fbpx
telhado verde ecológico

O que é telhado verde? Confira quais são as vantagens!

Sustentabilidade é a palavra da vez. Contudo, não se trata de um modismo, mas, sim, de um conceito que veio para ficar. Aliás, cada vez mais, as pessoas têm procurado por soluções que não prejudiquem o ambiente e isso não seria diferente na hora de escolher onde morar. Uma das tendências, então, passou a ser o telhado verde.

Na verdade, ele já é bastante comum em outros países e conquista cada vez mais adeptos no Brasil. Isso porque ele consegue unir a preservação ambiental a uma estética incrível e única.

Quer saber mais sobre essa novidade? Então, continue a leitura deste post. Aqui, você vai descobrir o que é telhado verde, como ele funciona e quais benefícios ele oferece. Além disso, também vai entender se ele pode ser feito em qualquer estrutura. Vamos lá!

Afinal, o que é telhado verde?

Também chamado de ecotelhado, telhado ecológico, cobertura vegetal ou terraço jardim, é a aplicação de uma camada de plantas sobre uma estrutura preparada especificamente para recebê-la. Então, pode ser feito tanto em telhados convencionais quanto em lajes.

Logo, em vez de utilizar cerâmica, aço ou concreto, utiliza-se a vegetação aparente. Vale lembrar que não se trata apenas de fazer um jardim ou uma horta no local, pois há bastante tecnologia envolvida, tanto para construí-lo quanto para mantê-lo. Ou seja, há todo um processo que precisa ser seguido para que ele cumpra a sua função e ofereça os benefícios aos quais se propõe.

Essa alternativa de paisagismo reúne sustentabilidade, arquitetura, design e funcionalidade no projeto. Desse modo, consegue embelezar o imóvel de maneira incomparável, garante mais valorização ao bem e, ainda, oferece diversas outras vantagens que veremos a seguir.

Quais são os benefícios de um telhado verde?

As vantagens de um telhado ecológico vão além da beleza singular. A seguir, confira as principais!

Reduz a poluição

Quanto mais árvores em uma região, menor é a poluição no local. Isso porque as plantas produzem oxigênio por meio do processo de fotossíntese. Como consequência, reduzem os gases de efeitos estufa e, ainda, captam parte das partículas finas em suspensão no ar.

Ou seja, a cobertura vegetal em telhados é capaz de absorver e filtrar elementos tóxicos, como enxofre, carbono e manganês. Logo, quanto mais telhados verdes houver, melhor será para a saúde de todos e melhor será a qualidade do ar da região.

Retém a água da chuva

Outro benefício do ecotelhado é que ele ajuda na retenção da água da chuva. Dessa forma, além de regar as plantas na primeira camada (formando um sistema sustentável), a água excedente pode ser armazenada e utilizada para outros fins. Isso também contribui muito para diminuir enchentes e alagamentos na cidade.

i9vale imobiliária SJC

Diminui as temperaturas internas e externas

As lajes e as telhas convencionais propagam o calor tanto para o interior do imóvel quanto para a área externa. Por sua vez, o telhado verde retém cerca de 90% em comparação às construções tradicionais.

Então, esse tipo de estrutura ajuda a diminuir as ilhas de calor e ainda age como um excelente isolante térmico. Isto é, impede que o calor entre no imóvel durante o verão e que ele saia durante o inverno. Dessa maneira, o consumo de energia também diminui, pois a necessidade de utilizar aquecedor ou ar-condicionado é reduzida.

Promove o reequilíbrio ambiental

Ao escolher espécies diversas para montar um telhado verde, há o aumento da biodiversidade e a promoção do reequilíbrio ambiental, especialmente ao utilizar plantas nativas da região. Com isso, o espaço se tornará um miniecossistema e servirá de habitat para borboletas, pássaros, entre outros bichinhos.

 Aumenta a durabilidade das construções

Por ficarem expostos às variações do clima, as lajes e os telhados precisam de uma manutenção constante na estrutura. No caso do telhado verde, a camada de plantas a protege, aumentando a durabilidade da construção.

Melhora a qualidade de vida

Os benefícios acima mencionados e o contato com a natureza são fundamentais para elevar a sensação de bem-estar e aumentar a qualidade de vida. Se o telhado verde for criado em uma laje, é possível colocar alguns móveis, como cadeiras, espreguiçadeiras, mesinhas e um deck.

Esse espaço será utilizado para relaxar, fugir da rotina cheia de atividades e passar bons momentos junto a amigos ou familiares.

Como um telhado ecológico funciona?

Para entendermos como ele funciona, primeiro precisamos saber como ele é feito. Basicamente, ele é composto por sete camadas. São elas:

  1. telhado — a própria estrutura que é feita para cobrir a construção serve como base para a montagem do telhado verde;
  2. membrana impermeável — que serve para evitar que a água da chuva cause infiltrações na moradia;
  3. barreira contra raízes — as raízes das plantas crescem naturalmente à medida que os vegetais se desenvolvem. Essa barreira serve para evitar que elas causem danos à estrutura do telhado;
  4. sistema de drenagem — para escoar a água da chuva e evitar o alagamento do telhado;
  5. tecido permeável — que permite a colocação da terra que vai absorver a água da chuva que cai na primeira camada;
  6. terra ou substrato — para garantir que as plantas se desenvolvam bem e ajudar a manter o sistema vivo e sustentável;
  7. vegetação — por fim, colocam-se as plantas escolhidas, que podem ser gramas, algumas flores, arbustos e, até mesmo, árvores baixas, dependendo da estrutura.

Então, qualquer imóvel pode ter um telhado verde?

A princípio, sim, pois a camada vegetal pode ser montada sobre qualquer tipo de construção. Porém, é indispensável que um engenheiro avalie se a estrutura comportará o peso. Do mesmo modo, um imóvel já existente também pode ter um terraço jardim. Basta fazer as adaptações necessárias.

Há módulos pré-fabricados que geralmente são bem mais leves que a estrutura de sete camadas. Isso amplia as possibilidades de os imóveis terem essa alternativa de paisagismo.

Como você viu, o telhado verde traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida, não apenas dos moradores do imóvel, mas também das pessoas e do ambiente no entorno. Além disso, ele confere um visual único ao lugar e pode ser implementado em qualquer construção. Então, não deixe de entrar nessa tendência e ajude a cuidar melhor do nosso planeta!

Quer saber mais sobre como adotar a sustentabilidade nas moradias? Então, aproveite a visita ao blog e confira 3 recursos ecológicos para casas de luxo. Boa leitura!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.