fbpx

Aprenda como funciona o financiamento de imóvel na planta

Comprar a tão sonhada casa própria é a meta de boa parte da população. Contudo, por conta do alto valor das propriedades, muitos indivíduos estão investindo no financiamento de imóvel na planta. Já pensou nessa possibilidade?

São apartamentos modernos, novinhos, e que apresentam um valor bem mais acessível que os demais. E o melhor: assim como acontece com os espaços já prontos ou usados, os que ainda estão na planta podem, tranquilamente, ser financiados!

Para garantir a escolha certa e não encontrar dor de cabeça, o caminho ideal é se informar e conhecer a fundo essa modalidade. Quer saber mais? Continue a leitura!

Tudo sobre o financiamento de imóvel na planta

Quando falamos sobre o financiamento de imóveis na planta, automaticamente, muitas pessoas ficam cheias de dúvidas. Afinal, como esse processo funciona?

Antes de tudo, é preciso saber que um imóvel na planta é aquele que ainda não foi construído. Ou seja, tudo o que você terá sobre o seu novo lar será o projeto desenvolvido pela construtora. Por conta desse detalhe, esses empreendimentos costumam apresentar um valor bem mais acessível, quando comparados aos espaços prontos para uso.

Também é válido ressaltar que, ao realizar o financiamento desse tipo de imóvel, você não pagará apenas o empréstimo, mas também a construção do imóvel.

Funciona assim: em média, os futuros proprietários têm de 16 a 36 meses para pagarem as primeiras parcelas, que servirão para financiar a construção. Depois dessa etapa, será preciso procurar um banco e firmar outro contrato: dessa vez, o pagamento será referente ao valor do imóvel na planta.

Para explicar melhor, selecionamos abaixo as principais etapas desse processo. Confira!

Aprovação de crédito

Para liberar o financiamento de imóveis na planta, o banco fará uma avaliação detalhada do seu cadastro, bem como do empreendimento em si. O primeiro passo é conferir com a construtora se o projeto está sendo desenvolvido conforme as leis.

Estando tudo certo, a instituição financeira analisará o perfil do comprador; isso quer dizer que o seu crédito terá que ser aprovado. Além disso, as parcelas das mensalidades não poderão ser maiores que 30% do seu rendimento.

casas e apartamentos luxo a venda em sjcPowered by Rock Convert

Apresentação de documentos

Para que essa análise seja feita, tanto o comprador quanto o próprio empreendedor do imóvel deverão apresentar alguns documentos para a instituição financeira.

O comprador, por exemplo, precisará encaminhar RG, CPF, comprovante de renda, certidão de casamento (se houver), extratos do banco e declarações do Imposto de Renda (IR).

Espera da entrega das chaves

Após o pagamento das parcelas iniciais, o comprador receberá as chaves do apartamento. No entanto, neste momento, também será preciso quitar o valor em aberto do imóvel.

A recomendação é que você se organize financeiramente e faça uma poupança para conseguir cumprir com as suas obrigações sem fazer novas dívidas.

Cuidados que devem ser tomados ao optar pelo financiamento

Se interessou pela ideia de financiar um imóvel na planta? Excelente! Porém, é indicado tomar alguns cuidados antes de fechar negócio com qualquer empresa. Veja os principais:

Pesquise sobre a empresa

Faça uma profunda pesquisa a respeito da empresa com a qual você pretende fechar negócio. Acesse as páginas nas redes sociais, confira avaliações de outros clientes e garanta que a construtora ou incorporadora é de confiança.

Procure imóveis com preços mais baixos

Economizar é sempre bom. Por isso, evite solicitar um financiamento de forma precipitada. Quanto mais você pesquisar, maiores são as suas chances de encontrar empreendimentos por valores dentro do seu orçamento.

Leia o contrato

Lembre-se sempre de ler atentamente o contrato de compra e venda. No documento, estarão todas as informações relevantes sobre o negócio que será fechado, como:

  • medidas do apartamento;
  • valor do imóvel;
  • formas de pagamento;
  • multas;
  • prazo de entrega das obras.

Caso ainda esteja com receio de fazer um financiamento de imóvel na planta, contrate os serviços de uma imobiliária reconhecida. Pesquise por uma empresa que conte com uma equipe de profissionais especializados para auxiliar você em todo o processo!

Gostou do nosso post exclusivo? Para se aprofundar no assunto, veja também as 5 razões para adquirir um imóvel na planta!

Powered by Rock Convert

Receba as melhores dicas de São José dos Campos e região!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.