raça

Saiba quais são as melhores raças de cachorro para apartamento

Ter um pet é algo extremamente importante para muitas pessoas, especialmente quando querem uma companhia para escapar da mesmice da rotina dos centros urbanos, ou simplesmente têm grande apreço por animais de estimação. Pensando nisso, resolvemos preparar um post mostrando quais são as melhores raças de cachorro para apartamento.

Diversos prédios e condomínios de alto padrão, entre outros, contam com regulamentos específicos sobre o tema, e, embora a lei assegure o direito de ter um pet na sua propriedade, é bastante recomendável que ele se adapte ao ambiente e consiga desfrutar de uma boa convivência no local. Continue lendo e veja como fazer a melhor escolha!

Por que ter cachorro pequeno no apartamento?

Cachorros pequenos não precisam de quintal gigante para serem felizes. Com um cantinho confortável, brinquedos e um passeio por dia, eles já ficam de bom humor. Logo, esse é um dos principais motivos para ter um desses em seu apartamento.

Sem contar que as raças pequenas tendem a ser mais calmas (com as devidas exceções, claro), o que ajuda a evitar latidos excessivos e problemas com vizinhos.

Quais as raças de cachorro pequeno para apartamento?

Que você ama um animal de estimação a gente já sabe, mas para ter uma boa convivência no condomínio, é interessante optar por raças de porte pequeno. A seguir, listamos as opções mais comuns e fofas para você escolher. Vamos lá?

Westie Terrier

Simpático, pequeno, sem cheiro e late raramente. Essas características fazem do west terrier umas das principais escolhas para morar em apartamento.

Os westies costumam ser independentes, é de fácil adaptação e isso é bom para quem não está o tempo todo em casa, mas eles gostam mesmo é de passear em jardins e praças, com certeza momentos de alegrias para a família e uma excelente escolha.

Chihuahua

O Chihuahua conta com muitos fãs em todo o planeta e, definitivamente, pode ser uma das melhores raças de cachorro para apartamento. Ele é originário de uma região do México e pode ser descrito como um pet extremamente delicado e afetuoso, mas também muito possessivo, o que pode gerar ciúmes em relação ao dono e latidos para estranhos.

Uma de suas características principais é o seu tamanho pequeno, que faz com que não pesem mais do que dois quilos e meio. Por isso, se sentem muito bem mesmo em ambientes menores, facilitando a adaptação a praticamente qualquer imóvel. Costuma se dar muito bem com crianças e outros animais, e isso é ótimo para a convivência em prédios e condomínios.

Shih Tzu

Não é nada difícil encontrar um Shih Tzu como o animal de estimação de pessoas que moram em apartamento, pois ele é uma das raças mais vendidas do Brasil.

Um ponto positivo é que, embora o Shih Tzu ame companhia, ele consegue se entreter sozinho e não late muito, isso é bom para quem não está o tempo todo em casa.

Por outro lado, ele precisa de alguns cuidados especiais com a saúde e seus pelos, que devem ser escovados para não embolarem ou formarem nós que possam machucar.

Pug

Os Pugs são cãezinhos muito simpáticos e carinhosos, sendo uma das escolhas favoritas de vários adultos e crianças pelo mundo. Eles são a raça perfeita para apartamentos, pois convivem muito bem com pessoas e outros animais de estimação, além de serem muito pequenos e leves e terem pelagem curta.

Como se não bastasse, os Pugs são muito tranquilos, latem pouco e, embora tenham alta energia, não demandam longos passeios, pois uma volta no quarteirão já pode parecer uma maratona para eles! No entanto, exigem uma atenção especial quanto à sua saúde, porque têm facilidade em desenvolver algumas doenças e são uma raça relativamente frágil.

i9vale imoveis de luxo

Yorkshire Terrier

O Yorkshire é outro cão muito conhecido no Brasil e está entre os mais populares entre moradores de apartamentos. Entretanto, é preciso saber que adoram exercícios e precisam de muita atividade para gastar sua energia.

Mesmo quando adultos, continuam com um porte pequeno, com uma média de 22 centímetros. O pelo costuma ficar bem longo, demandando cuidados e visitas periódicas ao pet shop. Por outro lado, se você passa muito tempo fora de casa, é preciso ter cuidado, pois o cãozinho gosta muito de companhia e pode ficar triste ao se sentir solitário.

Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia, também chamado de Spitz Alemão, está em alta no mercado e costuma ter um valor de venda bastante elevado, mas pode ser uma excelente opção para espaços menores.

É perfeito para famílias com crianças cheias de energia, pois ama receber atenção e se adapta facilmente aos mais variados locais. Tem orelhas pontudas e sua pelagem é muito bonita, remetendo à uma juba de leão. Embora seja sociável, é muito apegado aos donos, podendo latir bastante quando o dono sai de casa ou apenas muda de cômodo.

Buldogue Francês

O Buldogue Francês é garantia de diversão e afeto, pois sua doçura faz com que seja uma escolha incrível até para quem tem filhos pequenos. Esse cão é manso e tranquilo e adora qualquer carinho ou brincadeira.

Outro aspecto positivo é que se adapta bem a espaços menores, sobretudo quando realiza pequenos passeios diários. Por outro lado, requer certos cuidados com a saúde e a higiene, pois é um cachorro braquicefálico, ou seja, conta com aquele simpático focinho “amassado” e mais curto que o normal, mas cuja anatomia causa dificuldades respiratórias.

SRD (Sem Raça Definida)

Mesmo que você não tenha ouvido falar sobre a sigla SRD, você já se deparou com um ao longo da sua vida ou, possivelmente, até nesta semana. Trata-se do famoso vira-lata ou Sem Raça Definida.

Os benefícios de ter um desse são imensos, além de ser uma alternativa sustentável e muito bonita. Você não precisará fazer um grande investimento para comprar um canil, pois existem muitos disponíveis para adoção em abrigos, feiras e ONGs que atuam no segmento. Basta seguir os cuidados básicos de vacinação e castração para se divertir bastante com seu novo amiguinho.

Quais os cuidados com cachorro pequeno em apartamento?

Se você vai trazer um cachorro pequeno para a sua vida, saiba que existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Veja quais são eles!

Passeios diários

Mesmo sendo pequeno, o cachorro precisa gastar energia, farejar o mundo e socializar. Um ou dois passeios por dia ajudam a manter o bichinho saudável e equilibrado.

Cuidado com barulhos e vizinhos

Alguns cães pequenos são mais agitados ou sensíveis a barulhos. Sendo assim, é interessante investir em um adestramento básico e uma rotina bem definida para evitar latidos excessivos.

Garanta a segurança do animal

O primeiro passo é colocar telas nas janelas e varandas, isso é obrigatório. Cachorro pequeno é curioso e, às vezes, sem noção do perigo. Logo, é melhor prevenir do que correr para a clínica veterinária.

Pronto! Agora você já sabe quais são as melhores raças de cachorro para apartamento. Não se esqueça, antes de tomar a sua decisão, de levar em consideração o espaço disponível, o tempo que você poderá se dedicar ao pet e o porte do animal. Eles podem mudar a sua vida para melhor, mas é preciso que sejam tratados com muito carinho, respeito e dedicação!

Gostou de saber quais são as melhores raças de cachorro para apartamento? Quer dividir essas informações com seus amigos, colegas e parentes? Então, compartilhe o post em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.