fbpx

Você sabe o que é IGP-M e como ele influencia no valor do aluguel?

O valor do dinheiro não é sempre o mesmo. Dessa forma, para assegurar que os contratos continuem equilibrados, mesmo com a inflação e a passagem do tempo, são utilizados os índices para reajuste.

No caso do aluguel, aprender o que é IGP-M é essencial para entender os ajustes do contrato. Para descobrir o que é índice e qual a sua influência nos contratos de aluguel e de compra, leia este artigo até o final. Apresentaremos informações valorosas sobre o assunto!

O que é IGP-M?

Ao celebrar um contrato de aluguel de um imóvel, ou até mesmo um compromisso de compra e venda parcelado, certamente surgirá em alguma cláusula que o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) será o índice financeiro utilizado para a correção monetária. 

Ele é a versão mais famosa do Índice Geral de Preços (IGP) e também é um dos mais utilizados para o reajuste de contrato de imóveis, especialmente os de locação. Tanto é que ganhou o apelido de “inflação do aluguel”.

Como ele é calculado

O IGP-M é um índice composto, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O seu cálculo inclui o Índice de Preço por Atacado (IPA), na razão de 60%, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que compõe 30%, e também o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que influencia 10% do IGP-M.

Podemos dizer que o IGP-M envolve uma boa diversidade de fatores, aumentando a sua precisão. Com sua análise é possível ter uma noção do estado atual da economia brasileira e da inflação.

casas e apartamentos luxo a venda em sjcPowered by Rock Convert

Nesse sentido, também é importante entender a lógica do chamado IGP-M acumulado. Ele é calculado pelo desempenho do índice (aumento ou queda) nos últimos doze meses. Assim, usualmente, o reajuste dos contratos de aluguel é feito com base no IGP-M acumulado.

Como foi o comportamento do IGP-M no último ano?

Para a insatisfação dos inquilinos, o ano de 2018 foi de alta no índice de reajuste do aluguel. O valor chegou a 11%, causando aumento significativo nos contratos de aluguel.

Esse aumento era esperado em razão da retomada da atividade econômica no país. Como o índice já retornou a um patamar considerado normal, a tendência é que ele se mantenha ou reduza nos próximos meses.

Como funciona o reajuste do aluguel?

Geralmente o reajuste acontece anualmente, no mês de aniversário do contrato. Isso significa que no mesmo mês em que o contrato foi assinado, no ano seguinte, será aplicado o IGP-M acumulado do mês de aniversário do contrato, determinando o novo valor do aluguel.

Por exemplo: se o IGP-M teve aumento de 8% no período de 12 meses anteriores ao aniversário do contrato, o aumento pago pelos inquilinos será de 8%.

O índice financeiro escolhido para reajustar o contrato de aluguel pode influenciar muito o seu valor total. Desse modo, é fundamental entender o que é IGP-M e como ele afeta os contratos, para saber a melhor forma de negociar. Além disso, é importante contar também com uma imobiliária de confiança para aumentar as vantagens do negócio e evitar problemas futuros.

Gostou deste artigo? Aproveite para ajudar seus amigos e parentes a se manterem informados, compartilhando este texto nas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Receba as melhores dicas de São José dos Campos e região!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

0 Comentários

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.