
O que considerar para escolher o tamanho do imóvel ideal?
À medida que avançamos pelas diferentes fases da vida, nossas necessidades de moradia mudam naturalmente. No entanto, uma coisa que nunca muda é o desejo de fazer escolhas positivas de estilo de vida que satisfaçam nossas necessidades atuais.
Talvez você esteja procurando sua primeira casa ou uma casa maior para uma família em crescimento. Talvez você esteja se aproximando da aposentadoria ou, ainda, com um planejamento familiar mais apertado. Independentemente da etapa da vida, saber o que deve ser considerado na hora de escolher o tamanho do imóvel é fundamental.
A seguir, confira o que você não pode deixar de analisar.
Avalie a sua casa atual
O que você gosta dela, o que está do seu agrado e, principalmente nos casos positivos, o que você gostaria de manter na sua próxima casa? Faça um balanço de como você está vivendo agora e como isso pode mudar no futuro. Por exemplo, ter um escritório em casa pode ser uma obrigação se você ainda estiver trabalhando.
Se a aposentadoria ainda estiver longe no horizonte, você precisará de uma sala separada para uso como escritório ou de uma área de mesa embutida com design inteligente e espaço de armazenamento, e isso deve ser levado em consideração no momento de decisão sobre sua nova moradia.
Conheça as suas necessidades e as da sua família
Por exemplo, se você tem mais de um filho e atualmente eles dividem o quarto, talvez, com o avançar da idade deles, seja hora de pensar em contar com mais um dormitório, para que possam desenvolver sua autonomia.
Apartamento ou casa? Dois ou três quartos? Precisa de garagem? Se sim, para uma ou duas vagas? Não pense apenas momentaneamente. Perguntas sobre o futuro também devem ser discutidas, como se existe a pretensão de aumentar a família ou se algum filho pretende fazer faculdade fora, se vai se casar ou, ainda, se você tem ou pretende ter animais de estimação. Saber suas necessidades, futuras e presentes, é de extrema importância.
Considere suas finanças
Procure a casa do tamanho certo, que não apenas atenda às suas necessidades, mas também que não prejudique seu orçamento. Não se esqueça dos custos de serviços públicos e do mobiliário. Lembre-se de que não é apenas o custo para comprar uma nova casa que é importante, mas quanto custará a você todos os meses para administrá-la.
Entenda que maior nem sempre é melhor
Sabemos que todos temos o desejo de possuir casas enormes, mas resista a esse desejo caso ainda não seja a hora certa para isso. O momento certo vai chegar. Porém, você precisa morar em algum lugar e, para isso, é interessante avaliar algumas coisas, como considerar a planta baixa e como ela flui.
Por exemplo, as casas mais antigas, geralmente, podem ter salas de estar formais, algo que normalmente não se está usando nas moradias modernas. Não faria mais sentido encontrar uma casa que lhe desse espaço nas áreas em que você passa mais tempo?
Então, procure aquela casa única, do tamanho certo, projetada para a máxima funcionalidade; aquela que faz uso de cada centímetro de espaço. Quando feito corretamente, menos é mais.
Opte pela praticidade
Claro, você sempre sonhou em ter um home theater, mas a metragem quadrada extra e as despesas valem a pena ou seria mais prático ir ao cinema?
Às vezes, não dá pra agradar a todos. Porém, a otimização de espaços, seja por meio da tecnologia ou de plantas flexíveis, pode ser o diferencial entre uma casa confortável e uma moradia apertada.
Além disso, há muitos condomínios que oferecem diversas opções que facilitam o dia a dia, como academia, mercadinho, áreas de lazer diversas, brinquedoteca, entre outros. Essas alternativas tornam a rotina mais prática. Então, não deixe de visitar todos os espaços do empreendimento.
Pense no valor de revenda
O dia para considerar o valor de revenda da sua casa é o dia em que você decide comprá-la. Quer seja a sua primeira casa ou a sua última, todos queremos que o nosso imóvel seja valorizado. Com a tendência de casas menores artisticamente trabalhadas, que são mais funcionais do que planos maiores menos bem pensados, certifique-se de levar em consideração o valor de revenda ao comprar.
Sua casa provavelmente será seu investimento mais significativo, e um aumento na demanda e uma grave escassez de estoque de casas significa maior valor de revenda para casas melhores. Mais do que nunca, olhe para a nova construção que atrai o comprador de hoje como um excelente investimento.
Confie nos seus instintos
Se você encontrar uma moradia do tamanho certo, cuja disposição e quantidade de cômodos atenda à sua família, então essa casa é para você. Quando se trata de comprar uma casa, não existe uma solução única para todos. Em poucas palavras, essa é a sua casa. Esse é o lugar onde você vai viver e compartilhar bons momentos com seus entes queridos e amigos.
Conte com ajuda profissional
Para ajudar nesse momento, o ideal é contar com um consultor imobiliário. Ele tem o conhecimento e a experiência necessários para identificar exatamente o que você procura e selecionar os melhores imóveis para você visitar.
Mas, para isso, escolha uma imobiliária de confiança e renome no mercado. Essa é a garantia de que seus profissionais atuam com excelência, sempre buscando uma negociação tranquila, transparente e segura para seus clientes.
E lembre-se: quantos mais detalhes você der ao consultor sobre o que precisa e deseja, mais facilmente ele conseguirá filtrar os imóveis que julgar adequados para você.
Como vimos, a escolha do tamanho do imóvel passa por várias etapas de estudo. Precipitar-se nessa escolha não costuma ser uma ideia muito adequada. Pesquisas, conversas e, acima de tudo, o entendimento das necessidades e da realidade que você vive e da que deseja viver devem compor a sua decisão, a fim de adequar-se à melhor escolha de seu novo lar, com a melhor otimização de espaço possível para tal.
Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais para ajudar outras pessoas a entenderem como escolher o tamanho ideal do novo imóvel.