fbpx
ideias-de-decoracao-sustentavel

Veja 4 ideias de decoração sustentável para reproduzir na sua casa

Termos como “sustentabilidade” e “ecologicamente correto” estão em alta devido à preocupação crescente com a preservação do meio em que vivemos. Quando se trata de arquitetura e design de interiores, não é diferente. Assim, muitos profissionais passaram a elaborar projetos que provoquem o menor impacto possível na natureza.

Como essa é uma tendência que veio para ficar, nós listamos as melhores ideias de decoração sustentável para sua casa que trarão mais estilo, leveza, conforto e sofisticação ao seu lar, contribuindo para a preservação do ambiente. Confira!

1. Traga o verde para dentro de casa

A decoração com plantas está em alta não apenas por acrescentarem vida e beleza aos ambientes, como também por seus benefícios ligados à sustentabilidade. Elas são capazes de diminuir a temperatura e, ainda, renovam o ar. A grande vantagem é que podem ser utilizadas em qualquer estilo decorativo e mesmo em espaços menores.

Quem mora em apartamento tem optado por jardins verticais, que ocupam pouco espaço e enriquecem o visual. Espécies pequenas, como cactos e suculentas, viraram uma verdadeira febre e dão pouquíssimo trabalho para cuidar.

Os arranjos com flores, como peônia, lavanda, rosa e madressilva perfumam e dão um ar de requinte a qualquer lugar. As plantas mais volumosas, como costela de adão, palmeira leque e calatheas, são ótimas opções para preencher espaços e criar pontos focais no cômodo.

2. Prefira a iluminação natural

A luz natural é uma energia pura, limpa e abundante. Sendo assim, priorizá-la significa menos impactos na natureza. Além disso, ela oferece maior conforto visual, deixa o ambiente mais arejado e convidativo e, dessa forma, promove sensação de aconchego e bem-estar.

Para isso, o ideal é apostar em janelas grandes e cortinas em tecido leve e fluido, como o voil. Ele permite que a iluminação natural clareie o ambiente e, ao mesmo tempo, garante a privacidade aos moradores. Cômodos integrados ou em conceito aberto são ainda mais beneficiados pela luz solar, pois não há obstáculos e a claridade pode se espalhar livremente.

3. Opte por móveis sustentáveis

Ao mobiliar seu lar, dê preferência para os feitos por marcas reconhecidamente sustentáveis que utilizam madeira de reflorestamento, a qual não agride o meio ambiente e tem alta durabilidade. As peças de madeira de demolição são ideais para estilos que aliam rusticidade e sofisticação e têm a vantagem de serem ecologicamente corretas.

Reaproveitar móveis antigos é uma das ideias de decoração sustentável mais conhecidas e utilizadas. Basta usar aquele móvel que está em bom estado, repaginar e fazer alguns reparos. Em muitos casos, uma boa técnica de pintura e a troca de puxadores de um armário o deixam como novo e valorizam o espaço, principalmente quando a decoração tem um ar vintage.

4. Priorize itens artesanais

Ao escolher os objetos decorativos, prefira os artesanais e feitos com materiais naturais. Lã, plástico, fibras, vidro, madeira, tecido e outros elementos se tornam verdadeiras obras de arte nas mãos de pessoas talentosas. Ainda há o fato de serem peças exclusivas, pois não são produzidas em série. Com isso, a decoração da sua casa será ainda mais valorizada.

E então, gostou das ideias de decoração sustentável? Como você viu, é perfeitamente possível combinar sustentabilidade com bom gosto e requinte. Inspire-se nas dicas deste post, adapte-as às suas preferências e deixe sua casa do jeitinho que você sempre sonhou. E o melhor: contribuindo para a preservação ambiental.

Que tal aproveitar a visita ao blog e saber ainda mais sobre o assunto? Leia nosso artigo sobre os principais estilos de decoração e escolha o que mais tem a ver com você!

Quer conhecer casas ecologicamente corretas para você comprar? acesse agora e conheça e ganhe gratuitamente uma consultoria exclusiva.

Receba as melhores dicas de São José dos Campos e região!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.