![e-notariado como funciona](https://blog.i9vale.com.br/wp-content/uploads/2023/03/post_thumbnail-d1cdc5e00b7b1901ae35f1d498425396-90x112.jpeg)
Saiba como passar um tempo com a família e aproveitar mais
Um dos principais dizeres populares é: “a vida só se vive uma vez”. Mesmo sendo uma ideia defendida pelas pessoas, na prática, é possível notar situações em que os indivíduos não se preocupam em tirar um tempo para si próprios e para estar com sua família e as pessoas que amam. Isso se deve, principalmente, à dinâmica acelerada da vida moderna, que imprime um isolamento social, bem como à falta de dedicação dos indivíduos em separar um tempo de qualidade com sua família.
Isso acarreta grandes prejuízos para as relações afetivas, uma vez que a ausência de contato e proximidade contribui para a diminuição dos sentimentos de falta, saudade e consideração. Saiba que é possível evitar esse tipo de situação ao colocar em prática uma organização de rotina e uma cultura de proximidade com aqueles que fazem parte da sua vida. Essa ação ainda contribui para que você tenha uma melhor qualidade de vida, já que as relações sociais e familiares contribuem bastante para a saúde das pessoas.
Desse modo, preparamos este artigo contendo as principais informações sobre como passar um tempo com a família e aproveitar mais. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que significa passar um tempo de qualidade com a família?
Antes de falarmos propriamente sobre a importância de passar um tempo de qualidade com a família, vale nos aprofundarmos no que se refere aos novos costumes, à rotina da sociedade contemporânea e aos motivos que estão ligados ao maior distanciamento entre familiares. Os primeiros fatores estão relacionado com a vida acelerada, principalmente nos grandes centros urbanos, em que há uma maior dinâmica na rotina.
Nesse caso, é muito comum encontrarmos trabalhadores que precisam acordar muito cedo e sair uma ou duas horas antes do horário normal de entrada no serviço por conta da dificuldade de deslocamento de sua casa até a empresa. Depois de uma boa parte do seu tempo no trabalho, o indivíduo gasta mais algumas horas para chegar em casa.
O resultado disso é o estresse e o cansaço físico, que acaba fazendo com que o trabalhador passe menos horas dando atenção a seus filhos, por exemplo. Seguindo outra linha de pensamento, podemos citar também a grande inserção da tecnologia, ligada ao uso constante de aparelhos digitais, como os smartphones, que tem feito com que a pessoa encontre “tudo que precisa” no ambiente online.
Ao alcançar diversas ferramentas de interação (jogos, música etc.), bem como as funcionalidades das redes sociais, o usuário acaba ficando boa parte do seu tempo conectado à rede e para de interagir com as pessoas do “mundo real”. Por conta desses e de outros fatores, já existem diversas iniciativas que têm como finalidade trazer à tona a importância do tempo de qualidade com a família, como é o caso de programas de saúde, filmes, séries entre outros.
Essa é uma estratégia necessária, pois o fortalecimento dos laços familiares, bem como das amizades e interações sociais, contribui para a saúde mental e para a qualidade de vida do indivíduo. Pessoas que, por algum motivo, acabam ficando isoladas socialmente, têm maior probabilidade de desenvolver transtornos de ansiedade e depressão, além de doenças de base, como a obesidade.
Como passar um tempo de qualidade com a família?
Confira agora algumas dicas sobre como passar um tempo de qualidade com a família!
Mantenha um compromisso
É essencial saber conciliar os compromissos familiares com as atividades cotidianas. Para isso, é necessário que alguns dias específicos sejam reservados para promover esses encontros. O planejamento e a criação de uma agenda de afazeres permitem uma melhor visualização do tempo e evitam potenciais imprevistos que atrapalham tais programas.
Defina as prioridades
Inicialmente, a organização é fundamental para que as prioridades sejam traçadas. Acima de tudo, deve ser reconhecida a necessidade de priorizar a família acima de qualquer outra coisa. Dessa forma, apesar do trabalho e de outros afazeres, momentos familiares devem ter seu espaço garantido na agenda, visto que se trata de uma atividade importante para estreitar laços.
Desligue o celular
O celular é um eletrônico indispensável para a maioria das pessoas. Em contrapartida, esse artifício pode prejudicar momentos de convivência familiar quando se torna um grande meio de distração. Logo, principalmente nos momentos em família, é necessário se desconectar dos aparelhos tecnológicos para que haja uma maior interação e para aproveitar mais o tempo.
Dessa forma, a fim de evitar atritos nas relações familiares, um maior controle para evitar o uso de aparelhos eletrônicos excessivamente é primordial. Assim, é possível otimizar o tempo e manter uma comunicação “face a face”. Além disso, o uso adequado desses aparelhos pode servir de exemplo para os jovens e as crianças membros da família, a fim de que regulem melhor o tempo na frente das telas.
Busque uma programação que agrade a todos
Um grande desafio para a realização de atividades familiares é encontrar uma programação que agrade a todos os membros da família de uma vez. Entretanto, com uma boa comunicação e regulando o tempo disponível, é possível garantir um momento especial e cheio de programas legais. Logo, passeios, viagens e jogos são exemplos de diversões que podem ser realizadas durante um momento familiar.
Valorize o tempo
Para uma melhor otimização do tempo em família, é necessário planejamento e adequação desses momentos. Assim, as programações devem ser bem encaixadas na agenda, a fim de evitar quaisquer imprevistos. Dessa forma, é possível garantir a todos os familiares uma atividade especial dentro do tempo que vocês têm disponível para ficarem reunidos.
Invista em momentos de lazer
Certamente, você deve conhecer um parente próximo ou amigo que acabou perdendo boa parte de sua vida dedicando o tempo ao trabalho e à construção de bens e patrimônio. Mesmo que isso esteja ligado a gostos e objetivos pessoais, é válido dizer a importância de reservar um tempo para investir em lazer e realizar atividades que possam aumentar a sua sensação de prazer e bem-estar.
Essas foram as principais informações acerca de como passar um tempo com a família e aproveitar mais. Vale comentar que essa mudança de hábito e de estilo de vida pode ser feita de forma simples, como indo a uma sessão de cinema, um passeio pela cidade, uma viagem para a praia etc.
Gostou do artigo e conhece mais alguma opção para melhorar a relação familiar? Então, deixe o seu comentário no post!