fbpx
lote em condomínio

Lote em condomínio: confira as vantagens e como escolher

Você viu um anúncio de lote em condomínio à venda e achou interessante, mas têm dúvidas se é um bom investimento? Então, precisa ler este artigo agora mesmo.

Afinal, por causa da pandemia que se iniciou no ano passado, a procura por imóveis em condomínios cresceu 15%. Esse crescimento se deve ao desejo de residir em um ambiente mais seguro, com mais espaço e que ofereça recursos que contribuam para a melhora da qualidade de vida do morador.

Baseado nesses motivos, já percebemos que adquirir um lote em condomínio é uma boa escolha. No entanto, para garantir que essa aquisição seja de fato um investimento, é necessário que você primeiramente faça um planejamento de como será seu imóvel, para então escolher um terreno que permita construir a casa de acordo com as suas expectativas e necessidades.

Sabendo da importância desse assunto, reunimos neste artigo as vantagens de investir em um lote de condomínio e, no final, mostramos como acertar na escolha. Confira!

Quais as vantagens de adquirir um lote em condomínio?

Optar por um lote em condomínio fechado tem diversas vantagens, além da segurança. Veja só!

Valorização

Optar por um lote em condomínio fechado pode ser um bom investimento no longo prazo. Isso porque a procura por esse tipo de terreno tem aumentado muito nos últimos anos. Além disso, fatores como localização, infraestrutura e segurança também influenciam na valorização do espaço.

Lembrando que o crescimento da região é, sem dúvidas, um dos principais fatores que contribuem para o aumento da valorização do lote. Por isso, antes de fechar o negócio, é muito importante analisar as expectativas de crescimento do local. Nesse caso, observe se há bons estabelecimentos próximos, como restaurantes, bares, farmácias, padarias, supermercados, oficinas e bancos 24 horas, pois tudo isso faz diferença na valorização do seu lote.

Personalização total do imóvel

Optar por um lote em vez de um imóvel pronto permite que você planeje uma casa conforme o seu gosto pessoal. Sem contar que, quando você participa da construção do seu imóvel desde as etapas iniciais, é possível escolher todos os materiais de construção. Dessa forma, fica a seu critério optar por marcas de qualidade e garantir que a obra seja feita com o máximo de segurança.

Qualidade no resultado

Como mencionamos, começar uma obra do zero permite que você faça o planejamento da planta conforme o seu gosto pessoal e ainda possibilita acompanhar todo o processo de construção, garantindo que tanto o material quanto a mão de obra sejam de qualidade. Ter essa preocupação é crucial para assegurar um resultado impecável e satisfatório.

Conforto e qualidade de vida

Quem reside em condomínio sabe que esse tipo de moradia se destaca por oferecer uma estrutura que permite ao morador ter qualidade de vida e conforto. Isso porque, além da segurança, você tem à sua disposição uma área comum de lazer bem planejada e regras que estimulam a boa convivência com os vizinhos.

Mais economia

Quando você participa de todo o processo de construção, tem a vantagem de escolher todo o material que será utilizado. Isso garante não só a qualidade, mas também contribui para a redução dos gastos, pois você pode pesquisar por melhores preços e melhores condições de pagamento.

Além disso, se você se preocupa com o meio ambiente e prioriza itens sustentáveis, optar por um lote é, sem dúvida, a melhor escolha. Isso porque permite que você planeje a casa de acordo com esse critério, assegurando que a construção seja feita respeitando ao máximo a natureza.

i9vale a melhor imobiliaria de sjc

Como acertar na escolha do lote?

Como vimos, optar por um lote em condomínio traz vantagens únicas que fazem o investimento valer a pena. No entanto, para acertar na escolha e usufruir dos benefícios, é preciso ficar atento a alguns fatores.

04 dicas para acertar na escolha do lote

A característica do lote além de depender do seu gosto pessoal tem os estilos e detalhes técnicos mais procurados, neste caso citamos as 4 principais dicas para escolha do lote ideal.

  1. Posição solar da área da piscina com sol da tarde para aproveitar ao máximo do dia com a família, essa vantagem também beneficia a garagem para ficar com sombra nos carros dependendo do projeto.
  2. Declive leve para ter amplitude e vista (facilita a iluminação natural no imóvel) e sensação de maior liberdade no dia a dia.
  3. Terreno maior com espaço para quintal e área para paisagismo.
  4. Localização no meio do condomínio com proximidade da portaria ou clube ou próximo de área de proteção ambiental.

Lotes ou terrenos com essas características normalmente são mais valorizados.

Histórico da empresa

Normalmente, a negociação dos lotes disponíveis para a venda em condomínios é feita diretamente com a imobiliária responsável pela organização do empreendimento. Sendo assim, é muito importante que, antes de fechar negócio, você pesquise o histórico da empresa para ter certeza de que não será lesado.

Isso porque há empresas que fazem o loteamento do condomínio e dão início às vendas, mas abandonam o projeto no meio do caminho por falta de verba. Nesse caso, quem adquiriu o lote, além de se frustrar com a compra, ganha uma dor de cabeça, pois terá que correr atrás do prejuízo.

Por esse motivo, é crucial verificar o histórico da empresa responsável pelas vendas dos lotes do condomínio e, sobretudo, analisar a reputação que ela tem no mercado.

Documentação em dia

Além de verificar a reputação da empresa responsável pelas vendas dos lotes, é muito importante verificar a documentação do terreno. Nesse caso, você deve comparecer ao cartório de registro de imóveis para averiguar a certidão negativa de ônus e alienações. Além disso, é necessário conferir se o lote está em uma área permitida.

Infraestrutura e serviços

Uma das vantagens de residir em um condomínio é poder usufruir do conforto e segurança que ele oferece. Por esse motivo, é essencial que você observe a disponibilização dos serviços e, principalmente, a infraestrutura do local.

Verifique a eficiência do sistema de segurança — se há uma empresa responsável por ela — e se a área tem acesso aos serviços de comunicação, como internet, telefonia e rede de TV.

Restrições de projetos

Não é novidade para ninguém que os condomínios têm diversas regras para garantir a harmonia e a organização do espaço. Além das normas que visam à boa convivência entre os moradores, é muito importante que você procure saber se existe alguma restrição sobre a construção do imóvel. O objetivo dessas restrições é garantir que o condomínio tenha uma boa aparência.

Dessa forma, quando há restrições, elas interferem nos seguintes aspectos:

  • quantidade de pavimentos;
  • demarcação do lote — se é permitido construir muros ou instalar cercas;
  • cores das casas.

Portanto, como vimos ao longo deste artigo, optar por investir em um lote em condomínio pode ser bastante vantajoso, desde que você saiba escolher a empresa que intermediará a negociação. Tendo isso em mente, nos colocamos à disposição para ajudar você na escolha do lote que melhor atende às suas expectativas e necessidades.

Gostou do artigo e deseja conhecer os nossos serviços? Então, entre em contato com a gente agora mesmo.

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.