trocar capital pelo interior

Quando optar por trocar capital pelo interior? Entenda

Nos dias de hoje, quem atua no mercado imobiliário vem percebendo uma forte tendência de fuga dos principais centros urbanos, sobretudo de quem anda cansado com questões profissionais e busca um pouco mais de qualidade de vida. Por isso, é extremamente importante saber quando optar por trocar capital pelo interior.

O momento decisivo para a mudança precisa ser bem pensado, de forma que a escolha seja a mais recomendável para a família, os planos futuros e, principalmente, a felicidade da pessoa, que não deve ser colocada em segundo plano sob hipótese alguma. Você também está vivendo esse dilema? Então, não deixe de continuar sua leitura!

Afinal, o que é uma cidade do interior?

Antes de mais nada, é interessante pontuar o que é, de fato, uma cidade do interior, uma vez que o conceito vem mudando bastante nos últimos anos. Antigamente, ele se referia a municípios que não eram uma capital nem estavam adjacentes a ela, o que seria chamado de região ou área metropolitana.

Embora a questão regional ainda seja relevante para a definição, existem outros pontos considerados, como a qualidade de vida, os baixos índices de criminalidade, menores níveis de poluição e assim por diante. Além disso, é o local favorito por cerca de 42% das pessoas que preferem casas em condomínio e próximas da natureza.

Quais as vantagens de uma cidade do interior?

Agora, vamos falar um pouco sobre os principais benefícios que uma cidade do interior pode oferecer. Acompanhe a seguir.

Mais qualidade de vida

Em linhas gerais, podemos afirmar que morar no interior é sinônimo de viver melhor. A maioria das cidades do tipo oferecem mais qualidade de vida, mesmo que elas contem com muitas áreas urbanizadas, e não estejam tão distantes das grandes capitais. Isso ocorre, sobretudo, pelas excelentes características que apresentam.

Engarrafamentos que duram horas, por exemplo, não fazem parte da rotina dos moradores, bem como preços exorbitantes para imóveis comuns e criminalidade presente no dia a dia. Além disso, você e a sua família terão um ar mais puro e mais possibilidades de contato com a natureza e o meio ambiente.

Menos gastos

Outra vantagem de morar em uma cidade do interior é que você terá menos gastos no seu dia a dia. Como dissemos, o mercado imobiliário é bastante diferente, o que abre a prerrogativa de residir em uma propriedade incrível e com muitos diferenciais, mas por um valor que você pode pagar, usualmente bem menor do que em uma capital.

Dessa maneira, você conseguirá encontrar unidades que possuam áreas de lazer, mais quartos, presença de vagas na garagem, quintal e acabamento de alto padrão. Outro ponto importante é que, se você pretende se mudar contando com o trabalho em casa, ficará muito mais simples separar um cômodo e transformá-lo em home office.

Maior nível de segurança

Infelizmente, a criminalidade existe em praticamente todos os lugares do Brasil e é um dos problemas que mais preocupam qualquer cidadão, especialmente quem tem família e filhos. No entanto, é muito interessante saber que as chances de sofrer com algum crime, sobretudo os de maior potencial ofensivo, são muito menores nas cidades do interior.

i9vale imoveis de luxo

As taxas de desigualdade social são bem mais discretas, até por serem municípios com menos habitantes e uma sociedade mais unificada. Além disso, as ruas são menos movimentadas, contribuindo para o clima de tranquilidade e resultando em uma vida menos estressante e muito mais feliz.

Quando optar por trocar capital pelo interior?

Para concluir, vamos mostrar alguns dos sinais que podem mostrar que chegou a hora de você trocar a capital pelo interior. Confira!

Inquietude e ansiedade

Um dos principais sinais que podem apontar que é o momento certo de trocar a capital pelo interior é você andar inquieto e ansioso. São sentimentos muito ruins quando em excesso, e eles podem minar sua qualidade de vida e fazer com que você prejudique suas relações pessoais, atrapalhe sua carreira profissional e assim por diante.

Uma mudança para uma cidade menor, especialmente com a infraestrutura que os municípios interioranos do estado de São Paulo possuem, pode ser exatamente o que você precisa para virar o jogo. A inquietação não tomará mais conta da sua mente e você estará mais disposto a lidar com todos os problemas.

Problemas com o trânsito

Como já citamos ao longo do texto, o trânsito é um dos fatores que mais causam estresse em quem vive em grandes centros urbanos, notadamente nas capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Realmente, é fácil perceber que passar horas engarrafado todos os dias é algo que pode acabar com a paciência e a sanidade de qualquer um.

Nos municípios menores, a coisa muda totalmente de figura. Mesmo as que apresentam uma grande infraestrutura, não contam com congestionamentos duradouros e, quando ocorrem, se dissipam em questão de minutos. Isso abre a possibilidade de fazer mais programas de lazer, ficar com a família ou praticar o seu esporte favorito.

Pensamentos de mudança

Por fim, um outro indicativo de que chegou a hora de mudar é quando os seus pensamentos apontam para um novo lugar. Afinal, não há tempo para esperar e você precisa tomar uma ação, transformando o que seriam meros sonhos e desejos em realidade. Não importa tanto a motivação que está dando uma nova direção, mas sim aproveitar o sentimento.

É normal ficar com um pouco de medo, mas também é extremamente prazeroso encarar os novos desafios, não é verdade? Você e seus familiares terão oportunidades de criar laços com pessoas diferentes, fazer todas as atividades com mais segurança e, por incrível que pareça, pagando menos do que você paga atualmente.

Agora você já sabe identificar quando chegou a hora de trocar a capital pelo interior. É um ótimo momento para isso, pois o mercado imobiliário no interior de São Paulo anda pujante, com opções incríveis em municípios com a melhor qualidade de vida do Brasil.

Gostou de ler sobre quando é o momento de trocar capital por uma cidade menor? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.