fbpx
recursos ecológicos e sustentáveis

Confira 3 recursos ecológicos para casas de luxo

Os recursos ecológicos na arquitetura e no design de interiores são cada vez mais avançados! O conceito de que para ser ecológico é preciso improvisar ou adotar uma estética inferior é ultrapassado.

Hoje, mesmo imóveis de luxo conseguem aproveitar os benefícios de uma decoração de qualidade e contribuir para a redução dos impactos ambientais.

Quer entender mais sobre o assunto? Confira nossas dicas a seguir!

Qual a importância da ecologia para construir e decorar?

Hoje em dia, mesmo profissionais renomados e que trabalham com casas e apartamentos luxuosos pensam na melhor forma de tratar os recursos ecológicos. Mais do que uma tendência, a prática se consagrou por uma questão de consciência e responsabilidade ambiental.

Como a ideia de usar os recursos da melhor forma possível com o menor impacto ambiental não é nova, as tecnologias para uso residencial evoluíram muito. A indústria já atende às demandas dos consumidores por produtos sustentáveis, oferecendo opções ecológicas mesmo para apartamentos e ambientes urbanos.

Quais os melhores recursos ecológicos para casas de luxo?

Conheça as opções mais consagradas para uma casa ou apartamento de luxo e siga os princípios ecológicos!

1. Parede Verde

As paredes verdes refrescam o ambiente e trazem um pouquinho da natureza para dentro de casa. Além de terem inúmeras possibilidades de uso, paredes verdes formam uma decoração muito luxuosa para ambientes como varandas, terraços gourmet e até mesmo sala de jantar! Consulte um arquiteto ou decorador para descobrir as plantas mais indicadas para sua casa.

2. Uso de luz natural

Quanto mais luz natural entra no imóvel, menor a necessidade de gastar energia elétrica com iluminação diurna. Além de ser econômico e ecológico, o uso de luz natural também é bom para a saúde. Receber um pouco de luz solar ajuda a melhorar o humor e a regular o ciclo de sono.

Para favorecer a luz natural em casa, é importante observar:

  • a decoração deve ser feita sem bloquear a entrada de luz das janelas;
  • uso de vidros, espelhos e tecidos leves nas principais fontes de luz natural;
  • aproveitar reformas para agregar transparência, como um telhado de vidro, para maior aproveitamento da luz.

3. Projetos que favorecem o conforto térmico

A escolha dos materiais, da forma de posicionamento dos móveis e até mesmo do tipo de decoração é capaz de interferir no conforto térmico dos ambientes. Com isso, os moradores passam a usar mais sistemas de aquecimento ou de refrigeração, o que implica um maior impacto ambiental.

Algumas medidas para decorar e garantir o conforto térmico são:

  • agregar plantas à decoração;
  • usar tecidos mais grossos e quentes nos tapetes, estofados e cortinas nas épocas frias, trocando por opções leves nas estações quentes;
  • favorecer a circulação de ar na distribuição dos móveis.

O bom aproveitamento de recursos ecológicos é uma tendência cada vez mais forte em todos os setores. Mesmo na construção e na decoração de ambientes luxuosos, é possível investir em opções que têm menor impacto ambiental. Por isso, conhecer as principais tendências e contratar especialistas no assunto é sempre uma excelente ideia.

Se você gostou do artigo, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Assim, você pode acompanhar nossas publicações. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Não deixe de conhecer imóveis únicos para você comprar em São José dos Campos-SP.

Receba as melhores dicas de São José dos Campos e região!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.