fbpx
selic e inflação em alta

Selic e inflação alta: por que ter imóvel como proteção de patrimônio?

A economia mundial sofreu muitos abalos nos últimos anos, e a pandemia do novo coronavírus fez com que diversos setores anteriormente seguros passassem a oscilar com intensidade. Pensando nisso, preparamos este conteúdo falando mais sobre a Selic e inflação alta, mostrando por que ter imóvel como proteção de patrimônio pode ser uma excelente alternativa.

O fato é que, por incrível que pareça, o mercado imobiliário seguiu muito forte e apresentou potencial de valorização em diversos cenários, configurando-se como uma garantia para quem anseia por um patrimônio sólido por anos ou mesmo décadas.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura!

Como andam a inflação e a Selic?

Como você já deve ter visto nos noticiários, a inflação vem ficando em patamares elevados em praticamente todo o planeta, em resposta a uma conjuntura nada favorável da economia mundial. Isso tudo está relacionado com a pandemia de coronavírus, guerra Russia x Ucrânia, os aumentos nos preços do barril de petróleo e, consequentemente, de toda a cadeia produtiva que depende dele.

No Brasil, o cenário se manteve até mais controlado do que em outros países, especialmente os emergentes, mas isso não foi suficiente para que não fôssemos impactados e experimentássemos uma mudança nada agradável. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por exemplo, acumulou as maiores altas dos últimos anos.

Diante de tal realidade, o Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central, aumentou a nossa taxa básica de juros — a Selic. O intuito é justamente frear um pouco o consumo e tentar conter a inflação, desestimulando as compras e fazendo com que os preços baixem. Isso impacta, sobretudo, os financiamentos imobiliários e suas alíquotas, que sobem.

Por que o brasileiro gosta de investir em imóveis?

Em um cenário no qual o governo precisou elevar a nossa taxa básica e a Selic fez com que os juros dos financiamentos aumentassem, será que vale a pena investir em imóveis? A própria pandemia do novo coronavírus ajuda a responder essa pergunta com um retumbante sim: o setor imobiliário foi um dos que se saiu melhor com a crise!

Historicamente, o brasileiro já é um adepto do investimento em propriedades, tendo em vista que, ao longo do tempo, essa se mostrou uma escolha segura e acertada em diversas conjunturas. Em praticamente qualquer local, seja nos centros urbanos ou no interior, a valorização de boas casas, apartamentos, lotes, terrenos ou até lojas é praticamente garantida.

Levando em consideração que os preços de unidades habitacionais ou mesmo comerciais costumam ser menos afetados e até se valorizam, os imóveis acabam sendo uma excelente proteção contra a inflação. Como se isso não bastasse, ainda há a possibilidade de obter renda passiva, por meio do recebimento de aluguéis mensais por locação.

Quais os benefícios do imóvel como proteção de patrimônio?

Agora que você já sabe como andam a inflação e a taxa Selic e aprendeu por que o brasileiro gosta de investir em propriedades, é bem provável que esteja cogitando direcionar seus recursos para o mercado imobiliário. Se ainda estiver em dúvida, separamos alguns benefícios do imóvel como proteção de patrimônio. Confira!

i9vale imobiliária SJC

Manutenção dos preços durante crises

Logicamente, um dos maiores benefícios do imóvel como proteção de patrimônio está na manutenção dos preços durante as crises econômicas. Essa foi uma das grandes lições que aprendemos no auge da pandemia do novo coronavírus, pois alguns locais e tipos de propriedades experimentaram uma tremenda valorização imobiliária.

Em linhas gerais, isso ocorreu em casas com quintal ou apartamentos com metragem ampla, preferencialmente situados em condomínios com áreas de lazer. Cidades litorâneas, sítios e fazendas também tiveram uma ótima demanda. Ou seja, mesmo nas piores oscilações, as pessoas precisam de um lugar para viver, procuram qualidade de vida e vão destinar seus recursos financeiros para isso.

Diferentes possibilidades de rendimentos

Como comentamos anteriormente, um imóvel oferece inúmeras possibilidades de rendimentos, mesmo que esse sequer seja o seu plano inicial ao investir em propriedades. Uma opção muito comum é comprar uma unidade com grande potencial de valorização, seja por suas características internas ou localização, vendendo por um valor maior em alguns anos.

Além disso, outra escolha certeira do mercado é apostar na obtenção de renda passiva, locando uma casa ou apartamento para terceiros. Com isso, você recebe a quantia acordada em contrato para o aluguel todos os meses, sem nenhum trabalho, principalmente se contar com ajuda especializada de uma boa imobiliária.

Ampla variedade de tipos de imóvel

Quando falamos em investir no mercado imobiliário, o mais comum é que as pessoas pensem na aquisição de uma casa ou apartamento, não é verdade? Na maioria das vezes, esse é o caminho mais comum, mas existe uma quantidade incrível de alternativas no setor e, com um pouco mais de conhecimento, você pode lucrar com alguma delas.

Muita gente está cogitando a possibilidade de comprar um lote ou terreno para construir. Ali, pode ser edificada desde a unidade que você sempre sonhou para sua família ou disponibilizar para locação. Você também pode fugir do segmento residencial e adquirir, por exemplo, lojas, galpões e salas comerciais. É mais uma forma de proteger seu patrimônio.

Diversificação do portfólio de investimentos

Por fim, se os termos Selic e inflação alta não soam muito estranhos para os seus ouvidos, é possível que você já tenha algum conhecimento sobre economia e o mercado financeiro. Caso isso seja verdade, é provável ainda que tenha uma certa afinidade com outros tipos de investimentos, o que não impede ninguém de investir em imóveis também.

Na realidade, essa pode ser uma ótima estratégia de diversificação, até por ser uma alternativa mais segura que outras aplicações, como ações e debêntures. Dessa maneira, se a sua carteira apresentar prejuízos por um lado, você tem mais proteção por conta das suas propriedades, que não oscilam tanto.

Nos ultimos anos os clientes select da imobiliária i9vale contaram com orientação e apoio nas tomadas de decisões, que hoje estão plenamente satisfeitos com os resultados acima da média do mercado imobiliário.

Depois de aprender sobre crises, Selic e inflação alta, você já pode começar a investir em propriedades. Não se esqueça de contar com uma imobiliária de credibilidade, como a i9vale, para adquirir imóveis para seu patrimônio com muita segurança e o melhor potencial de valorização.

Gostou de aprender mais sobre Selic e inflação alta? Quer ter um imóvel como proteção de patrimônio? Então, fale com um de nossos consultores!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.