fbpx

Comprar apartamento à vista ou financiar? Veja o que é melhor!

Muita gente sabe que investir no mercado imobiliário é uma das opções mais seguras e rentáveis em um país como o Brasil, sobretudo em médio e longo prazos. No entanto, até mesmo pela valorização do segmento, os valores podem ser elevados, gerando a dúvida se é melhor comprar apartamento à vista ou financiar.

Obviamente, são duas alternativas que apresentam vantagens importantes, mas também algumas desvantagens que não podem ser menosprezadas, sobretudo para alguns perfis de compradores. Você também vive esse dilema? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

Como funciona o financiamento de imóvel?

Você já deve ter ouvido falar muito sobre o financiamento de imóvel, mas sabe realmente como funciona essa modalidade? Na verdade, um financiamento é um tipo de empréstimo feito pelos bancos, que pagam ao vendedor de uma casa ou apartamento o preço estipulado e, depois, recebe essa quantia em parcelas.

Nesse período, que costuma levar anos ou até mesmo décadas, o imóvel fica ligado à pessoa que fez a aquisição, mas não pode ser vendido enquanto o débito não for finalizado. Cada instituição bancária estipula diferentes condições, como as taxas de juros cobradas, a duração dos contratos e assim por diante.

Quem já é correntista há muito tempo costuma ter algumas vantagens, assim como pessoas com estabilidade de emprego e histórico positivo de pagamentos. É possível utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quitar prestações e, hoje em dia, ainda há a opção de financiar diretamente com a construtora.

casas e apartamentos luxo a venda em sjcPowered by Rock Convert

Quais as diferenças de financiar e comprar à vista?

A diferença mais crucial está no valor total do imóvel, uma vez que o financiamento tem a incidência de juros, o que acaba elevando o preço no fim das contas. Pagar à vista costuma ser uma alternativa inviável para o cidadão comum, especialmente nas grandes cidades, onde o mercado imobiliário é extremamente valorizado.

Se você tem estabilidade de emprego ou uma relação de muitos anos com o banco, pode negociar condições interessantes com o gerente, usando esses quesitos como argumentos para o seu contrato. Já se você tem o montante total para fazer a compra, é possível barganhar descontos com o proprietário atual.

Como escolher entre as duas alternativas?

O principal quesito a ser avaliado é, logicamente, o seu orçamento, visto que você pode conseguir descontos e vantagens se puder pagar à vista. No entanto, vale lembrar de que, quando utilizado com inteligência, os financiamentos imobiliários podem ser uma arma poderosa para quem deseja comprar uma propriedade.

Vale lembrar de que, para quem vive de aluguel, o valor das parcelas de um imóvel que já esteja pronto para morar pode substituir o aluguel pago mensalmente, com a diferença de que você se torna o proprietário da sua casa. No caso de unidades na planta, porém, o valor da locação e a prestação deverão ser somadas.

Como você viu, para responder se é melhor comprar apartamento à vista ou financiar, é preciso avaliar o perfil do comprador e até mesmo a sua relação com as instituições bancárias.

Gostou de aprender se é melhor comprar apartamento à vista ou financiar? Quer contar com ajuda profissional? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Receba as melhores dicas de São José dos Campos e região!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos gratuitamente por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.