cidade inteligente

Cidade inteligente: entenda o que é e como funciona

A sociedade vem evoluindo com o passar dos séculos e as pessoas foram encontrando novas formas de se organizar e de conviver em grupos. Com o crescimento populacional e o desenvolvimento tecnológico, esse cenário continua ininterruptamente. Por isso, preparamos este post explicando o conceito de cidade inteligente e mostrando como ela funciona.

O panorama atual do planeta exigiu que fosse amplamente debatido e discutido o tema do planejamento urbano, trazendo novas possibilidades para um desenvolvimento sustentável no que diz respeito ao uso de recursos na construção civil e até no mercado imobiliário. Continue lendo o conteúdo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é uma cidade inteligente?

Uma cidade inteligente, também conhecida pela terminologia em inglês “Smart City”, pode ter uma série de definições diferentes. No entanto, de uma forma geral, trata-se de um município que adota estratégias para tornar a utilização de recursos mais eficaz como uma forma de servir melhor aos seus cidadãos e minimizar os seus impactos sobre o meio ambiente.

A variação se dá, inclusive, pelo fato de cada lugar ter a sua própria rotina, as suas necessidades e especificidades únicas, mas existe uma padronização que segue algumas normas internacionais. Determinadas instituições valorizam o engajamento dos habitantes, enquanto outras priorizam a mobilidade urbana limpa e acessível, com a ajuda da tecnologia, por exemplo.

Quais são as características de uma cidade inteligente?

Agora que você já está um pouco mais familiarizado com o conceito de uma cidade inteligente e entendeu melhor como um município assim deve se desenvolver, vamos elencar algumas das principais características que podem conferir o título de “Smart City” para um determinado lugar.

Alto desenvolvimento social

Uma das principais características de uma cidade inteligente é o alto desenvolvimento social. São locais que recebem bastante investimento em áreas prioritárias e, com isso, acabam minimizando problemas de desigualdade, algo que é imprescindível para medir o seu nível de capital humano e como os seus habitantes se sentem.

A educação, por exemplo, é um parâmetro bastante valorizado, sobretudo com escolas e universidades, tanto públicas quanto privadas. O mesmo vale para museus, galerias de arte e estabelecimentos similares, bem como para a coexistência harmônica entre grupos com diferentes parâmetros de renda, cultura, idade e áreas de atuação profissional.

Boas oportunidades de negócios

A cidade inteligente deve promover, via de regra, um bom ambiente para os negócios. Por consequência, isso acaba se refletindo em outras áreas, mas o desenvolvimento econômico é, nos dias de hoje, um parâmetro muito importante de avaliação. Smart Cities são locais “generosos” para a inovação, a produtividade e o empreendedorismo.

Quanto mais simples, prático e fácil for o ato de criar empresas, tocar novos projetos ou aproveitar oportunidades, mais próximo da certificação o município estará. O foco é ser eficaz e aberto para gerar reservas econômicas e buscar ser referência na qualidade das suas atividades, promovendo benefícios para o cidadão local.

Valorização do meio ambiente e do urbanismo

A sustentabilidade é um dos temas que mais estão em voga nos dias de hoje e não poderia ficar de fora em uma certificação que denomina um município como cidade inteligente, não é mesmo? Por isso, as instituições costumam dar muito valor para locais que preservam as suas matas e/ou apostam em ações de reflorestamento.

Nesse ponto específico, a Organização das Nações Unidas (ONU) define como mentalidade sustentável um desenvolvimento que supre as necessidades do cidadão sem comprometer as futuras gerações. Entre os tópicos mais relevantes, estão o tratamento de água, o controle na emissão de gases poluentes, o acesso ao saneamento básico e assim por diante.

Mobilidade limpa e acessível

A mobilidade é um tema complexo para muitos lugares no mundo de hoje e, por isso mesmo, é um tópico que é bastante valorizado na hora de certificar um município como cidade inteligente. Afinal, congestionamentos e engarrafamentos intermináveis fazem parte da rotina de muitas pessoas, especialmente nos maiores centros urbanos.

Por isso, as chamadas cidades inteligentes devem facilitar a movimentação dos seus moradores e visitantes, desenvolvendo soluções que ajudem a população a se deslocar de forma segura, ganhando tempo. Também é importante aprimorar o acesso aos serviços públicos, ampliando o benefício para todas as classes sociais.

Exemplo para outras cidades

Por fim, não dá para negar que uma cidade inteligente recebe esse título, sobretudo, para que possa servir como um exemplo positivo para muitos outros lugares. A ideia é que ela passe a ser um modelo a ser seguido não apenas em sua região, estado ou país, mas que também se torne uma boa referência de como fazer uma gestão de sucesso, com impactos globais.

O reconhecimento deve passar por planos estratégicos de turismo, atraindo investimentos até mesmo de capital estrangeiro. Por isso, são considerados determinados pontos, como o número de quartos de hotel, a presença de aeroportos que recebam voos internacionais e a quantidade de conferências ou congressos realizados no município.

Você sabia que São José dos Campos é a primeira cidade do Brasil a receber essa certificação?

Você aprendeu mais sobre o conceito e descobriu quais são algumas das principais características de uma cidade inteligente. No entanto, é possível que ainda não saiba que uma cidade brasileira já conta com essa certificação. Trata-se da aprazível e pujante São José dos Campos, um dos grandes destaques do interior do estado de São Paulo, a primeira cidade do Brasil a receber a certificação.

A nomeação foi concedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em consonância com as normas internacionais da NBR ISO (International Organization for Standardization). Os projetos e as soluções aplicados no município, além do desenvolvimento urbano sustentável, foram pontos altos que ajudaram na concessão de tal certificação.

Como você viu, em linhas gerais, uma cidade inteligente é um lugar que oferece uma boa qualidade de vida e excepcionais condições para se viver. Além disso, é um ambiente propício para negócios, o que é perfeito para quem deseja empreender ou apenas procurar um novo emprego. Nesse contexto, definitivamente, São José dos Campos é um ótimo exemplo.

Gostou de aprender mais sobre o conceito de cidade inteligente? Ficou interessado em viver em um lugar assim e quer descobrir boas opções no mercado imobiliário de São José dos Campos? Então, não perca mais tempo, entre logo em contato conosco e fale com um de nossos profissionais!

i9vale imoveis de luxo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.