fbpx
como sair do aluguel

Como sair do aluguel? Confira 7 passos!

O investimento em propriedades é bastante interessante para os mais variados perfis de pessoas, tendo em vista que apresenta um grande nível de segurança e também um grande potencial de valorização. No entanto, muita gente quer apenas comprar um imóvel para morar. Pensando nisso, preparamos este post com 7 dicas de como sair do aluguel.

Embora isso possa parecer bastante complicado em um primeiro momento, o fato é que, com uma boa dose de organização e de conhecimento, é possível adotar algumas atitudes estratégicas e realizar o famoso sonho da casa própria. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue lendo o nosso artigo!

1. Comece pesquisando os imóveis disponíveis

O primeiro passo para sair do aluguel consiste em verificar os imóveis disponíveis no mercado do local em que você deseja morar. Afinal, os preços e as condições podem variar muito de acordo com a cidade, com o bairro e até com o momento da economia. Por isso, você não pode deixar de dar uma olhada nos tamanhos, nos valores, nas características e assim por diante.

Se a sua busca for por praticidade no dia a dia, uma unidade bem localizada e próxima ao centro da cidade pode ser uma boa alternativa. Já para quem tem filhos pequenos e está à procura de um pouco mais de tranquilidade, uma casa em uma área em crescimento pode ser uma grande opção. Analise as suas demandas e também as possibilidades do setor.

2. Faça um bom planejamento financeiro

Outra etapa imprescindível para quem deseja sair do aluguel consiste em fazer um bom planejamento financeiro. Por mais que as propriedades tenham um grande potencial de retorno e sejam um investimento certeiro, não podemos deixar de perceber que elas costumam ser vendidas por um valor elevado, sobretudo nas cidades com uma boa qualidade de vida.

Por isso, você precisa conhecer os seus rendimentos e os seus gastos no mês, colocando tais informações em uma planilha. Anote quanto você está pagando no seu contrato de locação, nas contas de água, na taxa de energia, na escola das crianças, no supermercado e assim por diante. Com isso, fica mais fácil realinhar despesas desnecessárias e poupar um pouco mais.

3. Conheça as opções de financiamento

Quase ninguém tem dinheiro para comprar um imóvel à vista e, por isso mesmo, o financiamento é uma modalidade extremamente popular no Brasil. Felizmente, os bancos e as demais instituições disponibilizam diversas modalidades, com condições e com características bastante distintas, de forma que uma deve se encaixar com o seu perfil.

A Caixa Econômica Federal é o maior credor do segmento no país e oferece alternativas bem vantajosas, como o novo Casa Verde e Amarela, que veio substituir o antigo Minha Casa, Minha Vida. No entanto, se você já for correntista de outra empresa, vale a pena ir à agência e conhecer as opções disponíveis e as formas de pagamento.

4. Entenda melhor as suas motivações

Uma dica interessante para quem está pensando em sair do aluguel é compreender as suas próprias motivações, pois isso pode ajudar a chegar ao objetivo que você deseja mais cedo. Isso é importante porque, apesar de o mercado imobiliário ser muito vantajoso, muita gente não pensa verdadeiramente em todas as vantagens que existem em comprar um imóvel.

i9vale imobiliária SJC

Veja se a sua ideia é gerar patrimônio para os seus filhos, ter mais liberdade para personalizar a propriedade como bem entender ou simplesmente deixar de ter uma despesa que não traz retorno todos os meses. Dessa maneira, você fica mais motivado para fazer a aquisição e ainda pode conversar com os seus familiares para que ajudem no processo.

5. Não deixe o seu dinheiro parado

Você fez um bom planejamento e está conseguindo juntar um pouco todos os meses? Excelente! No entanto, você deve saber que não é interessante deixar o dinheiro parado: fazê-lo render é uma estratégia bastante inteligente e também uma alternativa interessante para quem precisa acumular uma quantidade um pouco mais elevada de recursos.

Os brasileiros têm uma relação tradicional com a poupança, mas ela pode não ser a melhor opção. Você pode estudar algumas modalidades com melhor rentabilidade, mas não deve se esquecer de que a liquidez deve ser grande, para que seja viável sacar o valor quando bem entender. Converse com o seu gerente ou faça uma pesquisa sobre as melhores aplicações disponíveis.

6. Poupe um pouco todos os meses

Você consegue separar uma grande quantia em um momento, mas, nas semanas seguintes, acaba gastando mais do que recebe? Pois essa é uma maneira de complicar o seu orçamento e demorar um pouco mais para sair do aluguel. Como dissemos acima, o fato de fazer uma planilha e conhecer os seus gastos deve fazer com que você consiga poupar um pouco todos os meses.

Para um financiamento, por exemplo, é recomendável que a parcela não ultrapasse 30% dos seus rendimentos, somados aos do seu cônjuge, se for o caso. Mesmo que você ainda não tenha sequer simulado ou obtido a aprovação, é interessante testar se consegue separar esse percentual, até para não correr riscos de ficar inadimplente depois.

7. Conte com a ajuda de uma imobiliária

Por fim, se você realmente quer sair do aluguel, não pode deixar de contar com a ajuda de uma boa imobiliária. Trata-se de um dos passos mais importantes que você pode dar nesse sentido, pois é algo que proporciona total conhecimento sobre o mercado imobiliário da cidade em que você deseja comprar um imóvel e traz mais dinâmica para a negociação.

O setor é bastante burocrático e conta com muitos detalhes. Além disso, pela própria valorização das propriedades, qualquer pequeno erro pode gerar sérios prejuízos. Com uma empresa e com os profissionais do ramo ao seu lado, você não corre tais riscos e, de quebra, ainda pode achar o imóvel mais recomendável para o seu perfil e para as suas condições.

Pronto! Agora, basta seguir essas dicas e você já saberá como sair do aluguel e poderá realizar esse desejo tão importante na vida de qualquer pessoa, que é o de se tornar um proprietário de um imóvel!

Gostou de conhecer esses 7 passos de como sair do aluguel? Quer contar com a ajuda de uma empresa com a maior credibilidade do mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.