cores na decoração casa ou apartamento

Como as cores influenciam na decoração? Confira

As cores têm um grande impacto na decoração de um ambiente, pois elas podem mudar completamente a atmosfera e a sensação que temos em um espaço.

As diversas tonalidades podem ser usadas para criar um ambiente acolhedor e confortável, ou para destacar certas áreas ou objetos, sempre associando aspectos de alto padrão ao seu imóvel. Porém, seu uso deve ser pensado com cuidado para melhor proveito da psicologia das cores.

Para ajudar você, nós separamos dicas valiosas sobre como utilizar corretamente as cores na decoração. Confira!

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é o estudo de como as colorações afetam nossas emoções, comportamentos e percepções. Cada cor pode evocar diferentes sensações e associações.

Por exemplo, o vermelho é vinculado a emoções como paixão e excitação, enquanto o azul evoca a calma, tranquilidade e segurança. Mas vale ressaltar que as pessoas tendem a reagir de maneira diferente às mesmas cores.

Além disso, as cores também conseguem influenciar nossa percepção de espaço e tamanho, bem como impactar nossa capacidade de se concentrar e processar informações.

Contudo, é importante lembrar que as reações às cores podem variar de pessoa para pessoa, e isso também pode ser perpassado por fatores culturais e contextuais e até o paisagismo da casa.

Como a psicologia das cores influencia a decoração de um ambiente?

Tal conceito pode ser empregado na decoração de um ambiente para criar uma determinada atmosfera e estimular certas emoções, ao tempo que também costuma ser usada para destacar certas áreas ou objetos e influenciar a forma como as pessoas se sentem no espaço.

É fundamental levar em conta a relação entre as cores, como o contraste, a harmonia e o equilíbrio, para que o ambiente tenha uma aparência esteticamente agradável e harmônica e principalmente as preferências pessoais dos moradores da casa.

Elaborar uma estratégia para atingir o objetivo de cada cômodo adaptando conhecimentos sobre as cores é entender como as pessoas devem se sentir quando estão no ambiente proposto. Por exemplo, se o objetivo é criar um ambiente que precise passar uma sensação de calma, tranquilidade e relaxamento, pode-se optar pela tonalidade azul ou verde.

Como usar a psicologia das cores na decoração da sua casa nova?

Há centenas de maneiras e combinações para serem usadas associando a psicologia das cores à decoração de ambientes. Por isso, é normal as pessoas terem dúvidas na hora de compor os espaços.

i9vale imoveis de luxo

Cores são subjetivas, ou seja, nem todas as pessoas enxergam o mesmo tom de uma cor como outras. Desse modo, as sensações que temos ao presenciar uma cor podem variar conforme nossas experiências e gostos pessoais.

Então, é importante levar em conta essa subjetividade, quando se utiliza a psicologia das cores na decoração de um ambiente, e considerar as preferências e gostos pessoais dos moradores da casa.

A seguir, confira o que você deve atentar na hora de usar as cores na decoração:

  • pense no propósito do ambiente — escolha uma cor que exalte a funcionalidade do lugar onde ela será empregada. Por exemplo, caso seja um lugar de repouso, optar por cores que passam a sensação de calma e tranquilidade é uma boa ideia;
  • combine as cores com a mobília e o acabamento — os móveis e o acabamento também fazem parte da decoração e precisam estar em sintonia com as cores do ambiente. Com a escolha certa de cores, é possível dar foco ou tirá-lo de determinado móvel, decoração ou eletrodoméstico em um ambiente;
  • use cores em conjunto com outros elementos — não pense na cor apenas em um momento, pois o tom deve combinar com seu propósito ao longo de todo o dia. Por isso, é necessário ainda prever como as tonalidades vão atuar em conjunto com iluminações, texturas, paisagismos e fachada, bem como com a variação de luzes naturais;
  • trabalhe com cores neutras em ambientes neutros — cores neutras como bege, cinza, branco, ou ainda o famoso off-white, são versáteis e podem ser usadas como base para outras mais intensas, o que permite que você adicione outras cores ao ambiente como um toque pessoal ou para destacar certas áreas, como corredores e sacadas.

Como escolher a melhor cor para cada cômodo?

Na hora de aplicar as cores em cada ambiente, não deixe de avaliar as características específicas das pessoas que mais usarem o espaço. Não adianta empregar uma cor que a pessoa não gosta no cômodo que ela vai usufruir, pois o efeito será o contrário do esperado.

Porém, há regras gerais para o uso de cores para cada cômodo. Confira a seguir.

Quarto

O quarto é um espaço para descanso e relaxamento, por isso é recomendável escolher cores que promovam essa sensação. Cores frias como azul, verde, lilás e tons róseos são boas alternativas. Eles ajudam a criar uma sensação de calma e tranquilidade. Também é possível empregar tons neutros como bege e cinza para criar um ambiente mais equilibrado.

Sala de estar

A sala de estar é um espaço onde as pessoas se reúnem para relaxar e socializar. Por isso, é recomendável escolher cores que criem uma atmosfera acolhedora e convidativa. Tons quentes como vermelho, laranja e amarelo são boas opções, assim como as tonalidades neutras como acinzentadas ou tons pastéis de vinho, que contribuem para criar uma aura de equilíbrio no ambiente.

Banheiro

O banheiro é um espaço privativo e intimista, que precisa passar a sensação de calma, respeito e conforto quando for utilizado. Cores frias como azul claro, verde e lilás são boas escolhas, podendo ainda serem empregados tons distintos em paredes diferentes, como a do espelho e do box.

Cozinha

A cozinha é um espaço onde as pessoas passam muito tempo. Assim, é recomendável aplicar cores que sejam vivas e estimulantes. Tons quentes como vermelho, laranja e amarelo são boas alternativas, porque ajudam a criar uma sensação de acolhimento e convivialidade. Entretanto, apesar de ser a mesma paleta quente utilizada para pintar a sala, não é recomendável aplicar exatamente a mesma cor.

Enfim, os tons têm um impacto poderoso na forma como percebemos e interagimos com o ambiente onde vivemos. Por esse motivo, é fundamental pensar muito para não errar na hora de escolher as cores na decoração. Mas, seguindo as dicas do post, certamente você terá um lar bem decorado, cujos ambientes passem as melhores sensações.

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e informar outras pessoas sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.