
Casa conceito aberto: saiba mais sobre essa tendência
Nos últimos tempos, temos notado que as configurações recorrentes nas propriedades têm mudado bastante, de forma a deixar os cômodos muito bem integrados, atendendo às novas demandas, anseios e expectativas de uma sociedade cada vez mais dinâmica. Por isso, preparamos um post falando sobre a tendência de casa conceito aberto.
Com espaços que se fundem e menos paredes entre os ambientes, os moradores conseguem experimentar bons níveis de mobilidade e praticidade, além de ser um recurso de arquitetura que passa uma grande sensação de amplitude e aconchego. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a sua leitura!
O que é uma casa conceito aberto?
Uma casa conceito aberto, como o próprio nome já diz, consiste em um imóvel no qual há a priorização de um espaço amplo, com o mínimo de anteparos entre os cômodos de convívio, notadamente a sala e a cozinha. Com isso, o lugar ganha uma dinâmica e uma aparência bastante diferente, permitindo mais integração entre ambientes e pessoas.
O objetivo principal é garantir uma área útil maior e, com isso, sensações de amplitude e modernidade. Na prática, é uma opção que vem sendo largamente utilizada no mercado imobiliário, tanto em unidades pequenas, que anseiam por mais amplitude, quanto por propriedades de alto padrão, para proporcionar uma rotina mais dinâmica aos moradores.
Como surgiu o conceito aberto em imóveis?
Embora o conceito aberto em imóveis venha ganhando muita notoriedade nos últimos anos, não se trata de uma alternativa propriamente nova. Via de regra, é entendido que a tendência começou nas regiões centrais da cidade americana de Nova Iorque, nos idos dos anos 70 ou 80, quando prédios industriais foram revitalizados para fins residenciais.
Muitos deles viraram lofts, com ausência de paredes e muitas janelas amplas, aproveitando os recursos naturais de iluminação e ventilação. A ideia não tardou a se espalhar e virou um dos ícones da arquitetura moderna em todo o mundo, deixando os bairros da cena cultural e artística para ganhar os subúrbios e áreas nobres em todos os continentes.
Como ter uma casa conceito aberto?
Da mesma maneira que muitos imóveis foram projetados ou adaptados desde a sua origem na função residencial, a fim de que não houvesse divisórias entre os cômodos, outras propriedades tradicionais e com paredes podem ser adaptadas para que fiquem em sintonia com essa tendência. Para isso, logicamente, será preciso passar por uma obra considerável.
No entanto, a reforma costuma valer o investimento, pois tais unidades passam a ser mais valorizadas e modernas. De quebra, você ainda economiza em energia elétrica, visto que a iluminação natural flui melhor, assim como a ventilação. Cogite, por exemplo, apostar na integração das salas de estar, jantar, cozinha e, dependendo do caso, até da varanda.
Quais as vantagens da casa conceito aberto?
Agora que você já aprendeu mais sobre a tendência e até a origem do conceito aberto, vamos elencar algumas das principais vantagens que você pode experimentar ao apostar nessa mudança dentro do seu imóvel. Trata-se de uma excelente opção para quem procura mais espaço, amplitude e aproveitamento dos recursos naturais. Confira!
Passa uma maior sensação de amplitude
Não tem jeito: um dos grandes intuitos de quem aposta no conceito aberto é passar uma maior sensação de amplitude ao local. Nos últimos tempos, é uma estratégia que vem sendo utilizada mesmo em pequenos apartamentos, nos quais a ausência de paredes entre salas, cozinha e até a varanda faz com que a metragem pareça muito maior.
A área de circulação aumenta e a rotina fica otimizada, pois é mais simples falar com os outros moradores, fazer a limpeza dos ambientes e até usar menos mobília, porque a divisão pode ser feita apenas por uma mesa ou balcão, por exemplo. É algo muito confortável para moradores e visitantes, que passam a usufruir um lugar mais arejado e aconchegante.
Aproveita melhor os recursos naturais
Como dissemos anteriormente, o conceito aberto em uma casa ou apartamento permite um melhor aproveitamento de recursos naturais. Quando você aposta em muitas divisórias, é imprescindível que cada espaço conte com sua própria iluminação, ventilação e assim por diante. Sem paredes, a coisa muda muito de figura.
Se você tem uma boa janela na sala ou uma porta de vidro ligando para a varanda, por exemplo, o conceito aberto permitirá que a claridade do sol chegue até os utensílios da cozinha, dispensando tantas luzes e lâmpadas acesas. O mesmo princípio serve para o vento, que pode circular com muito mais facilidade.
Oferece uma boa comunicação entre os moradores
Uma das grandes reclamações de casais, especialmente aqueles com filhos pequenos, é a necessidade de seguir as tarefas do dia a dia ao mesmo tempo em que precisam tomar conta das crianças. Não é preciso pensar muito para perceber que, em linhas gerais, esse é um desafio muito maior quando você tem muitas paredes.
Já em uma casa conceito aberto, tudo fica mais simples. Você pode se comunicar sem dificuldades com os familiares e supervisionar as brincadeiras, mesmo se estiver preparando o almoço ou o jantar. A convivência na residência fica muito mais dinâmica, e você poderá experimentar esse benefício imediatamente.
Possibilita a criação de espaços elegantes
Quem disse que uma casa conceito aberto é apenas prática e moderna? O fato é que a tendência ganhou tanto espaço no mercado que ela vem se tornando o padrão de arquitetura, o que faz com que surjam novas soluções e possibilita a criação de espaços elegantes, mesmo em imóveis com pouca metragem.
Uma cozinha e uma sala pequena separadas, por exemplo, podem ficar lindas interligadas e divididas por uma mesa charmosa ou belo balcão, cercado de bonitos bancos. Com um bom projeto e muita criatividade, as áreas ficam maiores e mais fluidas, mesclando estilos e preferências, deixando sua propriedade muito mais atual.
Como você pôde ver, uma casa conceito aberto pode ser uma tendência não apenas mais prática, mas também mais elegante, funcional e em sintonia com os preceitos de sustentabilidade!
Gostou de aprender mais sobre essa tendência de casa conceito aberto? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais!
1 Comentário