fbpx

4 tipos de garantia de aluguel de imóvel que você precisa conhecer!

Quem está planejando alugar uma casa ou apartamento já deve ter reparado que esse processo requer muito cuidado e atenção. Isso porque, antes de fechar negócio, o locatário precisará cumprir uma série de exigências e questões burocráticas. Dentre elas, as que mais geram dúvidas entre o público são os tipos de garantia de aluguel.

Ou seja, para que o acordo seja formalizado e você consiga residir naquele espaço, é  necessário oferecer uma garantia de pagamento para o proprietário do imóvel. Segundo a Lei 8.245/91, art. 37, o contrato de locação deve apresentar, no máximo, uma opção que assegure o valor do aluguel, podendo ser o famoso seguro-fiança, o caução, o título de capitalização ou o tradicional fiador.

Portanto, e para que você evite dores de cabeça, listamos neste post os principais tipos de garantia de aluguel, bem como as suas vantagens e desvantagens. Acompanhe a leitura!

1. Seguro-fiança

Quando falamos sobre os tipos de garantia de aluguel, uma das alternativas mais solicitadas é o seguro-fiança. Normalmente, essa modalidade é recomendada quando o locatário não tem nenhum fiador ou outro meio de garantir o pagamento do aluguel. O seguro-fiança pode ser contratado por meio de agências especializadas no ramo e deve ser solicitado pelo próprio locatário, não pela imobiliária.

Funciona assim: caso o inquilino não consiga cobrir os gastos referentes ao aluguel, a instituição pagará à imobiliária ou ao proprietário e, posteriormente, fará a cobrança ao locatário. Para que o serviço fique vigente, será preciso arcar com algumas despesas.

Em média, o custo do seguro-fiança pode chegar a até 2,5% do valor do aluguel. Mas não se preocupe: algumas seguradoras permitem que os clientes parcelem essa quantia.

2. Fiador

O fiador é a garantia de aluguel mais conhecida — sendo a principal alternativa utilizada no mercado imobiliário. Nesse caso, o locatário deverá indicar um fiador, ou seja, uma pessoa que ficará responsável pelo pagamento do aluguel quando o inquilino não conseguir cumprir com as suas obrigações.

Ele também precisará arcar com qualquer responsabilidade, gastos ou encargos que estiverem previstos do contrato de locação. Para que o fiador seja aceito nesse esquema, ele precisará ter o seu cadastro previamente analisado. Essa é uma forma de garantir que, caso ocorra algum imprevisto, aquela pessoa conseguirá assumir o compromisso.

i9vale a melhor imobiliaria de sjc

A princípio, essa modalidade é simples, mas conta com algumas desvantagens. A mais comum é o constrangimento que o locatário terá em pedir para algum conhecido ser o seu fiador.

3. Caução

O caução também é uma alternativa bastante conhecida, mas que está sendo deixada de lado a cada dia. Com ela, o locatário oferece os seus bens como garantia de pagamento de três meses do valor do aluguel. Entre os pertences que podem ser disponibilizados estão automóveis, aparelhos eletrônicos, imóveis e outros itens de valor.

Outra opção é disponibilizar esse montante em dinheiro, que deverá ser depositado, no ato da locação, em uma caderneta de poupança. Se o inquilino conseguir cumprir com as suas obrigações, todo o valor será restituído com juros.

É uma opção bastante prática. A única desvantagem é que o cliente precisará contar com a quantia do aluguel em mãos, seja em forma de bens ou em dinheiro.

4. Título de capitalização

Por último, temos o título de capitalização. No ato de assinatura do contrato, o locatário compra um título de capitalização no seu nome e que ficará vinculado à locação.

Quando o contrato chegar ao fim, e caso não haja nenhuma irregularidade no pagamento do aluguel, esse valor poderá ser resgatado com as correções referentes ao período. Caso contrário, o título ficará disponível somente para que o proprietário do imóvel consiga cobrir os prejuízos. Aqui, o valor exigido como garantia pelos proprietários costuma ser bem alto — algo em torno de 12 mensalidades do aluguel e encargos.

Ao entender melhor sobre o assunto, fica fácil escolher a modalidade que melhor combina com o seu bolso. Assim, você consegue evitar uma série de problemas!

E então, gostou de conhecer mais sobre os tipos de garantia de aluguel? Para continuar recebendo conteúdos exclusivos como este, assine já a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

A i9vale possui parceria com as principais seguradoras e também a assinatura eletrônica que otimiza o processo de locação, confira as melhores opções para aluguel.

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.