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Saiba aqui quais os custos na aquisição de imóvel

A organização financeira para comprar uma casa vai muito além de conseguir pagar a entrada e as parcelas do financiamento. Os custos da aquisição de um imóvel não se resumem ao preço e é importante se manter atento aos diversos valores envolvidos.

Você conhece os gastos relacionados à compra de um imóvel, como custos de ITBI e escritura? Sabe calcular quanto precisa para evitar surpresas desagradáveis? Veja, neste artigo, como impedir que o sonho da casa própria se torne um pesadelo! Vamos lá?

O que é devido na compra de um imóvel?

Se você respondeu que, para comprar uma casa, é preciso pagar o valor equivalente ao preço, está muito enganado! Há uma série de cobranças que acompanham a aquisição, como impostos e despesas com cartórios. Veja, a seguir, as principais e como fazer uma projeção dos custos de aquisição de um imóvel.

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O ITBI é o imposto devido ao município pela aquisição de um imóvel em seu território. Em São José dos Campos, o valor cobrado a título de ITBI corresponde a 2% do valor da transação, conforme Decreto Municipal n. 13.540/2009. Em Jacareí, o percentual também equivale a 2%, conforme o artigo 161 do Código Tributário Municipal de Jacareí. Em ambas as cidades, para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação, o percentual é de 0,5%.

Laudêmio

Quando o imóvel adquirido está em terreno cujo regime é de ocupação, cedido regularmente pelo Poder Público, incidirá o pagamento de laudêmio. Essa taxa existe como forma de compensação ao proprietário do terreno cedido pela não retomada do bem. Sempre que houver menção, na escritura pública, à existência de “domínio útil”, será cobrado laudêmio pela transmissão do bem.

Escritura pública

O contrato público de compra e venda é chamado de escritura pública, lavrada perante o tabelião de notas. O valor das custas é cobrado com base em uma tabela vinculada ao valor da transação imobiliária. Também é devido esse valor mediante o contrato de financiamento bancário que tem força de escritura pública.

Despesas com registro

Depois que a escritura fica pronta, é necessário realizar a anotação no registro do imóvel. Essa anotação, conhecida como averbação, é feita no Cartório de Registro de Imóveis. Novamente, o adquirente deverá pagar as despesas do registro, que também são baseadas no valor da venda do imóvel.

Em média, esses valores acima, em nossa região, ficam no percentual de 4% a 4,5%, incluindo o ITBI, a escritura pública e o registro.

Quais são os custos de um imóvel já adquirido?

Depois que as despesas com a compra do bem foram resolvidas, não se pode esquecer as despesas recorrentes, como:

  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • taxa de condomínio;
  • custos de manutenção das instalações.

Quem deseja comprar um imóvel deve verificar quais são os valores cobrados mensalmente antes mesmo de fechar o negócio. Somente dessa forma, será possível se certificar de que o bem desejado cabe mesmo no orçamento da família. Lembre-se de que será necessário manter o pagamento de outras despesas além do financiamento imobiliário.

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O que mais é preciso ter em mente quanto aos custos de ITBI e escritura?

Abordando, de forma mais minuciosa, as despesas que você terá na eventual aquisição de um imóvel, podemos falar sobre os custos de ITBI e escritura, visto que esses valores são relevantes e, via de regra, acabam esquecidos pelos compradores menos experientes. Confira, abaixo, um pouco mais sobre o assunto.

ITBI

Como dissemos acima, o ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários e é pago para o município no qual a propriedade está inserida, sempre que ela mudar de dono, ou seja, sempre que houver uma venda. Na maioria das cidades, como Jacareí e São José dos Campos, conforme já indicado, o percentual do ITBI é de 2% do valor da unidade.

Quando um cidadão vende o seu imóvel, é essencial fazer a documentação transferindo do dono para o novo comprador e, sobre essa operação, incide o ITBI. Isso quer dizer que esse dinheiro vai para a prefeitura, enquanto outras taxações, como a própria escritura, são pagas no cartório, sendo referentes às custas de registro.

Escritura

A famosa escritura do imóvel é outro dos gastos que você terá para adquirir uma propriedade, seja por meio de uma negociação feita à vista, seja por meio de um financiamento imobiliário. Nesse caso, o valor a ser pago não é definido em percentual, como ocorre com o ITBI. Cada lugar tem a sua alíquota com base em uma tabela vinculada ao preço da transação.

Vale fazer uma consulta prévia para saber quanto você pagará e reservar algumas economias para isso, a fim de não se ver diante de uma surpresa desagradável. Tenha em mente que a escritura de um imóvel serve para atestar quem é o dono, de fato, perante a nossa lei e, se você não a fizer, o proprietário antigo continuará com a posse da propriedade.

Registro do imóvel

Se a escritura serve para atestar, de fato, quem é o dono legal do imóvel, o registro é como se fosse um tipo de confirmação disso. De certa forma, é uma extensão ou uma “conclusão” da escritura em si. É feita, então, a conferência dos dados e a transferência de propriedade é registrada para que seja realizada a sua posterior matrícula.

Também é importante frisar que o pagamento dessas taxas costuma ser feito, na grande maioria das vezes, à vista. Isso mostra que o conhecimento desses tributos e a programação para arcar com eles são essenciais. Só dessa maneira, você terá a garantia de que tudo está dentro da lei e o seu patrimônio estará totalmente seguro.

Qual a importância de contar com uma ajuda profissional?

Contar com uma ajuda profissional de uma imobiliária com reconhecimento no mercado e que disponha de corretores experientes é excelente e contribui para assegurar que você fará o melhor investimento. O que para você parece complicado e cheio de “pegadinhas” é o dia a dia de quem está acostumado a trabalhar no segmento.

Esse auxílio é fundamental para que você faça um bom planejamento e não acabe por enfrentar problemas no seu orçamento, até mesmo por não ter pensado sobre essas taxações extras. Além disso, é um suporte jurídico que o deixará com a certeza de que a documentação não terá problemas e de que o contrato será bem redigido.

Os custos na aquisição de imóvel devem ser planejados e incluídos no orçamento. A compra já deve levar em conta esses pagamentos, que são inevitáveis e podem ser calculados de antemão. A organização antecipada dos desembolsos assegura que a nova casa trará apenas alegrias à sua família!

Agora que você entendeu melhor o que precisa pagar ao comprar um imóvel, como os custos de ITBI e escritura, não deixe de contar com a ajuda de quem realmente entende do mercado imobiliário da região. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

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3 Comentários

  1. A escritura é calculada do valor da transação?
    O pagamento é a vista?
    O ITBI também é do valor da transação? O pagamento é a vista?

    1. Olá Lidia, sim todas as custas são calculadas pelo valor da transação, os pagamentos são à vista, algumas prefeituras permitem parcelamento do ITBI em até 3 vezes.

  2. Então, por exemplo, se adquirir um imóvel no valor de R$ 300.000, eu teria um custo de no máximo R$ 13.500,00 (4,5% sobre o valor do imóvel)?

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