fbpx
melhores cidades interior sp

Veja as melhores cidades de São Paulo para morar no interior

O estado de São Paulo é um dos mais importantes para a economia do Brasil. Por isso, quando pensamos nele, logo vem em mente a agitada Avenida Paulista, impressionantes arranha-céus e um tráfego intenso de carros. No entanto, o estado também tem o seu lado rural — e, nesse contexto, muitos se surpreendem ao conhecer as melhores cidades de São Paulo para morar no interior.

Quer conhecer essa bela e pacata região interiorana? Neste artigo, decidimos elencar as cidades do interior de São Paulo que mais despertam “suspiros” nas pessoas. Acompanhe os próximos tópicos!

O que o interior de São Paulo tem a oferecer?

Quando ouvimos a palavra interior, é normal imaginarmos cidades pequenas, com poucos recursos e mato por todo lado. Mas esse cenário não representa a realidade das cidades interioranas de São Paulo.

Ao contrário disso, essa região soube se desenvolver economicamente, mas sem abrir mão das boas características do meio rural. Ou seja, por lá você encontrará qualidade de vida, tranquilidade, segurança e liberdade. Outro aspecto visto é a boa estrutura urbana das cidades, além de acesso a serviços importantes.

Quais são as melhores cidades de São Paulo?

Com certeza, são muitas as opções de excelentes cidades do interior de São Paulo. Porém, decidimos dar destaque a sete que estão entre as principais. Vejamos quais são elas.

São José dos campos

São José dos Campos está, aproximadamente, a 100 km da cidade de São Paulo. De acordo com o último Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, o município alcançou a nota 0,807 no Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) — média considerada alta. O que mais contribuiu para essa nota? Três fatores: longevidade, renda e educação.

De fato, São José dos Campos é um bom lugar para viver. Observamos isso na boa infraestrutura urbana da cidade e no seu grande desenvolvimento. Esse último fator é percebido no polo empresarial, que conta com corporações geradoras de muitos empregos.

Sem falar do complexo aeroespacial e do parque tecnológico, que movimentam negócios e a inovação no município. Por outro lado, para quebrar o ritmo urbano, São José dos Campos conta com várias áreas de preservação ambiental. Existem também centros culturais e outras opções de lazer para a diversão das famílias.

Piracicaba

Piracicaba está entre as melhores cidades de SP para morar. Mesmo ainda sendo vista como uma cidade do interior, já conta com mais de 400 mil habitantes, fazendo dela um importante centro da região. O forte do seu desenvolvimento econômico foi impulsionado pela agricultura, mas o município vem tendo destaque em diversos setores.

Suas universidades federais e centros de pesquisa a colocam como um relevante polo de educação, e muitas startups de agronegócio estão sediadas por lá. A apenas pouco mais de 60 quilômetros de distância de São Paulo, essa é uma opção para quem deseja qualidade de vida, mas não quer se afastar tanto assim da capital.

Valinhos

Valinhos é uma pequena cidade nos arredores de Campinas, mas que vem surgindo com força no mercado imobiliário, sobretudo por contar com um dos melhores IDHs do Brasil. É popularmente conhecida como a capital do figo roxo e traz uma excelente garantia de segurança, boa qualidade de vida e uma rotina tranquila.

Muitos dos seus 120 mil habitantes são jovens, atraídos pelas boas oportunidades do mercado imobiliário local, que conta com propriedades urbanas e rurais, uma vez que quase 7% do território do município é dedicado exclusivamente à proteção ambiental. É a típica cidadezinha onde quase todos se conhecem e gostam disso!

Jacareí

Jacareí também registra um alto IDH: 0,777. Pouco mais de 80 km separam essa cidade do centro de São Paulo — assim, sua posição geográfica privilegiada a deixa próxima de importantes aeroportos, como o de Congonhas e Cumbica. Quanto à infraestrutura, Jacareí dispõe de vias bem sinalizadas e cuidadas, além de um forte centro comercial.

Outro ponto de destaque são as excelentes instituições de ensino e centros de saúde. Para o lazer, os moradores aproveitam as áreas verdes, como o Parque dos Eucaliptos e o da Cidade. Ambos dispõem de um espaço para relaxar ou praticar atividades físicas. Apesar do grande centro urbano, a cidade tem bairros tranquilos e residenciais com boas opções de imóveis.

São Caetano do Sul

São Caetano do Sul vem figurando em praticamente todas as listas de melhores cidades para se viver no Brasil, uma vez que tem, no momento, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto do país. Localizada na chamada região do ABC paulista, ela fica a poucos quilômetros da capital, mas mantém o charme interiorano.

Entre os pontos altos está a fácil mobilidade, sendo atendida pela linha 10 da CPTM, e o relativo baixo custo de vida, sobretudo quando comparado com os maiores centros urbanos. Não faltam opções de lazer, e a infraestrutura é excepcional, com parques, shoppings, cinemas, praças, galerias e, logicamente, o Espaço Verde Chico Mendes.

Atibaia

Para finalizar essa lista com as melhores cidades de SP para morar, não podemos deixar de falar sobre a deliciosa e pacata Atibaia, que fica a cerca de 66 km de distância da capital. Repleta de belezas naturais, que proporcionam ar puro e muitas opções de lazer, o lugar também carrega a fama de contar com um dos melhores climas do mundo, segundo a Unesco.

Entre as principais atrações, podemos destacar o passeio de teleférico e a ida até a Pedra Grande, que oferece uma vista privilegiada e a possibilidade de um radical voo de asa-delta. Tudo isso para aproximadamente 145 mil habitantes, que se dividem entre os bairros da zona urbana e da zona rural.

Americana

Americana é, definitivamente, uma das melhores cidades de São Paulo para morar no interior. Ela fica na chamada macrorregião de Campinas, tendo o comércio e o setor de serviços como o ponto alto da economia do município, que tem pouco mais de 200 mil moradores. Outros segmentos de destaque são o automobilístico e agropecuário.

i9vale imobiliária SJC

No entanto, muita gente vai para lá por conta da qualidade de vida, já que, mesmo com um porte razoável, existem excelentes índices de segurança, saúde e educação. A infraestrutura é boa e bastante completa, com um mercado imobiliário bastante interessante e que oferecer propriedades de bom padrão, inclusive com alguns empreendimentos modernos.

Se você quer andar à noite sem medo de ser assaltado, levar seus filhos para brincar nas charmosas praças ou apenas aproveitar o que o mundo moderno pode oferecer, mas sem ter que passar pela agitação desordenada e os intermináveis engarrafamentos das grandes metrópoles, pode preparar a mudança: Americana é o que você estava procurando!

Cerquilho

Você pode até não conhecer o lugar, mas Cerquilho é uma das melhores cidades de São Paulo para morar no interior. São pouco mais de 48 mil habitantes felizes, que podem circular pelas aprazíveis ruas arborizadas em total segurança e tranquilidade, nesse município que vem demonstrando grandes sinais de pleno crescimento e desenvolvimento.

Como se não bastasse, Cerquilho está situada a apenas 160 quilômetros da capital estadual, o que torna a sua localização estratégica e muito vantajosa. A economia local é baseada, sobretudo, na agricultura e na indústria têxtil, trazendo boas oportunidades para quem está em busca de um bom emprego ou uma melhor posição profissional.

A infraestrutura é boa e você pode encontrar mercados, farmácias, restaurantes, praças, academias de ginástica, escolas e muito mais. O mercado imobiliário conta com boas alternativas de casas e apartamentos, dos quais os moradores podem se deslocar para onde bem entenderem e sem grandes complicações, de carro, a pé ou até de bicicleta.

Campinas

Embora Campinas possa ser considerada um município do interior pela sua localização, ela está longe de ser uma cidade pequena e é, na realidade, um incrível centro urbano. Por lá, você tem tudo o que a vida moderna pode proporcionar, mas com excelente qualidade de vida e elevadas taxas de conservação no meio ambiente.

A localização estratégica é um dos destaques, já que fica a praticamente 100 quilômetros da capital paulista, com acesso fácil por uma rodovia exclusiva. Seus mais de 1 milhão e 200 mil habitantes têm o melhor de dois mundos: uma economia pujante e com diversas opções de trabalho, junto com um delicioso ar de tranquilidade e aconchego.

Pensando em termos do mercado imobiliário, a variedade também é imensa. Os bairros mais centrais contam com modernos edifícios e condomínios residenciais, com áreas internas com todas as comodidades, enquanto outras regiões mais rurais oferecem casas espaçosas, chácaras charmosas e mesmo fazendas de bom tamanho.

Taubaté

Taubaté também tem feito por onde figurar nas listas de melhores cidades de SP para morar, e a boa qualidade de vida parece ser o seu maior diferencial. Por lá, você vive bem em praticamente qualquer lugar, tanto nos bairros ao redor do centro, que são mais urbanos, quanto nos mais afastados, que são sossegados e mais arborizados.

O Vale do Paraíba, onde o município está localizado, vem sendo apontado como uma ótima opção de investimento, com grande potencial de valorização. A região conta com diversos centros universitários públicos e privados, além de boas opções de lazer, como o Museu Monteiro Lobato, shoppings centers e o Centro Cultural Municipal.

Capela do Alto

O charmoso e pouco conhecido município de Capela do Alto pode ser uma incrível opção para quem está em busca de um bom lugar para morar no interior do estado de São Paulo. Com pouco mais de 20 mil habitantes e localizado na Microrregião de Sorocaba, o clima ameno por conta dos seus 625 metros de altitude faz com que o lugar seja extremamente aprazível.

Mesmo experimentando um crescimento econômico nos últimos tempos, Capela do Alto mantém as ótimas características de uma cidade pequena, com excelentes índices de segurança, saúde e educação. Para quem gosta de natureza e não abre mão do contato com o meio ambiente, por exemplo, trata-se de uma excepcional escolha.

Impulsionada pela chegada de imigrantes alemães, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial, a população atual é bastante variada e o elevado índice de desenvolvimento humano demonstra o enorme nível de satisfação dos habitantes. Em termos de lazer, você pode encontrar por lá bons restaurantes, lanchonetes, lojas e o belo Rio Sarapuí.

Holambra

A linda cidade de Holambra vem ganhando muito espaço no cenário turístico doméstico nacional, pois muita gente visita o local por ser conhecido como a capital das flores. Isso se dá por conta da influência da imigração Holandesa no Brasil, que trouxe traços bem característicos e charmosos, típicos das regiões dos países baixos da Europa.

Mesmo com todo o ar de interior, Holambra fica a apenas 130 km de São Paulo, facilitando o deslocamento de visitantes e dos seus pouco mais de 12 mil habitantes. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um dos mais altos do Brasil, com ruas bem arborizadas, qualidade na educação, total segurança e sem grandes problemas no setor de saúde.

Um dos pontos turísticos mais conhecidos por lá é o Moinho Povos Unidos, com nada menos do que 5 andares. Sobre o mercado imobiliário, existem muitas casas de alto padrão, poucos edifícios e alguns novos empreendimentos. A gastronomia também ganha destaque, com deliciosos restaurantes que oferecem pratos de culinárias diversas.

Tatuí

A cidade de Tatuí é mais uma que se encontra na região metropolitana de Sorocaba e pode ser uma grande possibilidade de investimento, tanto para quem busca mais qualidade de vida quanto para quem procura por oportunidades de trabalho. Distante apenas 130 quilômetros da capital do estado, conta com uma localização privilegiada e estratégica.

São pouco mais de 120 mil habitantes, que podem experimentar um padrão cultural de excelência, visto que o município tem o título de Capital da Música. Por lá, você encontrará o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, que reúne uma série de talentos e é considerado nada mais do que a maior escola do gênero na América Latina.

Pensando em economia, os pontos fortes são a atividade agrícola e a prestação de serviços, além de indústrias do setor automotivo e alimentício. Já o mercado imobiliário conta com boas casas e apartamentos, muitos dos quais próximos a áreas verdes como parques e praças, dos quais se destaca o Parque Municipal Ecológico Maria Tuca, por exemplo.

Sem dúvidas, o interior de São Paulo soube unir modernidade com tranquilidade. Para aqueles que decidem se mudar para essa região, as vantagens que encontram os fazem decidir fixar residência em alguns desses incríveis municípios, não é mesmo? Sendo assim, vale a pena conhecer essas opções incríveis para entender, de verdade, o que significa morar bem!

O que achou do nosso artigo? Gostou de conhecer algumas das melhores cidades de São Paulo para morar no interior? Não perca os próximos conteúdos do nosso blog e, caso queira contar com ajuda especializada para investir no mercado imobiliário da região, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

18 Comentários

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.