
Vida saudável: saiba como fazer uma horta orgânica em casa
Cultivar uma horta orgânica em casa é uma grande vantagem para quem quer ter mais qualidade de vida. Imagine poder ter sempre vegetais fresquinhos e livres de agrotóxicos para preparar suas receitas. Ou, então, deixar as refeições ainda mais gostosas com temperos recém-colhidos do quintal. Uma maravilha, não acha?
Além desses benefícios, cuidar de plantas é uma atividade extremamente relaxante. Esse contato com a natureza faz bem tanto para a mente quanto para o corpo. Se você mora em uma casa e tem espaço disponível, ótimo. Mas, se mora em apartamento, saiba que isso também não é um problema.
Afinal, é possível montar sua horta orgânica mesmo em um espaço menor. Quer saber como? Neste post, a gente conta o passo a passo para você. Acompanhe!
O que é uma horta orgânica?
É o cultivo de alimentos que se baseia no cuidado de que não seja prejudicial nem para o meio ambiente nem para quem vai consumi-los. Para isso, são usadas apenas técnicas naturais para a fertilização (como a adubação por composteira) e para o controle de pragas, como a utilização de predadores naturais ou produtos orgânicos.
Como o próprio nome sugere, os agrotóxicos são substâncias tóxicas. Quando utilizados no cultivo de alimentos, inevitavelmente, acabam os contaminando. Assim, o consumo excessivo desses alimentos pode prejudicar (e muito) a nossa saúde.
Por esse motivo, a procura por vegetais orgânicos tem aumentado tanto. Contudo, eles não são fáceis de serem encontrados em algumas regiões. E, quando são, custam um valor bem acima dos cultivados da maneira tradicional.
Então, uma ótima maneira de ter uma alimentação saudável e ainda economizar é cultivando uma horta orgânica em sua casa.
Quais os benefícios de cultivar alimentos orgânicos no quintal de casa?
É muito fácil ter uma horta orgânica em casa. Trata-se de um hobby muito relaxante, principalmente para praticar com as crianças. Assim, além de passar momentos incríveis juntos, você poderá incentivá-las desde cedo a ter uma alimentação mais saudável, bem como a ter certas responsabilidades, por exemplo, regar e adubar as plantinhas.
Ainda há outras vantagens, como:
- evita problemas de saúde, visto que o consumo excessivo de alimentos com agrotóxicos prejudica o funcionamento do organismo;
- promove a saúde, pois os vegetais orgânicos têm maior valor nutricional;
- ajuda na elaboração de receitas mais gostosas, pois as verduras, legumes e temperos cultivados de forma orgânica são ainda mais saborosos;
- ajuda a economizar nas compras no supermercado e na feira;
- tem sempre alimentos frescos;
- ajuda a preservar o meio ambiente;
- aumenta a qualidade de vida.
Como cultivar uma horta orgânica em casa?
Agora que você já sabe o que é uma horta orgânica e descobriu os benefícios de consumir os alimentos cultivados em casa, é hora de entender como montar a sua. Confira nosso guia!
Escolha o local
O primeiro passo para fazer sua horta orgânica em casa é escolher o local. Como já falamos, mesmo em um espaço pequeno, é possível montar a sua. Basta escolher um lugar que tenha incidência do sol durante a manhã ou final da tarde, que é quando os raios estão mais fracos e, desse modo, não prejudicam o desenvolvimento das plantas. Então, observe com atenção esse detalhe.
Se você mora em apartamento, também pode ter a sua horta. É possível montá-la na varanda ou em um local próximo à janela, para que receba iluminação natural e ventilação.
Faça uma composteira
A compostagem doméstica é uma técnica utilizada para acelerar o processo de decomposição de resíduos orgânicos. Como resultado, obtém-se um adubo riquíssimo em nutrientes que ajudarão no desenvolvimento dos vegetais da sua horta orgânica.
Você pode encontrar composteiras prontas em lojas de jardinagem ou, até mesmo, fazer você mesmo a sua. Nela, você deverá colocar os resíduos de vegetais utilizados no preparo de alimentos, como cascas e restos de frutas, legumes e verduras.
Organize o espaço para a horta
Há várias formas de fazer uma horta orgânica em casa. Por exemplo, você pode plantar direto na terra em seu quintal. Nesse caso, o ideal é fazer divisórias entre as espécies. Pedras ornamentais são uma excelente ideia, pois ajudarão a deixar o espaço ainda mais bonito.
Também há a opção de utilizar vasos grandes ou floreiras direto no chão. Se o espaço é pequeno, você pode fixar alguns suportes para vasos nos muros. Assim, conseguirá cultivar mais plantas.
No caso de apartamentos, há a opção de fazer algo como um jardim vertical, mas, em vez de folhagens decorativas, cultivar temperos, legumes e verduras.
Prepare o solo
O passo seguinte é preparar a terra para que ela ofereça os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas. Para isso, compre terra de boa qualidade e misture com o adubo da composteira. Além disso, acrescentar substrato ao solo ajudará muito, pois ele é rico em macronutrientes e ajuda a reter água.
Escolha o que plantar
Na hora de escolher o que plantar, pense em como é a alimentação da sua família e em quais alimentos vocês preferem. Algumas ideias são:
- temperos como pimenta, hortelã, salsinha, cebolinha, tomilho, orégano e manjericão;
- couve;
- alface;
- beterraba;
- agrião;
- repolho;
- cenoura;
- tomate;
- brócolis;
- alho-porró;
- espinafre.
É possível encontrar mudinhas dos mais variados vegetais para cultivar em sua horta orgânica em casa. Ou, se preferir, você pode plantar as sementinhas. Elas costumam se desenvolver bem rápido.
Saiba quais cuidados ter
O seu cuidado é o que vai garantir que as plantas se desenvolverão bem. Para isso, a irrigação deve ser constante. A melhor maneira de saber se é preciso regar os vegetais é colocando o teto na terra. Ela deve estar úmida. Se estiver seca, é necessário regar, mas não a ponto de encharcar o solo, pois isso poderá fazer com que as raízes apodreçam e as plantas morram. É importante fazer essa verificação todos os dias.
Sobre a adubação, é necessário fazê-la a cada 3 meses, em média. Outro cuidado importante é a retirada de ervas daninhas. Uma dica: elas ficam ainda mais fáceis de serem retiradas quando a terra está molhada.
Para evitar o surgimento delas, você pode cobrir a terra com cascas de árvores que são encontradas em lojas de jardinagem. Além disso, elas contribuem para que a terra permaneça úmida, evitando a irrigação frequente. Sempre que fizer essa limpeza de matinhos, aproveite para retirar as folhas secas das suas verduras e legumes.
Viu como é fácil montar sua horta orgânica em casa? Além de oferecer mais saúde, esse hobby permite que você e sua família tenham mais qualidade de vida. Então, siga o nosso passo a passo e comece hoje mesmo a cultivar suas verduras e legumes.
Gostou do nosso guia? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a montar uma horta em casa!