condomínios tecnológicos

O que são condomínios tecnológicos? Confira!

O mercado imobiliário, assim como ocorre em praticamente todos os segmentos, vive em uma constante evolução, incluindo novos recursos e quebrando paradigmas, de forma que possa se tornar cada vez mais adequado às novas demandas, às necessidades e às expectativas da sociedade. Por isso, entender o que são condomínios tecnológicos pode ser muito interessante.

Trata-se de uma tendência que vem ganhando espaço no Brasil e no mundo por meio da adoção de algumas ferramentas e soluções modernas, que proporcionam mais praticidade para o dia a dia e conforto para a rotina dos moradores. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a sua leitura!

Afinal, o que são condomínios tecnológicos?

Podemos chamar de “condomínios tecnológicos” aqueles empreendimentos imobiliários que utilizam uma série de recursos avançados em prol da segurança, do conforto, da comodidade e do bem-estar dos seus moradores ou mesmo dos visitantes. No entanto, vale ressaltar que o que era visto como supérfluo ou luxuoso há poucos anos, agora, faz parte do cotidiano desses locais.

São propriedades ditas inteligentes, que vão além do trivial e apostam não apenas em atividades e em soluções automatizadas, mas também no treinamento estratégico de colaboradores, em projetos mais eficientes, na disponibilização de áreas de lazer e de espaços comuns, como home office e academias de ginástica.

Por que investir nesse tipo de empreendimento?

A busca pelas qualidades oferecidas pelos condomínios tecnológicos está cada vez mais presente em nossa sociedade. Afinal, quem não quer mais segurança para os filhos, mais comodidade depois do trabalho, a praticidade de frequentar uma academia a poucos passos de casa ou mesmo um lugar agradável para um momento especial com o seu cônjuge?

O fato é que essa é uma tendência marcante da atualidade e que deve crescer nos próximos anos, especialmente nos grandes centros urbanos, que já são estressantes por si só. Os condomínios tecnológicos também costumam priorizar menos danos ambientais, o que é crucial em tempos nos quais a sustentabilidade é um tema extremamente relevante.

Quais são as principais soluções de condomínios tecnológicos?

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o conceito dos condomínios tecnológicos e viu por que investir nesse tipo de empreendimento pode ser uma excelente ideia, vamos falar sobre os tipos de soluções que, geralmente, são oferecidas nesse perfil de propriedade. A seguir, confira algumas das principais tendências.

Portaria virtual

Uma das principais e mais comuns soluções de condomínios tecnológicos nos dias de hoje são as portarias virtuais. Elas são usadas como uma garantia a mais de segurança, o que pode ser imprescindível em cidades que ainda enfrentam problemas sérios de criminalidade, como muitos dos centros urbanos brasileiros, ou empreendimentos em áreas mais distantes.

É um recurso que se vale de diversas soluções agregadas, como o porteiro eletrônico e uma central que tem acesso imediato a tudo o que acontece em termos de entrada e de saída do ambiente interno. Além de reduzirem o custo com porteiros e permitirem outros investimentos, as ferramentas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, sem falhas ou descansos.

i9vale imoveis de luxo

Academias inteligentes

Outra preocupação muito comum nos dias de hoje está relacionada com a saúde e, por isso mesmo, as salas de ginástica e os boxes de crossfit estão lotados em todo o planeta. Porém, sabemos que muitas pessoas têm problemas em encaixar os treinos em sua rotina, tendo em vista que têm um dia a dia intenso e muito exigente.

As academias inteligentes dos condomínios tecnológicos vieram para mudar esse cenário, em sintonia com as alterações comportamentais que vão surgindo na sociedade. Como se não bastasse, é possível agendar horários remotamente, ligar a refrigeração por um sistema de programação e desligar tudo quando não houver usuários para economizar energia.

Lavanderias compartilhadas 

Uma das grandes tendências do mercado imobiliário mais recente são os imóveis com dimensões reduzidas, de modo que cada metro quadrado seja utilizado em prol da praticidade e da dinâmica dos moradores. Logicamente, isso é algo que vem mudando os projetos de arquitetura das unidades individuais, mas também os condomínios tecnológicos.

Os novos empreendimentos vêm oferecendo soluções para os moradores, como a lavanderia compartilhada. Sendo assim, as construtoras mais antenadas destinam um espaço comunitário para a inserção de máquinas de lavar, secadoras, tanques e outros equipamentos do tipo. Trata-se de um modelo altamente sustentável, que deve ganhar cada vez mais espaço. 

Piso térmico no imóvel

Como falamos no tópico anterior, os condomínios tecnológicos também vêm sendo influenciados pelas mudanças que ocorrem nas unidades individuais. Eles precisam estar em sintonia com os imóveis que nele estão situados, de forma que possam oferecer as soluções mais adequadas e eficientes para os seus moradores e visitantes.

Uma das maneiras pelas quais isso vem sendo feito é com o uso de algumas tecnologias que não eram tão comuns por aqui, como o piso térmico. Embora estejamos em um país prioritariamente tropical, temos estações e cidades frias, que podem fazer um excelente emprego de tal recurso, sobretudo em banheiros, funcionando a partir de um termostato. 

Sistemas de proteção

Para terminarmos, vamos voltar ao assunto da segurança, visto que ele faz parte da rotina, como uma preocupação da grande maioria das pessoas em nosso país. Os condomínios tecnológicos buscam a incorporação das melhores soluções do tipo, com sistemas protetivos que são capazes de identificar, inibir e comunicar as ocorrências que podem surgir eventualmente.

Além da portaria virtual, podem ser instalados alarmes nos muros divisórios, bem como câmeras posicionadas em pontos estratégicos, como em entradas, em muros, em elevadores e na garagem. Todas as movimentações são monitoradas por uma central e o preparo dos profissionais é diferenciado, para que possam agir sempre que necessário.

Como você pôde ver, os condomínios tecnológicos contam com soluções incríveis, que podem proporcionar uma excelente qualidade de vida para você e para os seus familiares. Além disso, eles representam um excelente investimento, uma vez que contam com vantagens com elevadíssima demanda no mercado imobiliário de hoje!

Gostou de aprender o que são condomínios tecnológicos? Quer entender um pouco mais sobre as opções de moradia que proporcionam uma melhor qualidade de vida? Então, não deixe de conferir o nosso outro post que mostra por que morar em São José dos Campos é tão vantajoso!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.