
Casas de luxo à venda: aprenda a evitar os 8 erros comuns!
A pandemia, os juros baixos e a alta do dólar aumentaram a procura por casas de luxo à venda. Trabalhando em home office, com as crianças em aula virtual na maior parte do tempo e sem poder fazer as viagens de costume, muitas pessoas passaram a procurar um lugar mais espaçoso e confortável para morar com a família.
No entanto, para tornar o negócio seguro e evitar arrependimentos futuros, não basta ter o valor do investimento. É preciso ter alguns cuidados na hora da compra. Você sabe quais são eles? A seguir, confira os erros mais comuns cometidos nesse momento e saiba o que fazer para garantir uma transação tranquila e sem transtornos. Confira!
1. Não se planejar
Um dos grandes erros na hora de procurar um novo imóvel é a falta de planejamento. Aliás, a pressa é o maior “inimigo” nesses momentos, pois faz com que tomemos decisões precipitadas e com que fechemos um negócio que pode não ser tão favorável assim. Portanto, analise a sua situação financeira e defina o valor que deseja investir no novo imóvel.
Não se esqueça de que é preciso dar uma quantia de entrada e, caso o pagamento não seja à vista, também é preciso avaliar qual é o valor mensal que se poderá destinar ao pagamento das parcelas do financiamento.
2. Ignorar as despesas adicionais
Muita gente comete o erro de apenas considerar o valor de compra do imóvel. Porém, há outras taxas envolvidas no processo e que também precisam ser levadas em consideração. As principais são:
- a taxa de corretagem;
- o ITBI — Imposto de Transmissão de Bens Imóveis;
- o registro do imóvel;
- a escritura pública;
- as taxas cartoriais (como a Certidão Negativa de Ônus Reais);
- as taxas bancárias, no caso de financiamento imobiliário;
- os custos de vistoria;
- o habite-se;
- os custos com a mudança.
Além disso, não deixe de verificar o valor do IPTU que deverá ser pago, bem como o da taxa condominial, se o imóvel for em um condomínio. Nem todas as negociações são iguais, pois, em algumas delas, é possível que nem todas as taxas sejam de responsabilidade do comprador. Sendo assim, procure saber o máximo de informações sobre isso para evitar surpresas desagradáveis.
3. Ler o contrato apenas superficialmente
Assinar um contrato significa assumir a responsabilidade legal com a outra parte e que você concorda em cumprir todas as obrigações descritas no documento. Assim, para evitar problemas futuros, não deixe de lê-lo com muita atenção. Certifique-se de que compreendeu todas as cláusulas e de que não há qualquer dúvida.
Há muitos termos que não são de uso cotidiano de quem não está habituado a esse tipo de negociação e isso pode gerar um mal-entendido. Então, se possível, procure um profissional do ramo para analisar o contrato e garantir que você compreendeu tudo perfeitamente.
4. Visitar o imóvel apenas uma vez
Se você está pensando em comprar um imóvel pronto, seja ele novo, seja ele seminovo, é indispensável examiná-lo com bastante atenção. Isso porque pode haver defeitos que passam despercebidos em uma avaliação rápida e que podem gerar custos extras no reparo ou na reforma.
Além disso, é interessante visitar o local mais vezes, em horários e dias da semana diferentes. Desse modo, você terá uma noção melhor sobre como é a incidência do sol, a vizinhança, o movimento nos arredores, entre outros detalhes. O ideal, inclusive, é contar com um profissional para realizar um laudo de vistoria. Assim, você terá certeza sobre as reais condições do imóvel.
Por outro lado, se você deseja comprar um imóvel na planta, observe o projeto com bastante atenção. Analise a disposição e a medida dos cômodos, os acabamentos a serem utilizados, a possibilidade de personalização e a estrutura do condomínio (portaria, vagas na garagem, áreas de lazer e sistemas de segurança).
5. Não verificar a documentação do imóvel
Antes de fechar negócio, examine bem os documentos do imóvel. É fundamental ter certeza de que a propriedade está legalizada e de que não há débitos ou dívidas decorrentes de tributos ou condominiais, pois, após a compra, essas despesas serão cobradas do novo proprietário. Em alguns casos, inclusive, se a documentação não estiver em dia, você não poderá passá-la para o seu nome mesmo que já tenha pago pelo bem.
Logo, solicite documentos, como:
- a matrícula atualizada no Cartório de Registro de Imóveis do município;
- a quitação de serviços, como energia elétrica e água;
- a quitação das taxas condominiais;
- a certidão negativa de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e INSS (Receita Previdenciária).
6. Deixar de pesquisar sobre a localização
Além de visitar o imóvel, também é de extrema importância buscar saber o máximo sobre a região. É um bairro seguro? Fica próximo do seu trabalho e da escola dos filhos? Há opções essenciais de comércio e serviços? É uma região com potencial de valorização?
Todas essas questões são fundamentais porque vão interferir diretamente em sua rotina após você se mudar para o imóvel. Então, não deixe de pesquisar com atenção, pois, depois de assinar o contrato, não há como voltar atrás.
7. Não pensar em longo prazo
Depois de analisarem as casas de luxo à venda, muitas pessoas optam por uma que atende com perfeição às suas necessidades do momento. Mas e em longo prazo? Também é preciso pensar no futuro. Por exemplo: se você pretende aumentar a família, considere um quarto a mais.
Ademais, se você deseja comprar mais um carro, leve em consideração a quantidade de vagas na garagem. Considere também se há alguma intenção de mudar de emprego.
8. Dispensar uma consultoria especializada
Abrir mão da ajuda de profissionais do mercado imobiliário é um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer ao comprar um imóvel. Há quem faça isso por pensar que economizará com a taxa de corretagem. Entretanto, é esse profissional que garantirá que toda a negociação flua corretamente e com segurança, desde a procura do imóvel até a entrega das chaves.
Ele avaliará se o valor cobrado está dentro do que é praticado no mercado, se a documentação realmente está em dia e se o contrato está correto. Ele também o ajudará na vistoria, na simulação e na negociação das condições de pagamento.
Portanto, se você está de olho nas casas de luxo à venda e está disposto a fazer um negócio seguro e sem surpresas desagradáveis, não deixe de contar com uma boa consultoria imobiliária. Ela é fundamental para que você não cometa nenhum erro durante a transação.
Que tal, então, entrar em contato conosco? Saiba como a i9vale Imobiliária ajudará você a encontrar o lugar ideal para morar com a sua família!