fbpx

Construir ou comprar imóvel pronto: qual a melhor opção?

Uma pessoa que pensa em investir no mercado imobiliário precisa tomar decisões importantes, uma vez que a aquisição de uma casa ou um apartamento é uma decisão que pode impactar positivamente a vida de qualquer um. Diante dessa realidade, saber escolher entre construir ou comprar imóvel pronto pode ser muito importante.

Obviamente, as duas opções são bastante distintas entre si e cada qual tem as suas peculiaridades, sendo mais ou menos vantajosas de acordo com as possibilidades financeiras momentâneas e o próprio perfil do interessado. Continue lendo este conteúdo e descubra qual a melhor alternativa para você!

Vantagens e desvantagens do imóvel pronto

Definitivamente, uma das maiores vantagens de comprar um imóvel pronto é a praticidade. Afinal, a unidade já estará acabada e você, uma vez que termine os trâmites legais da aquisição e coloque o local do jeito que você e sua família esperam, pode finalizar a mudança e já começar a desfrutar da sua nova propriedade.

Outro ponto alto é que você não terá que se preocupar com as obras, algo que pode ser bastante desgastante para muitas pessoas. Não é raro, durante o período de edificação, que existam algumas surpresas desagradáveis, gerando não apenas atrasos no cronograma, como também custos extras e gastos a mais.

O lado negativo de comprar o imóvel pronto fica por conta do preço. Toda essa comodidade de não se estressar e ter tudo finalizado não sai de graça e, por isso, é essencial ver se essa possibilidade é viável com o seu orçamento. Pois, mesmo que você não pague à vista, até mesmo um financiamento precisará de uma entrada maior.

i9vale imobiliária SJC

Vantagens e desvantagens de construir

Construir é uma opção que tem ganhado espaço nos últimos anos nos grandes centros urbanos brasileiros, até mesmo pela expansão das áreas residenciais das cidades, que proporcionam novos empreendimentos residenciais, como condomínios e loteamentos. A perspectiva, portanto, é bastante interessante nessa conjuntura.

Quando você constrói, há a possibilidade de fazer o imóvel do jeito que você deseja, atendendo às demandas pessoais e às necessidades específicas da sua família. Além disso, você poderá pagar muito menos que em uma propriedade finalizada, aproveitando até mesmo promoções e descontos das lojas de materiais de construção.

Por outro lado, esse processo pode ser um pouco estressante. Você terá que escolher profissionais especializados ou uma empresa para fazer isso, se envolvendo com todos os detalhes, desde a definição da estrutura até o acabamento. Para quem não trabalha ou não gosta da área imobiliária, isso pode ser muito incômodo.

Decida entre construir e comprar pronto

Para escolher entre construir um imóvel ou comprá-lo pronto, antes de mais nada, é preciso avaliar o seu próprio perfil. Caso você esteja familiarizado com obras e construções, não tendo problemas em se envolver nesse tipo de cenário, comprar um terreno e levantar a sua casa pode ser uma possibilidade interessante.

Por outro lado, se você não entende nada desse segmento e tem a prerrogativa de ter um orçamento mais flexível ou boas condições em um financiamento, adquirir uma unidade que já esteja disponível parece ser a melhor escolha. Converse com sua família, verifique suas finanças e tome a sua decisão.

Gostou de aprender a escolher entre construir ou comprar imóvel pronto? Quer conferir mais conteúdos como este? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.