fbpx

Consórcio ou financiamento imobiliário? Saiba qual é a melhor opção

Fazer uma aquisição no mercado imobiliário, seja com o intuito de sair do aluguel, seja como uma forma de investimento, demanda um certo conhecimento sobre o mercado. Por isso, aprender um pouco mais sobre consórcio ou financiamento imobiliário pode ser importante para fazer um bom negócio!

Isso porque essas duas opções dispõem de benefícios incríveis, mas também podem apresentar algumas desvantagens  especialmente se levarmos em conta os diferentes perfis e necessidades dos compradores. Continue a leitura para entender melhor sobre o tema!

Como funciona o consórcio?

O consórcio é, basicamente, um grupo de pessoas que se junta para adquirir um mesmo tipo de produto, como um carro, um imóvel ou até mesmo uma viagem. O conceito é o de formar uma espécie de poupança oriunda dessa união a partir das parcelas pagas pelos participantes e, todos os meses, contemplar alguém.

No Brasil, a administradora que gera os recursos precisa contar com a autorização do Banco Central.

Vale ressaltar, ainda, que é um investimento interessante para quem não tem pressa, e o contemplado pode adquirir qualquer propriedade dentro do segmento: casa, apartamento ou mesmo um terreno.

Como funciona o financiamento?

Já a modalidade de financiamento é uma espécie de empréstimo parcelado em um prazo extenso, que é preestabelecido no contrato entre o cliente e a instituição bancária. Assim, a pessoa recebe o montante aprovado e pode comprar a propriedade em questão, devolvendo esse valor por meio de prestações.

casas e apartamentos luxo a venda em sjcPowered by Rock Convert

Existem muitas opções disponíveis no mercado, com diferentes taxas de juros e diversas formas de amortização. Para quem tem estabilidade de um emprego ou já mantém uma longa relação com um banco, por exemplo, pode ser mais fácil negociar condições melhores. 

Quais as vantagens do consórcio?

O ponto alto do consórcio é justamente que não há incidência de juros, pois o intuito do grupo é apenas o de comprar um bem. No lugar desse percentual, pode ser cobrado uma taxa de administração pela empresa, que é fixa. Além disso, pode haver cotas extras para cobrir possíveis perdas no fundo de reserva.

Quais as vantagens do financiamento?

Um financiamento imobiliário pode ser muito vantajoso para alguns perfis de clientes. Como explicamos, quem já é cliente de um banco há muito tempo ou tem um emprego estável ganha poder de barganha, visto que representa menos riscos de inadimplência para a instituição.

Ademais, a partir da aprovação do empréstimo, é possível finalizar a proposta e adquirir o imóvel, sem que seja necessário esperar por eventuais sorteios como é o caso do consórcio. Dessa maneira, você sai do aluguel e economiza um valor considerável, que pode ser usado para a mudança, reformas pontuais ou a compra de mobília.

Como você pôde ver, o consórcio ou financiamento imobiliário podem ser escolhas vantajosas, desde que você avalie muito bem quais são as suas necessidades e demandas em curto, médio e longo prazos.  

E agora, está pronto para escolher entre consórcio ou financiamento imobiliário? Quer receber outros conteúdos como este? Então não perca tempo e assine a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Receba as melhores dicas de São José dos Campos e região!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.