fbpx

Você sabe qual é o custo de vida em São Paulo?

São Paulo é a cidade com a maior densidade demográfica do país. Coincidentemente, estudos mostram que ela é a mais cara para se viver. Mesmo concentrando um volume maior de negócios, o que estimula a concorrência, fatores externos contribuem para elevar o custo de vida em São Paulo.

Se você mora na cidade, ou pretende se mudar para lá, é bom rever os seus planos, pois existem alternativas mais baratas e com melhor qualidade de vida nas proximidades. Ainda não as conhece? Descubra a partir de agora porque a cidade de São Paulo está cada vez mais cara para se viver e quais são as opções de moradia com melhor custo.

Por que o custo de vida em São Paulo aumentou tanto?

Atualmente, a cidade de São Paulo é uma das mais caras do Brasil para constituir residência. Os valores dos imóveis, dos produtos alimentícios e dos serviços de lazer dispararam. Mas o destaque fica para o transporte, que acumula altos recordes.

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) fez um estudo sobre o ICV (índice de Custo de Vida) na cidade, registrando uma elevação de 0,54% em março de 2019. Isso é mais que o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) pago no mês (0,53%). No primeiro trimestre, a inflação ficou em 1,32%, mas no acumulado de 12 meses, entre abril de 2018 e março de 2019, o aumento foi de 4,18%.

Entre os principais motivos, podemos destacar as tensões comerciais entre Estados Unidos e China e a saída do Reino Unido da União Europeia, que influenciaram fortemente o aumento de commodities, como o petróleo. A gasolina, por exemplo, registrou alta de 12,51% em 2018. Isso forma uma bola de neve, encarecendo produtos e serviços, já que tudo depende do transporte.

i9vale a melhor imobiliaria de sjc

Morar no interior pode ser uma boa solução?

Considerando o custo de vida, que está mais alto do que nunca, a violência, a poluição e os grandes congestionamentos complementam os motivos que tornam a moradia em São Paulo algo estressante. Por isso, a capital não representa um bom investimento agora. Por outro lado, existem cidades menores, nas proximidades, que se destacam por ser o extremo oposto.

Regiões como as de São José dos Campos (considerada a 4ª melhor do brasil para se viver), Jacareí e taubaté ficam a poucos quilômetros de São Paulo e oferecem uma qualidade de vida bem superior por um custo mais baixo. As vantagens de morar no interior de São Paulo são muitas, mas podemos destacar:

  • o ar puro que vem das reservas florestais protegidas;
  • o silêncio;
  • os baixos índices de criminalidade;
  • a boa educação;
  • fluidez do transito;
  • os preços mais em conta dos produtos e serviços.

Como escolher a cidade certa?

Não importa se você vai comprar ou alugar um imóvel, é preciso escolher bem a cidade para não ter arrependimentos. Por isso, pesquise as estatísticas que indicam os níveis de segurança, saúde, educação, emprego, renda, economia, habitação e transporte, bem como os custos alimentícios e os custos com medicamentos. Averígue também a presença de grandes empresas, hospitais e pontos turísticos na região.

Outro fator importante a ser considerado é a opinião de quem mora ou já morou por lá, pois você pode pegar algumas dicas com essas pessoas. Por fim, não deixe de visitar a região antes de se mudar. Escolha um hotel mais próximo possível de onde pretende morar e se hospede por algumas noites. Observe os pontos positivos e negativos e tenha uma prévia da experiência.

Como você pôde ver, o custo de vida em São Paulo segue aumentando, enquanto cidades vizinhas oferecem condições mais atrativas. Então, aproveite a oportunidade para investir e viver melhor.

Gostou das dicas? Descubra agora 4 vantagens de morar no centro de Jacareí-SP!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.