
Decoração com vidro: saiba como aplicar em seu imóvel
Investir na decoração com vidro significa ter um lar mais moderno e sofisticado, com um visual marcante. Afinal, o material é extremamente versátil e pode ser utilizado em qualquer estilo decorativo. Isso ocorre porque ele também é encontrado em diversos acabamentos, como opacos, transparentes, coloridos, com relevo, entre outras opções.
Apesar disso, muitas pessoas encontram dificuldade na hora de compor os ambientes. Por esse motivo, elaboramos este conteúdo completo com dicas de decoração com vidro para você se inspirar e, ainda, explicamos seus maiores benefícios. Acompanhe!
Quais as vantagens de utilizar vidros na decoração?
Por se tratar de um material multifuncional, pode (e deve) ser empregado em todos os ambientes para compor qualquer proposta decorativa. Isso porque, além da versatilidade, o vidro oferece vários outros benefícios. A seguir, confira quais são os mais importantes.
Iluminação
O vidro é a aposta mais correta para quem preza ambientes bem-iluminados. Por permitir a passagem da iluminação natural, cria uma atmosfera cheia de vida, convidativa e aconchegante. A claridade ainda dá a sensação de um ambiente bastante amplo. Desse modo, seu uso é ainda mais benéfico para espaços com metragem reduzida.
Mas, atenção: opte por vidros com proteção solar, pois eles bloqueiam até 99% dos raios UV. Assim, você garantirá a sua saúde e a de sua família, já que a pele e os olhos não sofrerão com as consequências nocivas dos raios solares.
Conforto térmico
Outra grande vantagem de optar por vidros com proteção solar é que, além de bloquear a maior parte dos raios UV, há também mais conforto térmico. Isso se desdobra em outros benefícios, porque a utilização de ar-condicionado será reduzida, impactando também o valor da conta de energia.
Isolamento acústico
O vidro não é utilizado nas construções apenas para possibilitar uma entrada maior de luz. Ele também é muito eficaz para o isolamento acústico. Para isso, é preciso escolher tipos específicos de vidro, como o laminado, insulado ou vidro duplo, e levar em consideração fatores como intensidade e reflexão.
Suavidade
Ao utilizar vidros transparentes na decoração, os espaços se tornam mais iluminados e limpos. Acrescentam também textura aos ambientes, mas sem pesar ou destoar dos outros materiais. Aliás, mesmo os vidros pintados ou os acidatos, ou seja, com acabamento fosco, conferem suavidade aos cômodos, pois são capazes de trazer o equilíbrio perfeito que uma decoração exige.
Sofisticação
A decoração com vidro é uma constante nos projetos de luxo. É possível ver o material em vários elementos, não apenas nas janelas, como também em móveis, escadas, corrimão, objetos decorativos e, até mesmo, em pisos.
Opções de combinação
Madeira, mármore, inox, metal, pedras naturais: o vidro combina com todos os tipos de materiais, enriquecendo e trazendo mais requinte e sofisticação ao design de interiores. Isso porque há uma grande variedade, como pintados, coloridos, foscos, extra clear, com relevo, entre outras opções.
Mas como fazer uma decoração com vidro?
Quando falamos sobre vidro em moradias ou mesmo em salas comerciais, normalmente só pensamos na sua utilização padrão, como em janelas ou mesmo no box dos banheiros. No entanto, ele pode ser empregado em vários elementos. A seguir, confira algumas ideias!
Objetos decorativos
Essa é a melhor maneira de incluir o vidro na decoração de casas ou apartamentos já prontos e mobiliados. Vasos, esculturas e mesmo cúpula de luminárias e bases de abajures em vidro enriquecem o visual dos ambientes, gerando pontos focais que harmonizam perfeitamente com os outros elementos do ambiente.
Para tais casos, é ainda mais interessante ousar, utilizando vidros em relevo, trabalhados, foscos, brilhantes ou mesmo coloridos.
Móveis
Uma das combinações mais clássicas para a decoração é a de vidro com madeira. Isso vale tanto para as decorações mais rústicas quanto para as mais modernas. Assim, o vidro pode estar presente em tampos de mesas na sala de estar ou de jantar, nas portas das cristaleiras ou dos armários da cozinha, nos tampos de buffets.
Mas, se você quer uma decoração mais moderna, vale a pena investir em móveis feitos totalmente em vidros, como mesas de jantar ou mesmo de centro, para a sala de estar. Há ainda a opção de nichos e prateleiras feitas em vidro, que acrescentam funcionalidade sem dar a impressão de ocupar espaço na parede.
Área externa
O vidro não pode ficar restrito aos ambientes internos de um lar. Isso porque ele ajuda a compor fachadas sofisticadas, principalmente em projetos nos quais há janelas enormes, de cima a baixo.
Os guarda-corpos em vidro são cada mais vistos, sobretudo em sacadas. Afinal, eles:
- protegem os moradores;
- conferem um ar mais requintado;
- não obstruem a vista.
Este último aspecto é ainda mais importante para apartamentos à beira-mar ou com vista para algum parque ou ponto turístico.
Pisos e escadas
Se deseja criar um grande diferencial e ter uma decoração marcante, investir em pisos e escadas em vidro é uma alternativa a ser considerada. Assim, você terá um visual arrojado e, ao mesmo tempo, contemporâneo e limpo. No entanto, é indispensável aplicar apenas o vidro apropriado para o uso em pisos e degraus. Esse tipo recebe um tratamento específico para ser durável e não escorregadio.
Muitas pessoas estranham quando ouvem falar de piso de vidro, mas ele é uma excelente opção para mezaninos ou uma área pequena de algum ambiente, gerando um charme único e sofisticado ao cômodo.
Divisórias
As divisórias de vidros são a opção ideal para quem quer delimitar ou dividir ambientes, mas sem prejudicar a entrada de iluminação natural. Os modelos jateados, acidatos ou foscos ainda dão mais privacidade, pois, apesar de permitirem a passagem de certa quantidade de luz, não possibilitam a visualização para o outro cômodo.
As esquadrias das divisórias conferem um diferencial único, especialmente se seguirem o estilo decorativo do ambiente.
Como você viu, não é difícil elaborar uma bela decoração com vidro. Afinal, é um material muito versátil que combina com todos os outros elementos. Além disso, é encontrado em diversos modelos. Desse modo, fica ainda mais fácil ter um lar com um visual luxuoso e um estilo único.
Quer saber mais sobre decoração? Então, descubra 7 dicas incríveis para ter uma fachada de luxo em sua casa!