fbpx
São José dos Campos SP

Arco da inovação: o cartão postal de São José dos Campos

Qualquer cidade que preze pela qualidade de vida dos seus habitantes precisa promover um bom investimento em infraestrutura, não é mesmo? Algumas vezes, a funcionalidade da obra pode ser concomitante a uma grande beleza estética. Esse é o caso do Arco da inovação, o novo cartão postal de São José dos Campos.

A criação foi feita para oferecer grandes benefícios para o município, ajudando a desafogar o trânsito na região rotatória de Colinas, permitindo que mais carros façam um trajeto relevante na malha viária local ao mesmo tempo e minimizando congestionamentos e problemas de trânsito. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é o Arco da Inovação?

O Arco da Inovação é, na realidade, uma ponte estaiada chamada de Juana Blanco. Ou seja, é constituída por um mastro de onde partem cabos de sustentação, criando um visual incrível. Trata-se de uma obra importante para São José dos Campos, pois liga avenidas relevantes, como a Jorge Zarur, a São João e a Cassiano Ricardo, desafogando o tráfego da região.

Por baixo, passam dois viadutos construídos em formato de X, permitindo uma redução considerável dos congestionamentos em um dos pontos mais movimentados da cidade, beneficiando motoristas e passageiros de transportes coletivos. A promessa é ser uma mudança positiva na vida dos moradores, além de uma atração para os visitantes.

Quem projetou o Arco da Inovação?

O Brasil é conhecido pela criatividade e isso fica marcado na atuação de muitos profissionais mundialmente conhecidos no ramo da arquitetura e da construção civil, dentre os quais o mais famoso é Oscar Niemeyer. No entanto, existem alguns talentos locais que também merecem ser valorizados, como o engenheiro Catão Francisco Ribeiro.

Conhecido como “o pai das pontes estaiadas” e com premiações internacionais por seus cálculos em curva, ele foi responsável pelo Arco da Inovação em São José dos Campos junto a Octávio Frias de Oliveira, da cidade de São Paulo. O projeto, que ainda conta com dois viadutos, vem se transformando em um belo ponto turístico para a região.

Por que foram escolhidos esse método e local?

Como dissemos, a escolha do local foi estratégica, por se tratar de uma das regiões mais movimentadas de São José dos Campos. Diariamente, cerca de 60 mil pessoas circulam por ali, com milhares de viagens de transportes coletivos ou carros particulares que já fazem parte da rotina da cidade, tornando a área o principal ponto de congestionamento municipal.

A escolha por uma ponte estaiada, por sua vez, ocorreu por conta de outros fatores, especialmente do ponto de vista da eficiência e da economia. Pelos sistemas convencionais, seriam necessários mais dezenas de metros de construção de cada lado, o que encareceria a obra. Além disso, ela se tornaria mais agressiva ao meio ambiente.

Quais os valores e os prazos do Arco da Inovação?

Para se ter uma ideia da grandiosidade do Arco da Inovação, basta dizer que ele tem mais de três vezes a altura do principal ponto turístico do país: a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Por isso, é natural supor que sua construção não foi barata, sendo orçada inicialmente em mais de R$ 48 milhões, mas sofrendo um acréscimo de cerca de R$ 12 milhões.

i9vale imobiliária SJC

Os prazos também sofreram alterações. Com a obra sendo iniciada em 2 de julho de 2018, a previsão de conclusão seria para agosto de 2019. A inauguração foi adiada quatro vezes, até que a liberação da circulação ocorreu em abril de 2020, embora alguns itens tenham sido concluídos apenas depois.

Qual a sua simbologia?

Você sabia que o Arco da Inovação tem uma simbologia importante para São José dos Campos? A cidade do interior de São Paulo, conhecida por sua excelente qualidade de vida e alto padrão no mercado imobiliário, prima por uma economia pujante, com oportunidades em diversas áreas e uma grande capacidade de desenvolvimento.

A ponte estaiada, além de ter a função de destravar o trânsito de uma região extremamente movimentada, usa o seu design moderno e único para homenagear um município que consegue ser moderno e dinâmico sem perder o ar charmoso de interior. Isso tudo com muita segurança, simpatia entre as pessoas e respeito ao meio ambiente.

Trata-se da primeira construção do Brasil nesse formato de arco e curva, marcado por ser mais econômico do que os métodos tradicionais, refletindo a preocupação com a natureza e os preceitos de sustentabilidade. O ganho ambiental também se faz presente pela redução no deslocamento dos veículos, minimizando a emissão de poluentes na atmosfera.

Outros modais serão beneficiados pelo Arco da Inovação?

Como dissemos, o intuito principal da construção da ponte estaiada Juana Blanco é o de desafogar o intenso trânsito em Colinas, otimizando a rotina dos moradores e dos trabalhadores que passam diariamente por ali. Entretanto, a promessa é agregar valor também para outros modais de transporte, beneficiando ainda mais pessoas.

Visando trazer mais segurança e mobilidade, a ciclovia da avenida Lineu de Moura será conectada à da avenida Andrômeda, ligando a região oeste à sul por meio de uma ciclovia sobre o solo que passa justamente pelo Arco da Inovação. Com isso, o deslocamento de quem prefere circular de bicicleta fica mais dinâmico, sem risco para quem pedala.

Por que o Arco tem tudo a ver com São José dos Campos?

O Arco da Inovação vem chamando a atenção como uma grande atração turística. Adultos e crianças se encantam com a sua suntuosidade, pois conta com um tamanho expressivo e seus mastros independentes se encontraram a nada menos do que 100 metros de altura, podendo ser vistos de muitos locais da cidade.

Até o desafio por conta das características do terreno, que está ao largo de um córrego, remete ao município, que não mede esforços para manter o seu desenvolvimento econômico sem deixar de lado sua excelente qualidade de vida. É a união perfeita entre projeto e execução, resultando em um novo marco arquitetônico e um belíssimo cartão postal.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o Arco da inovação, o novo cartão postal de São José dos Campos! A cidade é um lugar perfeito para quem busca por uma rotina mais tranquila, com excelente qualidade de vida e boas oportunidades de trabalho.

Gostou deste post? Então, confira nosso post com 7 dicas para comprar um imóvel na cidade!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.