fbpx

Casa ou apartamento? Confira qual o melhor para quem tem filho

Escolher um imóvel para viver é sempre um desafio, tendo em vista que devemos considerar uma série de demandas, necessidades e expectativas dos nossos familiares. Por isso, preparamos um post falando um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento, ajudando a mostrar qual o melhor para quem tem filho.

Não tem jeito: as crianças são sempre uma prioridade e queremos um local que permita um desenvolvimento saudável, com espaço suficiente para que todos convivam bem e se desenvolvam adequadamente por anos ou até décadas. Você também está com dúvidas? Então, continue sua leitura!

O que considerar antes de escolher um imóvel?

São muitos os pontos que devem ser considerados antes de escolher um imóvel. Para a grande maioria dos especialistas, o fator mais importante é a localização. Isso não significa que a propriedade deve estar, obrigatoriamente, em um bairro nobre, mas sim em um lugar que seja bem atendido pelos serviços básicos e conte com estabelecimentos essenciais.

Quanto à unidade propriamente dita, o ideal é que ela se encaixe na rotina da família, principalmente para quem tem filhos. Na prática, o mais importante é ter espaço para que eles realizem suas atividades, além de segurança e privacidade, de forma que consigam um desenvolvimento saudável e em sintonia com o que é relevante para cada idade.

Quais as vantagens e desvantagens de um apartamento?

Agora, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de um apartamento. Na maioria dos grandes centros urbanos, esse é o tipo de unidade mais comum no mercado imobiliário, fazendo parte de um prédio ou mesmo de um conjunto de edifícios. Confira, a seguir, algumas de suas principais características.

Mais funcionalidade

Um dos aspectos mais marcantes de um apartamento é que é um tipo de imóvel que se propõe a ser bastante funcional. Hoje em dia, os projetos já são feitos para isso, aproveitando cada espaço disponível da metragem e encaixando os cômodos nas demandas, expectativas e necessidades mais comuns da rotina das famílias modernas.

Um exemplo bastante evidente dessa realidade pode ser visto nos conceitos abertos e nas cozinhas americanas. Com a integração com a sala, é possível preparar refeições ao mesmo tempo em que se observa as crianças brincando. De quebra, há um claro aumento na sensação de amplitude, sendo também um recurso de arquitetura.

Mais socialização

Muitas crianças têm dificuldades em socialização hoje em dia, ainda mais se considerarmos que passam cada vez mais tempo conectadas com a internet e as demandas de distanciamento social pioraram mais esse cenário. Por isso, uma das grandes vantagens de morar em apartamento é que os condomínios são ótimos para a socialização.

Há áreas de uso comum, como piscinas, quadras poliesportivas, salões de festas e playground. Até a portaria e os elevadores são compartilhados pelos moradores e suas famílias. Dessa maneira, fica muito mais simples fazer amizades, marcar uma partida de futebol ou mesmo dividir caronas para escolas, cursinhos, clubes e assim por diante.

Adequação a regras

Nem só de vantagens é feita a vida em um apartamento e uma das campeãs de reclamações são as regras do condomínio. Por mais que você seja uma pessoa pacata e sua família seja tranquila, não é incomum encontrar algumas normas que possam gerar desconforto, como as relativas ao som alto ou circulação de animais de estimação.

i9vale imobiliária SJC

Além disso, não dá para minimizar o fato de os vizinhos dividirem paredes, o que pode ser um problema para quem tem filhos pequenos e/ou agitados. Se o regimento interno for muito rígido, o reflexo pode vir em forma de multa e um belo prejuízo no final do mês. Por isso, analise se vocês terão dificuldades para viver em um ambiente tão controlado.

Quais as vantagens e desvantagens de uma casa?

Para terminar o conteúdo, vamos falar sobre o outro tipo de imóvel que pode ser interessante para quem tem filhos — as casas. Ao contrário dos apartamentos, são unidades individuais, onde o proprietário tem mais liberdade para fazer o que quiser, mas também deveres a mais. Veja.

Mais área privativa

Como dissemos anteriormente, um apartamento tem projetos mais dinâmicos, que tentam aproveitar melhor os espaços. Isso acontece, sobretudo, porque uma casa costuma contar com mais área privativa, cômodos mais amplos e ambientes que permitem diversas opções, entretanto, isso costuma se refletir no seu valor de compra ou locação.

Logicamente, como as crianças gostam de correr e brincar, isso é muito positivo, principalmente se houver um belo quintal ou um jardim frontal. Trata-se de um tremendo diferencial para quem quer educar os filhos com um pouco mais de contato com o meio ambiente ou estimular uma maior intimidade com a terra.

Mais liberdade

Você é daqueles que gosta de uma empreitada e, de vez em quando, não resiste a mudar paredes de lugar, fazer pinturas ou trocar toda a mobília? Então, uma casa pode ser uma alternativa mais recomendável, tendo em vista que é uma propriedade que possibilita muito mais liberdade do que um apartamento comum.

Dessa forma, você também pode receber os amigos sem controle na portaria ou até mesmo dar uma festa até mais tarde, desde que o som não atinja o espaço dos outros vizinhos. Para os pequenos, é uma maneira de não precisar ficar nada preocupado quando algo cai ou com as brincadeiras das crianças pelo chão.

Custos elevados

Um dos princípios da criação de empreendimentos residenciais de apartamentos é justamente o de permitir que os moradores possam ter algo de alto padrão, mas pagando menos por isso, tendo em vista que as despesas são compartilhadas. Por isso, se você pretende morar em uma casa, saiba que o seu investimento vai ser maior.

Trata-se de um ponto a ser considerado, uma vez que o orçamento mensal já costuma ficar mais apertado para quem tem filhos. Questões de conservação e limpeza ficam a cargo apenas do dono, além de uma eventual necessidade de instalação de aparatos de segurança ou monitoramento, despesa que sairia apenas do seu bolso.

Como você pôde ver, morar em casa ou apartamento tem vantagens e desvantagens. Analise bem os prós e contras de cada tipo de imóvel para acertar na sua escolha!

Gostou de aprender mais sobre casa ou apartamento? Então, para ler outros textos como este, não deixe de seguir nossos perfis no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.