fbpx
jardim de inverno

Confira dicas de como montar um jardim de inverno em casa

Deixar o local em que vivemos mais agradável e aconchegante é sempre um ótimo investimento, principalmente se apostarmos em mudanças no sentido de trazer um pouco mais de natureza para perto da nossa família. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo com as melhores dicas de como montar um jardim de inverno em casa.

Trata-se de uma bela tendência de decoração do momento, até porque a sustentabilidade é um dos temas mais debatidos da sociedade atual, e contar com um pequeno espaço reservado para o meio ambiente pode trazer um ar todo especial para a nossa rotina. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

O que é um jardim de inverno?

Antes de tudo, é preciso saber o que é um jardim de inverno. O conceito surgiu em países de clima muito frio, nos quais a baixa temperatura surgia como um empecilho para o cultivo de determinadas plantas nas áreas externas. A solução mais lógica, portanto, seria trazê-las para dentro de casa, deixando-as mais protegidas de ventos e intempéries.

No entanto, o que seria um recurso de proteção acabou se tornando uma bela tendência de arquitetura e decoração, inclusive em locais quentes, como o Brasil. O resultado é que esse tipo de ambiente vem se fazendo presente em projetos diversos, na forma de espaços estrategicamente anexados a salas, quartos, cozinhas, varandas e corredores.

Na prática, os moradores e visitantes podem desfrutar da beleza da flora de sua escolha, deixando o imóvel muito mais verde e agradável, além de purificar o ar e refrescar a propriedade como um todo. De quebra, dá para fazer um plano de iluminação, direcionando spots e realçando a beleza das suas espécies favoritas.

Por que o jardim de inverno é uma tendência?

O jardim de inverno se tornou uma tendência por diversos motivos e, via de regra, ele sequer precisa ter, necessariamente, uma única função. É um ambiente versátil, que permite, por exemplo, que imóveis que não contam com áreas externas, como quintais, possam receber plantas diversas e em sintonia com as preferências dos moradores.

Além disso, quem mora na cidade grande também acaba tendo o benefício de conseguir um pouco mais de ar puro dentro de casa, o que é excepcional para quem é alérgico à poluição e/ou tem filhos pequenos. Aliás, também é uma maneira de amenizar um pouco a temperatura em locais muito quentes ou abafados.

Vale lembrar que, principalmente no mercado imobiliário de alto padrão, os jardins de inverno são bastante desejados e valorizados. Com isso, mesmo que não seja a sua intenção primordial, é sempre bom saber que o seu patrimônio estará valorizado e com boa demanda, tanto de eventuais compradores quanto para uma futura locação.

Como montar um jardim de inverno em casa?

Depois de aprender o que é um jardim de inverno e descobrir por que ele é uma grande tendência no mercado imobiliário de hoje, é bem provável que você esteja considerando ter um ambiente do tipo no seu imóvel. Para ajudá-lo, vamos dar algumas dicas úteis para isso. Acompanhe.

i9vale imobiliária SJC

Escolha o local ideal

O primeiro passo para montar um jardim de inverno em casa consiste em escolher o local ideal para isso. Muitas vezes, um pequeno espaço, que passava desapercebido anteriormente, pode se tornar a grande estrela da sua decoração. Entre os mais utilizados, podemos destacar um canto da sala de estar, da varanda ou mesmo a área embaixo da escada.

No entanto, você precisa ter em mente que, para que a grande maioria das espécies de plantas sobreviva adequadamente, a entrada de ventilação e luz natural é fundamental. Por isso, algumas das espécies que podem compor melhor esse cenário são o Lírio da Paz, Bromélias, Samambaias, Jiboias, Bonsais, Cactos e assim por diante. 

Pense sobre a decoração

Escolhido o local ideal para o seu jardim de inverno, é hora de pensar na decoração. Para esse tipo de espaço, é muito comum optar por um clima mais rústico, até pela proximidade com elementos da natureza. Inclusive, se houver área suficiente no entorno, você pode considerar a instalação de alguns móveis de madeira e uma rede de descanso, por exemplo.

Algumas pessoas gostam do tema oriental, usando seixos brancos no chão, uma fonte e belas luminárias, além de apostar no bambu como matéria-prima principal. Para os mais românticos, a grande pedida é apostar em muitas flores e almofadas confortáveis, além de mantas, velas e lanternas de papel.

Estude os revestimentos

Existem diversos tipos de revestimentos que podem casar bem com um jardim de inverno, ficando em perfeita sintonia com a decoração que você escolher. Os mais utilizados, em linhas gerais, são os de pedra e madeira, não só pelo apelo visual excelente, como também pela facilidade na limpeza, que ajuda na rotina de qualquer um.

No entanto, isso não quer dizer que você não possa (e deva) analisar outras boas alternativas. Uma muito comum, que pode ser vista em muitos projetos antigos, é o uso de azulejos estampados, mas é preciso parcimônia para evitar muita informação visual. Também é possível escolher cascas de árvore, seixos, laminados e assim por diante.

Conte com um profissional

Se você tem dúvidas ou se pretende fazer uma obra maior para a instalação do seu jardim de inverno, não tem jeito: você precisará contar com um profissional para ajudar. No entanto, não pense nisso como um motivo para desistir, mas sim para ter a certeza de que o seu novo espaço será ainda melhor do que você poderia imaginar.

Por menor que seja a área, a montagem em si pode ser mais trabalhosa do que parece. Portanto, ter o auxílio de alguém que esteja mais familiarizado com o assunto pode ser essencial. O profissional pode ajudar desde a hora da análise do local até a escolha das plantas, da decoração e dos revestimentos.

Pronto! Agora você já sabe montar um jardim de inverno em casa! Não perca tempo e comece a preparar esse espaço todo especial!

Gostou de conferir essas dicas de como montar um jardim de inverno? Então, que tal compartilhar nosso post em suas redes sociais?

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.