fbpx

Afinal, quais as vantagens de morar em cidades do interior de São Paulo?

As vantagens de morar no interior são sempre sinônimo de mais qualidade de vida, maior segurança, menos trânsito, custo de vida mais vantajoso, melhor convivência familiar e comunitária. Saber onde morar no interior de SP é uma experiência rica, que garante muitas opções interessantes para a concretização do sonho de mudança.

É comum que as pessoas associem o interior do Estado a uma área rural, sem modernização e com poucas opções de lazer, comércio e serviços. Imaginar a região com uma infraestrutura deficitária e abandonada, sem manutenção, é uma visão banal para quem é de cidades maiores. Por isso é importante conhecer esses locais para escolher onde morar no interior de SP.

Mas, ao contrário do que pensam, a região é muito bem-desenvolvida e oferece elevada qualidade de vida e boas oportunidades de emprego, além de todos os benefícios desfrutados por quem vive nas capitais. Há uma boa quantidade de alternativas, em diversos municípios, auxiliando quem busca onde morar no interior de SP a conseguir um região que atenda a todas as suas necessidades.

Quer entender por que cada vez mais pessoas se mudam para as cidades do interior de São Paulo? Apresentaremos agora algumas das principais vantagens que municípios como São José dos Campos, Taubaté e Jacareí oferecem. Continue lendo e confira!

Competitividade reduzida no mercado de trabalho

Desenvolver-se profissionalmente em cidades do interior de São Paulo é mais fácil se comparado à capital, onde a competitividade no mercado de trabalho é ferrenha. Como há menos profissionais atuando no interior e, por outro lado, uma boa oferta de vagas, é possível encontrar o emprego dos sonhos com mais tranquilidade.

Não estamos falando de qualquer emprego: existem oportunidades realmente valiosas. A cidade de São José dos Campos, por exemplo, abriga o maior pólo aeroespacial da América Latina. Taubaté, por sua vez, conta com mais de cem fábricas de médio e grande porte, sendo uma das mais industrializadas do estado de SP. Quem atua nessa área e nos ramos de tecnologia e inovação não pode ignorar o potencial da região para dar passos mais largos na carreira!

Para se ter uma ideia desse potencial, a cidade de São José dos Campos foi nomeada com destaque, na edição de junho de uma revista britânica, como a 4ª melhor cidade das Américas para se fazer negócios.

Ser reconhecida como uma das cidades americanas do futuro é uma conquista reservada apenas para locais com grande potencial! A seleção foi feita entre 42 municípios das Américas, demonstrando a grande veia empreendedora do interior de São Paulo e da cidade mais inovadora do Brasil.

Inclusive, como muitas pessoas ainda têm a capital de São Paulo como referência para trabalhar, inúmeras empresas oferecem salários e benefícios melhores em cidades do interior. A ideia é atrair os bons profissionais para a região, proporcionando vantagens mais interessantes. Quem ainda não explorou as opções do interior do estado está perdendo chances valiosas de crescimento pessoal e profissional.

Facilidade de locomoção

Quem mora na cidade de São Paulo ou em qualquer outra grande capital sabe das dificuldades de locomoção impostas pelo trânsito cada vez mais disputado. O transporte coletivo também é cheio, desconfortável e sujeito a falhas e atrasos pelo grande volume de passageiros.

A grande concentração de pessoas e de veículos dificulta o deslocamento, prolonga o tempo dele e causa vários transtornos aos moradores. Evidentemente, o estresse que isso provoca nas pessoas reflete em queda da qualidade de vida.

Já imaginou não precisar enfrentar tanto trânsito para ir trabalhar, levar os filhos à escola ou visitar o supermercado? Nas cidades do interior de São Paulo, como Jacareí, o tráfego em geral é bem mais tranquilo! Dependendo do bairro escolhido, dá até para fazer muitos dos deslocamentos diários a pé ou de bicicleta. Excelente, não?

Custo de vida menor

Todo mundo sabe como é caro morar em São Paulo. A capital paulista é, ao lado do Rio de Janeiro e de Brasília, uma das cidades mais custosas do país. Por esse motivo, investir em um imóvel no interior pode ser bem mais vantajoso, pois os valores para adquirir um imóvel são bem mais interessantes. Os salários não mudam tanto, mas as despesas da família caem consideravelmente.

Se o mesmo dinheiro compra mais coisas, um salário que, à primeira vista, poderia ser considerado menor, na verdade é maior! Além disso, é possível reduzir a carga de trabalho e a busca por cada vez mais, concentrando os esforços em fazer melhor, ter tempo para a família e viver com qualidade.

O custo de vida não se refere somente ao preço de um imóvel para morar. Gastos com supermercado, serviços básicos, transporte, educação e saúde também são menores em São José dos Campos e outras cidades do interior de São Paulo. Nesses locais, é possível fazer muito mais com muito menos dinheiro, por isso, você e sua família serão mais ricos ao se mudar para o interior!

Índices de violência reduzidos

Em um país com uma crescente violência urbana, encontrar lugares mais sossegados para viver é um privilégio para poucos. Quem tem a possibilidade de se mudar para áreas de alto padrão, no interior, opta por sair da cidade grande para conquistar mais segurança. Os bairros nobres de cidades como Jacareí e São José dos Campos oferecem conforto, segurança e muita qualidade de vida para seus moradores.

Locais com menor concentração de pessoas e mais qualidade de vida têm índices de criminalidade menores. Mesmo a capital de São Paulo sendo um município relativamente tranquilo, em comparação com outros centros urbanos, a diferença entre ela e as cidades do interior paulista ainda é significativa.

A região de São José dos Campos, por exemplo, se destaca pelos níveis de criminalidade reduzidos. Isso traz mais conforto, menos tensão e mais liberdade de ir e vir, sem ter de ficar preocupado o tempo todo com a própria segurança.

Alta qualidade de vida

Todas as vantagens citadas até aqui são determinantes para uma boa qualidade de vida, não é mesmo? No entanto, acima disso, as cidades do interior de São Paulo permitem uma vida com menos estresse, muitas facilidades, liberdade para criar os filhos e proximidade com a natureza, seja nos belos parques urbanos, seja nas áreas verdes naturais.

i9vale a melhor imobiliaria de sjc

No levantamento feito pelo estudo IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) 2020, São José dos Campos e Taubaté estão entre as melhores 20 cidades em todo o país. A pesquisa avalia o crescimento e melhorias em áreas como saúde, segurança, saneamento, educação e sustentabilidade. 

Com um ambiente mais agradável e menos barulhento, sem tanta poluição, ficar do lado de fora de casa é muito melhor! Diversos estudos indicam que crianças que crescem em contato com a natureza se tornam adultos mais felizes e com menos propensão a desenvolver transtornos mentais.

Quem escolhe mudar para o interior tem a vantagem de aproveitar opções muito interessantes, como os condomínios de luxo. Nesse tipo de edificação, os projetos reúnem casas de alto padrão, lazer de clube, segurança e convivência comunitária. Ter toda essa infraestrutura com muito espaço, preços competitivos e conforto é o tipo de coisa que só é possível de conseguir em áreas com menor concentração urbana.

Os amplos terrenos necessários para construir belos condomínios horizontais ainda existem nas cidades do interior de São Paulo, gerando um grande fluxo de pessoas em busca de imóveis diferenciados.

O interior apresenta um clima agradável (devido à poluição reduzida e a maior quantidade de árvores) e espaços mais propícios para ficar ao ar livre, por isso são grandes os incentivos para a prática de esportes, como o ciclismo, a corrida e a caminhada. Tudo isso ainda se soma à proximidade com o comércio, a bons serviços públicos e privados e trânsito mais tranquilo. A combinação desses vários fatores resulta em uma qualidade de vida excelente!

Viver em uma das cidades do interior de São Paulo é uma ótima opção para quem busca qualidade de vida, otimização de tempo e de dinheiro e mais oportunidades de crescimento profissional. Com a alta urbanização das cidades do interior de SP, é possível ter tudo isso sem abrir mão de manter uma rotina de morador de cidade grande, com mais segurança e natureza e menos poluição.

Oportunidades de investimentos vantajosos

Uma das maiores vantagens de morar no interior de São Paulo é pouco percebida por boa parte das pessoas, mas é algo que pode trazer um excelente retorno financeiro, sobretudo a médio e longo prazo. Se você souber procurar com inteligência e tiver bons olhos e/ou auxílio, é possível achar excelentes oportunidades de fazer um investimento vantajoso.

Os valores dos imóveis nesses municípios são bem menores que os praticados nas grandes capitais, por exemplo, mas a sua tendência é de uma valorização elevada no futuro. A procura cresce cada vez mais e isso deve refletir na precificação, uma vez que boa parte das pessoas precisa priorizar a qualidade de vida e a tranquilidade no mercado imobiliário.

Acesso à educação de qualidade para os filhos

Outra das excelentes vantagens de morar no interior de São Paulo é que esses locais conseguem proporcionar uma grande qualidade na educação dos seus filhos. Muita gente acha que, para oferecer um ensino de vanguarda, é preciso estar nos grandes centros urbanos ou nas maiores capitais, mas isso nem sempre é verdade.

Em São Paulo, os municípios do interior têm escolas excelentes para o ensino fundamental e médio. Complementar a isso, diversas universidades renomadas do país contam com campus em cidades interioranas, como São Carlos, Botucatu e Pirassununga. Isso para não falar que há uma tremenda diversidade de faculdades particulares na região.

Possibilidade de se socializar com os vizinhos 

Você também deveria pensar em fazer um investimento em uma cidade do interior de SP por conta do aspecto social que essa escolha pode gerar para você e sua família. Afinal, nas metrópoles, há um foco maior na vida profissional, e as pessoas estão sempre correndo, sem muito tempo para ter boas relações.

A ciência indica que amizades sólidas apresentam grande influência na qualidade de vida das pessoas. Mas, em uma cidade grande, com rotina agitada, trânsito e problemas de segurança, como fazer e manter amigos, não é mesmo?

Em municípios menores, a coisa muda um pouco de figura. Como não existem deslocamentos imensos para o trabalho e a população não fica horas presa nos engarrafamentos, é bem provável que seja mais simples parar para conversar com os vizinhos, curtir um happy hour, marcar uma confraternização ou simplesmente fazer mais amigos!

Intensa vinculação com o meio ambiente

Por fim, a última das maiores vantagens de morar no interior de São Paulo citadas neste conteúdo é a intensa vinculação que você e sua família poderão experimentar com o meio ambiente. Esses municípios de menor porte estão em melhor sintonia com a preservação da natureza, isso pode ser muito positivo para a qualidade de vida.

Mesmo nas áreas urbanas, as ruas são mais arborizadas. Ainda, existem parques, praças, chácaras, sítios, fazendas e outros espaços do tipo, nos quais é possível estar em meio a árvores, plantas, animais e muito mais. O ar não é poluído, o que pode até mesmo melhorar eventuais doenças respiratórias.

Os municípios de São José dos Campos e de Jacareí, entre outros na bela região do Vale do Paraíba, são completos nesse sentido e certamente proporcionarão uma rotina saudável e tranquila para a sua família.

Como conseguir ajuda para decidir onde morar no interior de SP?

Quer mudar para o interior de SP, mas não sabe por onde começar a procurar? Use o apoio de especialistas na região e busque aconselhamento de quem entende do assunto. Uma imobiliária com atuação especializada em imóveis no interior consegue aconselhar o cliente sobre regiões e oportunidades de negócios e indicar as opções certas para esse momento de transição.

A i9vale é especialista no suporte a pessoas que procuram imóveis na região metropolitana do Vale do Paraíba e cidades do interior de SP. O atendimento é personalizado e visa oferecer ao cliente o apoio a suas necessidades, indicando imóveis que tenham compatibilidade com o perfil dele. Com escritórios em Jacareí e São José dos Campos, a imobiliária já se consolidou na região como uma das mais qualificadas.

Na hora de escolher onde morar no interior de SP, é importante entender as vantagens dessa mudança. Além disso, conhecer as características e pontos de interesse das melhores cidades é uma ótima ideia. Para ajudar nessa tarefa, conte com quem entende do assunto, como os corretores da i9vale. Assim, sua busca fica muito mais ágil, assertiva e voltada para suas demandas.

Gostou do texto? Que tal encontrar seu imóvel ideal no interior? Entre em contato conosco e obtenha uma consultoria imobiliária personalizada para localizar o imóvel dos seus sonhos!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.