Com uma vida noturna agitada, é perfeita para quem gosta de curtir um clima frio na montanha, com muito aconchego e sofisticação.

Veja os principais destaques em Campos do Jordão, mais um dos imperdíveis pontos turísticos de São José dos Campos e região.

Cervejaria Baden Baden

Com temperaturas predominantemente baixas, um dos pontos turísticos mais interessantes em Campos do Jordão é a cervejaria Baden Baden, muito querida na região. Os visitantes podem fazer um tour cervejeiro, conhecendo sobre os tipos de cervejas artesanais produzidos na cidade, além de experimentar a variada carta de cervejas especiais.

Morro do Elefante

O Morro do Elefante é chamado assim porque seu formato lembra muito a tromba do animal. É um dos pontos turísticos mais famosos da região, especialmente por contar com uma vista privilegiada Serra do Capivari e arredores, proporcionando aos turistas uma experiência mágica no teleférico que corta a cidade.

Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista, construído entre os anos de 1938 e 1964, é conhecido como o local em que o governador do estado de São Paulo passa a temporada de inverno. Como se trata de um prédio bonito e repleto de traços históricos, é considerado um importante item do acervo artístico do estado, e pode ser visitado por quem se interessar. No local, são oferecidas monitorias gratuitas.

O que há de interessante em Guararema?

Guararema — localizada no interior do estado de São Paulo e distante 80 km da capital — adora visitantes, e isso é um ótimo sinal para quem deseja conhecê-la. “Visite, conheça e ame” é o slogan oficial dessa cidade, que conta com belezas naturais, clima ameno e maravilhosos pontos turísticos, citados a seguir.

Pau d’Alho

Originalmente chamado de Recanto do Américo, o parque é um local amplo, com quiosques e lanchonete. Por conta de seu acesso por uma ponte suspensa ao Rio Paraíba do Sul — e pelas belas imagens que a localização rende — é conhecido como um dos principais pontos turísticos de Guararema. As corredeiras existentes no local são um charme à parte.

Parque da Ilha Grande

Localizado na região central de Guararema, trata-se de um local fascinante, o que prova ser possível a coexistência entre os seres humanos e o meio ambiente. Reurbanizado há alguns anos, o Parque da Ilha Grande ganhou trilhas e pontes para garantir o acesso dos turistas.

Além da multiplicidade de espécies, o parque também conta com uma programação especial, com atividades voltadas para o debate e estímulo de práticas de preservação ambiental.

Estação Ferroviária de Guararema

A visita à estação é quase uma viagem no tempo, levando o visitante às origens da cidade. Ela é, também, uma grande recordação para as famílias que passaram momentos inesquecíveis nas das estradas de ferro.

Mirante Guararema

Essa é a mais nova atração da cidade, inaugurada no início de 2018. Como a vista das cidades no Vale do Paraíba é linda, a prefeitura providenciou o Mirante Guararema, que permite uma visão panorâmica, além de ser um belo lugar para apreciar o pôr do sol.

O que visitar em Monte Verde?

Já imaginou sair para visitar pontos turísticos de São José dos Campos e acabar conhecendo mais de um estado? Então prepare-se para conhecer o próximo destino!

Sem sair muito da região, mas cruzando a fronteira com Minas Gerais, encontramos a simpática cidade de Monte Verde. Ela é muito procurada por turistas e também faz um grande sucesso na temporada de inverno, especialmente para passeios românticos ou em família.

A seguir, citamos os passeios mais procurados por quem visita Monte Verde.

Circuito Fazenda Radical

Para quem não dispensa um pouco de emoção, o Circuito Fazenda Radical pode ser a opção ideal para quem inclui Monte Verde como parte do roteiro de pontos turísticos de São José dos Campos e região. São sete modalidades de esportes radicais praticados ao ar livre: tirolesa, escalada, arvorismo, arco e flecha, slackline e falcoaria.

Passeio Rural

No passeio rural pela região, os visitantes são guiados por fazendas históricas e cidades vizinhas, como Joanópolis (SP), Gonçalves (MG) e São Francisco Xavier (SP). O tour inclui também uma visita a cachoeiras e picos da região.

City Tour

Aqui, o visitante passa pelos principais pontos de interesse da cidade, como a Fábrica de Chocolate, a Roda D’água e a Pedra Redonda.

Conhecer os pontos turísticos de São José dos Campos é uma das melhores escolhas para quem procura por locais bonitos, tranquilos e com um alto padrão de qualidade. A região é composta por muitos atrativos e supera expectativas de quem viaja a lazer, compras, negócios e até mesmo para quem veio para ficar e deseja adquirir um imóvel.

Gostou do artigo? Então aproveite para marcar um passeio pela região com seus amigos e familiares. E para não perder nenhum de nossos posts sobre a região no segmento turístico e imobiliário, assine nossa newsletter!

i9vale a melhor imobiliaria de sjc
site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Excelentes e preciosas dicas, logo mudarei para SJC e irei procurar a imobiliária i9vale.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.