fbpx
como montar um closet

7 dicas de como montar um closet para organizar seus itens pessoais

Estar bem vestido é algo importante na vida particular e profissional de qualquer um, mas há um grande desafio em manter a organização para quem tem uma rotina atribulada. No entanto, existem certas soluções que podem ajudar muito nesse sentido. Pensando nisso, separamos 7 dicas de como montar um closet para organizar seus itens pessoais.

Trata-se de um espaço extremamente funcional, que pode fazer uma verdadeira revolução no seu dia a dia ao facilitar a escolha das peças, a composição do visual e acabar com aquela bagunça de roupas espalhadas por todos os cômodos.

Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!

1. Comece definindo um bom espaço

O primeiro passo para montar um closet para organizar seus itens pessoais consiste em definir um espaço para isso. Afinal, é praticamente um cômodo novo, o que demandará alguma mudança na planta da sua residência. Usualmente, os locais mais escolhidos são anexos ao quarto, mas isso não é uma obrigatoriedade, embora traga mais praticidade para a rotina.

Se a sua escolha for essa, será preciso tirar as medidas do ambiente, até para verificar se os móveis que você pretende utilizar se encaixam ali. Uma alternativa que vem fazendo sucesso é montar o closet em um lugar que não esteja sendo usado para nada, como um quartinho extra ou mesmo convertendo as dependências de empregada.

2. Considere suas principais necessidades

O passo seguinte para montar um closet consiste em considerar suas necessidades. Isso quer dizer que você precisa ficar de olho na sua rotina, pois as demandas de roupas de quem é contratado de uma grande e tradicional corporação, por exemplo, costumam ser bem diferentes de quem trabalha em pequenas empresas ou no modelo de home office.

Dessa forma, você poderá definir a quantidade de metros quadrados ideal para o número de peças que você possui, incluindo sapatos, tênis e acessórios, como relógios, bolsas, mochilas etc. Também é o caminho para escolher a mobília, seja comprando móveis novos, mandando fazer ou mesmo reaproveitando alguns que você já tinha em casa.

3. Escolha materiais e acabamentos

Com um espaço definido e analisando a quantidade de artigos que você precisa guardar, o passo seguinte para montar um closet para organizar seus itens pessoais está na escolha dos materiais e acabamentos. Eles podem ser dos mais simples até os de mais alto padrão, mas o importante é que reflitam sua personalidade, preferências e, claro, respeitem o orçamento.

Nos dias de hoje, o mais comum é que os projetos usem madeiras nobres, para quem está disposto a gastar um pouco mais, ou o MDF, para quem está focando em praticidade e economia. Entretanto, nada impede de inovar nesse sentido, fazendo composições com vidro e outros revestimentos, que podem ser usados também em portas e gavetas.

i9vale imobiliária SJC

4. Capriche no projeto de iluminação

Pouco adianta acertar em cheio em todas as dicas até aqui se você não conseguir se enxergar com as roupas que escolher para as mais diversas ocasiões, não é mesmo? Por isso, uma dica muito útil está em caprichar no projeto de iluminação. O melhor de tudo é que, atualmente, é possível fazer isso sendo sustentável, usando opções modernas e econômicas.

Uma sugestão muito boa é tentar distribuir pontos de luz de maneira uniforme, clareando o cômodo como um todo. Lâmpadas de LED embutidas nos armários e na própria madeira dão um efeito todo especial, duram por anos e cobram pouco na conta de energia. Spots direcionáveis, sobretudo para o espelho, também ajudam a elevar a funcionalidade.

5. Não tenha medo de abusar de espelhos

Falando em espelhos, não podemos deixar de reforçar que, se a ideia é montar um closet para organizar seus itens pessoais, eles valem qualquer investimento. Além de ficarem lindos no projeto e ajudarem a dar um ar moderno à decoração, são extremamente funcionais e permitem que o usuário consiga avaliar suas composições por completo.

Em linhas gerais, o mais comum é apostar em uma grande peça única, situada em uma posição central do ambiente e muito bem iluminada. No entanto, nada impede de incluirmos também alguns modelos menores e mais específicos, eventualmente até articulados e com reflexo aumentado, para visualizar detalhes do penteado ou da maquiagem, por exemplo.

6. Considere incluir uma sapateira

Enquanto algumas pessoas se saem perfeitamente bem no dia a dia apenas com alguns pares de calçados, outras são apaixonados por eles e não hesitam em ter dezenas de peças para as mais variadas situações. Independentemente do seu caso, incluir uma sapateira é uma boa ideia na hora de montar um closet para organizar seus itens pessoais.

É uma maneira de agregar valor ao ambiente e deixá-lo ainda mais funcional, de acordo com a especificidade das suas demandas. Para isso, é possível apostar em prateleiras ou gavetas com menos profundidade, a fim de facilitar o acesso. É importante que fiquem separados das roupas, para não correr o risco de transmitir odores para as outras peças depois do uso.

7. Dê seu toque pessoal à decoração

Por fim, para montar um closet para organizar seus itens, você não pode deixar de dar o seu toque pessoal à decoração. As dicas que citamos acima são bem generalistas, ou seja, se encaixam para praticamente qualquer um, mas isso não quer dizer que você não possa colocar a sua digital no ambiente e deixá-lo do jeitinho que sempre sonhou.

O projeto deve ter espaço para suas preferências, desde a escolha dos materiais até a inclusão de alguns artigos de arte. Você pode colocar quadros, uma escultura em um nicho ou porta-retratos em alguma prateleira. A ideia é deixar o local não apenas funcional, mas personalizado e exclusivo, para que você possa ter prazer e bem-estar ao escolher suas roupas.

Pronto! Agora você já sabe montar um closet para organizar seus itens pessoais! Não se esqueça também de deixá-lo sempre arrumado e evitar a bagunça, para otimizar ainda mais a sua rotina.

Gostou das nossas 7 dicas de como montar um closet para organizar seus itens pessoais? Então, siga nossos perfis no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn e acompanhe outras publicações!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.