
Planejamento financeiro familiar: saiba porque você precisa de um!
O planejamento financeiro familiar pode parecer uma coisa complicada para quem nunca ouviu falar, mas na verdade, é uma prática simples e possível. Com um orçamento bem organizado, é possível fazer muito mais com menos, e conquistar sonhos que antes pareciam muito distantes.
Se você deseja aprender mais sobre como construir uma vida financeira saudável, continue acompanhando este texto! Traremos dicas valiosas para que você possa alcançar os seus objetivos!
Utilize planilhas ou aplicativos
O primeiro passo para organizar as finanças é saber quanto de dinheiro entra e como ele sai. Utilize métodos de controle que sejam de fácil atualização e dos quais você tenha prazer no uso.
O controle do planejamento financeiro familiar pode ser feito com planilhas em programas de edição ou por aplicativos para computador e celular. Com informações concretas em mãos, será mais fácil entender se há dinheiro sobrando ou se é necessário fazer algum tipo de ajuste.
Construa uma reserva de emergência
Quem não tem uma reserva de emergência, já está atrasado!
O ideal é ter um valor entre seis a doze meses das despesas mensais (obtido do orçamento mensal) reservados em uma conta de fácil acesso como poupança ou algum investimento com liquidez diária. O propósito de uma reserva de emergência não é multiplicar esse dinheiro, por isso pense mais em facilidade no acesso do que rendimentos.
Renegocie dívidas
Quem tem dívidas, precisa observar se está fazendo o melhor negócio na hora de pagá-las. Dívidas “caras” podem ser substituídas por dívidas “mais baratas”.
Por exemplo: quem entrou no rotativo do cartão de crédito pode fazer um empréstimo consignado para quitar a dívida com juros mais vantajosos.
Defina objetivos e metas
Não há nenhum motivo para ajustar o orçamento e fazer sobrar dinheiro se não houver um destino claro para esses valores. Com uma ideia concreta de como o dinheiro será usado, no futuro será muito mais fácil abrir mão de algum gasto do presente.
Por isso, crie metas e objetivos para seu planejamento financeiro familiar, como:
- viajar para algum destino que seja sonho da família daqui a alguns anos;
- adquirir a casa própria, seja à vista ou com entrada e saldo financiado;
- obter renda para aposentadoria;
- pagar os estudos dos filhos.
Identifique as prioridades de sua família e organize o orçamento para permitir os aportes necessários para cada sonho. Comece aos poucos, mas seja consistente para garantir bons resultados.
Faça investimentos
Todo dinheiro acumulado pode trabalhar por você! Contar com os juros compostos para multiplicar seu dinheiro pode ser uma ótima ideia. O tipo de investimento depende do valor disponível e do prazo que se pretende investir.
Quanto maior o prazo, melhores os rendimentos. Quanto menor o prazo, mais dinheiro precisa ser adicionado para alcançar a meta.
O planejamento financeiro familiar é uma fonte de segurança para todos. Uma programação bem-feita é o caminho para o sucesso financeiro e para realizações e conquistas, como a casa própria, por exemplo.
Agora que você aprendeu mais sobre planejamento financeiro familiar, aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Google+ e, também, no LinkedIn!
09/09/2018 às 12:29
Matéria super oportuna nos tempos de hoje, sem planejamento fica cada vez mais difícil atingir metas mesmo que sejam simples ou pequenas. É de pequeno que se faz o grande empresário.
Parabéns Helena pela dedicação, planejamento, foco e sucesso. Você chegou aonde está hoje graças ao seu empenho e mérito. Sucesso!!!