
7 tipos de construção para você se inspirar
Construir um lugar para viver é uma tendência que vem ganhando muito espaço no mercado imobiliário atual, uma vez que é uma escolha econômica e que permite se ter uma propriedade em perfeita sintonia com as demandas dos futuros moradores. Pensando nisso, preparamos um post mostrando alguns dos principais tipos de construção para você se inspirar.
Com um conhecimento adequado sobre as técnicas disponíveis, passa a ser viável escolher aquela que está de acordo com o estilo de vida desejado, o design favorito e, logicamente, com o orçamento disponível para a obra. Continue lendo e veja qual é a melhor alternativa para você!
1. Alvenaria de vedação ou convencional
Os tipos de construção são os “sistemas” pelos quais um determinado imóvel, como uma casa ou um prédio, é edificado. Em linhas gerais, é recomendável fazer um estudo prévio, avaliando uma série de questões e detalhes, para descobrir qual é o método mais adequado para cada situação, para cada terreno e até para a arquitetura da futura propriedade.
A alvenaria convencional, também chamada de alvenaria de vedação, é uma das opções mais populares no Brasil e em muitos outros lugares. Isso faz com que não seja necessário buscar uma mão de obra altamente especializada, pois muitos profissionais do ramo estão amplamente habituados com a técnica e com as suas exigências estruturais.
A sua composição inclui vigas, pilares e lajes de concreto armado, sendo que a parte de alvenaria entra apenas para a vedação. Outros de seus pontos fortes são a grande disponibilidade de materiais e a facilidade para futuras reformas, mas vale lembrar que essa é uma metodologia que costuma gerar muitos resíduos e desperdícios na sua execução.
2. Wood Frame
O Wood Frame é um dos tipos de construção mais inovadores dos últimos tempos e é amplamente utilizado em alguns países, como os Estados Unidos. A sua estrutura, como o próprio nome já diz, é formada por perfis de madeira, que podem advir de áreas de reflorestamento, em sintonia com as recentes demandas de sustentabilidade da sociedade.
O material precisa ser maciço e passar por um processo de autoclavagem, com o objetivo de torná-lo mais resistente contra cupins e contra a umidade. Um dos pontos fortes está no excelente desempenho acústico e térmico, que permite uma construção rápida, mesmo de unidades de alto padrão. Porém, há um limite de pavimentos e a exigência de uma mão de obra especializada.
3. Alvenaria estrutural
O método de alvenaria estrutural usa blocos de concreto ou de cerâmica para mesclar o sistema estrutural com a vedação. Você já deve conhecê-lo, já que ele é muito utilizado por aqui: as paredes são a própria estrutura do imóvel. Com isso, o projeto deve ser muito bem-feito, de forma que os sistemas elétricos e hidráulicos sejam considerados na construção.
Cada vão e abertura deve ser pensado em detalhes, mas o fato é que essa é uma alternativa interessante para quem deseja economia, agilidade e menos dificuldades durante a obra. O ponto negativo se dá por motivos óbvios: é muito difícil fazer alterações na planta posteriormente, pois cada elemento suporta parte da carga da estrutura.
4. Steel Frame
Steel quer dizer “aço” em Inglês e, dessa forma, já podemos compreender como funciona esse excelente sistema construtivo. Por meio do método, temos uma estrutura formada por perfis de aço galvanizado, o que faz com que essa seja uma opção altamente industrializada e racionalizada, com uma geração mínima de resíduos.
O acabamento pode ser feito por meio de placas cimentícias, madeira ou drywall e um dos seus pontos fortes se dá na limpeza do canteiro de obras, uma vez que pouco se utiliza água e a geração de resíduos é muito pequena. No entanto, existem algumas possíveis limitações, como o número de pavimentos e a necessidade de uma mão de obra altamente especializada.
5. Container
Os sistemas de construção que utilizam containers estão ganhando muita popularidade ao redor do mundo e muitas pessoas estão considerando o investimento nesse tipo de metodologia. Trata-se de um material resistente e altamente disponível, que pode oferecer um aspecto moderno e um ar industrial para o seu futuro imóvel.
Outro destaque se dá por conta da sustentabilidade, pois eles são oriundos do reaproveitamento de outras utilizações, como o armazenamento e o transporte de cargas. O tempo de obra também é muito pequeno, pois eles só precisam ser adaptados. Como ponto negativo, há a necessidade de um tratamento adequado para eliminar vestígios contaminantes.
6. Concreto pré-moldado
O concreto pré-moldado é um dos tipos de construção mais conhecidos e utilizados atualmente por todo o Brasil, principalmente quando pensamos em imóveis de maior porte, como galpões, indústrias ou grandes empresas. O seu ponto alto é o valor, uma vez que ele oferece um ótimo custo-benefício, além de segurança e boa durabilidade.
As peças estruturais são produzidas em uma fábrica, para, depois, serem transportadas até o local da obra, no qual serão posicionadas adequadamente. Isso confere uma grande praticidade ao projeto, mesmo quando existem muitos pavimentos. O ponto negativo é que, caso seja necessário fazer alguma mudança, a flexibilidade é bastante reduzida.
7. Construção a seco (drywall)
Não dá para falar em tipos de construção para você se inspirar nos dias de hoje sem falar em drywall. Também conhecido como construção a seco, o método é muito popular nos Estados Unidos e consiste no uso de gesso acartonado para substituir a alvenaria. Por aqui, contudo, é mais empregado em obras pequenas e em reformas pontuais no interior dos imóveis.
Para que haja maior resistência, as placas de gesso podem receber camadas de poliestireno, madeira ou outro material, sendo uma opção bastante customizável e que sai da fábrica com as medidas desejadas. Entre as desvantagens, estão o pouco controle acústico e a baixa resistência em climas úmidos ou com grande incidência de radiação solar.
Agora, você já sabe tudo sobre os principais tipos de construção. Não se esqueça de que é importante escolhê-lo de acordo com as necessidades da obra e com as suas preferências a fim de encontrar a opção correta para a edificação que se pretende realizar!
Gostou de conhecer os 7 tipos de construção para você se inspirar? Então, confira também o nosso outro post que mostra por que morar em São José dos Campos é tão vantajoso!