fbpx

Entenda como começar a fazer investimento em imóveis

O investimento em imóveis é considerado por muitos uma das formas mais seguras para aplicar as economias e fazer o dinheiro render. O mercado imobiliário em São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, por exemplo, está aquecido e oferece ótimas oportunidades para investimento no vale do paraíba. No entanto, para ter sucesso, é fundamental se informar.

Conhecer as vantagens desse tipo de negócio e os cuidados que ele requer ajuda a minimizar os riscos. Além disso, dedicação e persistência também são essenciais. Afinal, para obter o retorno desejado, às vezes, é necessário esperar algum tempo. Contudo, para quem sabe manejar bem as características do setor, os imóveis têm aparecido como excelentes opções para o enriquecimento financeiro.

O investimento em imóveis despertou seu interesse? Quer saber como começar a investir nessa área? Então, siga com a leitura deste post e prepare-se para entrar nesse mercado tão promissor.

Por que o investimento em imóveis é melhor que os demais?

Quando falamos de investimento em imóveis, estamos diante de um bem concreto. Afinal, existe um terreno, com ou sem construção. Quem comprou um bem pode investir em sua valorização fazendo obras, benfeitorias e reparos. Além disso, contará com a valorização costumeira do mercado imobiliário, quando a região cresce, desenvolve-se e se torna mais atraente.

Tudo isso é muito diferente do cenário de investimentos especulativos, especialmente aqueles que contam com variáveis da economia muito complexas. O dinheiro em investimentos incorpóreos está sujeito a um risco maior.

Além disso, um investimento no mercado financeiro não entrega um valor direto para a sociedade. Por fim, caso haja instabilidade econômica, o dinheiro simplesmente “evapora”. Quem nunca ouviu falar de pessoas que perderam milhões em menos de uma semana? Com um imóvel, isso não acontece. Um terreno, um apartamento ou uma casa sempre terão valor.

Ainda, a sociedade sempre precisará de imóveis e valorizará sua existência. Mesmo em momentos de crise e instabilidade econômica, a desvalorização de um imóvel não é capaz de causar tantos prejuízos quanto no mercado especulativo. Por isso mesmo, investir em imóveis ainda é a melhor maneira de enriquecer.

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Sem dúvida, a grande vantagem do investimento em imóveis é a segurança. Depois do registro do bem no cartório, é muito difícil que o proprietário o perca. O patrimônio conquistado com tanto sacrifício fica consolidado em uma propriedade registrada, garantindo o interesse do proprietário e também de sua família.

Além disso, ao contrário de ações e títulos, que podem perder valor do dia para a noite, os imóveis sofrem bem menos com as turbulências do mercado. Para tanto, basta investir em um bom imóvel, cuidar da sua manutenção e esperar o tempo certo para lucrar. Pode não ser o investimento mais emocionante, mas certamente é o mais tranquilo para quem tem projetos no longo prazo.

Além da venda, também há outras opções para lucrar com imóveis. Assim, quando o mercado ainda não está interessante para vender, o proprietário continua obtendo algum rendimento com o bem.

Por exemplo, é possível que o investidor obtenha uma renda passiva por meio de investimentos no mercado imobiliário, colocando a unidade para locação. Essa pode ser uma boa opção até a decisão pela venda, ou uma estratégia permanente de geração de renda. Porém, para que essa estratégia seja bem-sucedida, é importante fazer todos os cálculos para conseguir a rentabilidade desejada na operação.

Outra vantagem do investimento em imóveis é a variedade de opções. Há vários perfis de imóveis e possibilidades de aquisição, como terrenos, bens novos, usados ou na planta.

Por fim, é possível investir no setor residencial, mas também em imóveis comerciais, como escritórios, lojas, galpões e terrenos, diversificando, assim, a carteira de investimentos. Um investidor inteligente cria uma carteira variada, compensando os riscos de um tipo de imóvel com os benefícios de outro. Assim, o retorno fica ainda mais interessante.

i9vale imobiliária SJC

Como fazer um bom investimento em imóveis?

Como acontece em qualquer negócio, investir no mercado imobiliário também tem seus riscos, mas, seguindo algumas dicas, é possível evitá-los. Confira.

Identifique o seu perfil de investidor

Para uma melhor lucratividade, o ideal é que o imóvel seja um investimento de longo prazo. Por essa razão, o investidor precisa ser paciente.

Além disso, terá que lidar com a volatilidade dos ativos, tendo a resiliência necessária em épocas de crise imobiliária, por exemplo. Tenha em mente que vai passar, e você logo terá o lucro desejado.

Algumas pessoas gostam de fazer tudo por conta própria, transformando o investimento em imóveis em uma profissão. Outros preferem fazer parcerias com agentes do mercado, como imobiliárias, para tomar apenas as decisões estratégicas sobre os imóveis.

Se você pretende investir nesse mercado, também é fundamental que tenha vontade e disponibilidade para aprender. Quanto mais informações, melhor será sua leitura na hora de fazer negócio. É esse conhecimento que também garantirá a compra do imóvel certo na região ideal.

Leve em conta os custos embutidos

Se você é iniciante nesse mercado, precisa saber que as despesas vão além do valor líquido do imóvel. Entre os gastos extras, estão:

  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cujo valor varia conforme a região;
  • escritura pública, emitida sempre que um imóvel é transferido de um proprietário para outro;
  • certidões negativas que comprovam que não há pendências que impeçam a venda do imóvel;
  • taxas administrativas cobradas pelas instituições financeiras;
  • encargos da corretagem;
  • despesas com cartório de notas e registro de imóveis.

Aprenda a calcular a taxa de retorno

Para saber se você vai lucrar com a locação de um imóvel, divida o total do investimento feito — considerando os gastos extras — pelo lucro líquido que vai gerar o aluguel. Se você investiu R$ 400 mil e vai receber R$ 4 mil, por exemplo, significa que terá uma taxa de retorno de 1%.

Para quem pretende vender o imóvel, o cálculo é o mesmo: divida o investimento pelo valor da venda. Com a taxa de retorno definida, você saberá se vale a pena esperar mais um pouco.

Como identificar as melhores oportunidades de investimento em imóveis?

Para investir, é essencial conhecer bem o funcionamento do mercado desejado. No entanto, não é preciso fazer tudo sozinho. Encontrar parcerias de sucesso é uma ótima estratégia para fazer investimentos em imóveis com segurança.

Uma consultoria imobiliária especializada em imóveis da região em que o investidor atua faz toda a diferença. Os profissionais da imobiliária saberão indicar oportunidades e perspectivas do futuro, além de apresentar chances de negócios que se encaixem no perfil do investidor.

Com o apoio de uma imobiliária, é mais fácil encontrar bons imóveis para comprar, identificar oportunidades para locação e venda e fazer um comparativo de desempenho de acordo com o mercado. Por isso, o investimento em imóveis funciona melhor quando o investidor é bem assessorado por quem entende do assunto.

Como vimos, o investimento em imóveis é uma alternativa interessante para quem pensa no longo prazo. Os bens imóveis são menos sujeitos à instabilidade econômica e continuam sendo requisitados mesmo em momentos de baixa no mercado. Assim, os investidores garantem a preservação de seu patrimônio nos momentos difíceis e boas chances de lucrar quando o mercado se aquece. Com estratégia e conhecimento, é possível enriquecer com segurança.

Gostou do texto? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.