fbpx
5 melhores cidades do brasil

5 melhores cidades do Brasil para se viver: conheça aqui!

A busca por um pouco mais de tranquilidade e qualidade de vida vem sendo uma constante entre pessoas de todo o planeta, sobretudo aquelas que estão exaustas com os problemas recorrentes dos grandes centros urbanos. Por isso, conhecer as 5 melhores cidades do Brasil para se viver pode ser muito interessante.

Um estudo bastante abrangente da consultoria Macroplan ajudou a elucidar esse cenário. A avaliação considerou nada menos do que dezesseis indicadores, divididos em áreas distintas, que vão desde a segurança até a sustentabilidade, para fazer um ranqueamento entre os nossos municípios.

Felizmente, nosso país, mesmo após a crise experimentada nos últimos anos, ainda oferece opções incríveis, com níveis baixos de criminalidade e uma infraestrutura que pode satisfazer até mesmo aos moradores mais exigentes. Confira o conteúdo a seguir e descubra quais são esses municípios!

1. Maringá (Paraná)

Maringá é um município do interior do estado do Paraná, mas não pode ser considerada uma cidade pequena. Além de ter mais de 400 mil habitantes, ela é um importante polo em sua região, reunindo não apenas centros comerciais e empresas de grande porte como também escolas, faculdades e outras instituições de alto padrão.

Esse município vem aparecendo em posições elevadas nos rankings de qualidade de vida já há tempos, uma vez que, além da infraestrutura, proporciona boas opções de entretenimento, baixos índices de criminalidade e uma economia em franco crescimento, que recebe investimentos em várias áreas. No estudo Macroplan, seu índice foi de 0,731.

2. Piracicaba (São Paulo)

A presença de Piracicaba nessa lista pode até surpreender quem não é do estado de São Paulo, mas o fato é que, em linhas gerais, quem já visitou a cidade compreende porque ela está no topo do ranking de qualidade de vida do Brasil. Situado no interior paulista, esse é um município antigo, de porte médio, com mais de 400 mil habitantes.

Powered by Rock Convert

Distando apenas 164 km da capital, muita gente está se mudando para Piracicaba para aproveitar o clima ameno, em torno de 23,9 °C. No entanto, isso não é tudo, visto que a economia é pujante e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado como compatível com países de primeiro mundo. Seu índice no estudo Macroplan foi de 0,721.

3. São José do Rio Preto (São Paulo)

São José do Rio Preto é outro município do interior que ocupa uma posição elevada no ranking de qualidade de vida e está entre as 5 melhores cidades do Brasil para se viver. São cerca de 445 mil habitantes, que desfrutam de ruas arborizadas, uma boa infraestrutura e baixíssimos índices de criminalidade. Seu índice no estudo foi de 0,719.

4. São José dos Campos (São Paulo)

São José dos Campos é a maior das cidades que estão situadas no chamado Vale do Paraíba, que também fica no interior paulista. Seus moradores já estão bastante acostumados a vê-la aparecer em posições elevadas nas listas relacionadas à qualidade de vida e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Por ser um polo comercial e cultural da região, o município proporciona uma ampla gama de opções, tanto do ponto de vista do mercado de trabalho quanto do entretenimento. Outro ponto forte são seus incríveis condomínios, que têm casas e apartamentos de alto padrão e com uma arquitetura diferenciada. No estudo, seu índice foi de 0,715.

5. Franca (São Paulo)

O município de Franca fica na região nordeste de de SP, perto da divisa com Minas Gerais. Atualmente, são cerca de 345 mil habitantes, que podem aproveitar o grande índice de desenvolvimento humano, boa infraestrutura e elevada incidência solar, que o tornam atrativo para empresas de tecnologia. Seu índice no levantamento foi de 0,707.

Essas são as 5 melhores cidades do Brasil para se viver. Como você pôde ver, pesquisar e buscar alternativas que vão além das capitais pode contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida que você e sua família poderão desfrutar nesses locais!

Gostou de conhecer as 5 melhores cidades do Brasil para se viver? Então confira também o nosso outro artigo com as vantagens de morar no interior de São Paulo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Receba as melhores dicas de São José dos Campos e região!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.