fbpx
paisagismo piscina

Paisagismo para piscina: saiba como acertar na escolha das plantas

Um imóvel com área de lazer é um ativo extremamente importante para a qualidade de vida de uma família nos dias de hoje e, por isso mesmo, propriedades do tipo são bastante valorizadas no mercado imobiliário brasileiro. Pensando nisso, preparamos um post falando mais sobre como fazer paisagismo para piscina e acertar na escolha das plantas.

Trata-se de um ambiente muito proveitoso para os moradores, inclusive para eventos à noite, mas existem algumas recomendações e cuidados que você deve seguir, no sentido de aproveitar toda a área disponível, tornando-a mais agradável e esteticamente bonita. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

Escolhas plantas adequadas ao local

O primeiro passo para quem deseja aprender como fazer um bom paisagismo para piscina consiste em escolher plantas adequadas ao local. Lembre-se de que estamos falando de um ambiente externo, que fica exposto ao tempo e recebe incidências elevadas de luz solar, ventos, chuva, poeira e assim por diante. Espécies frágeis, portanto, não são uma boa escolha.

Palmeiras, por exemplo, são uma das boas apostas, tendo em vista que são vistosas e combinam perfeitamente com o espaço. Além disso, sobrevivem sem dificuldades, mesmo com temperaturas extremas. Outras alternativas bacanas são as gardênias, com seus fartos arbustos verdes, bem como o hibisco e a abélia, mais indicados para um jardim.

Tenha um projeto de iluminação

Uma escolha inteligente para o paisagismo da piscina é investir em um bom projeto de iluminação. Alguns proprietários não pensam nesse aspecto, pois acham que o ambiente só será utilizado em períodos diurnos e com grande incidência de luz solar, mas isso é um tremendo erro: eventos à noite casam muito bem com o local.

No entanto, para isso, o investimento em uma excelente luminosidade é simplesmente imprescindível. Nesse sentido, instale as luzes e os spots em pontos estratégicos, sempre pensando no conforto visual das pessoas. O LED ou as lâmpadas fluorescentes são uma escolha mais inteligente do ponto de vista energético, enquanto a fibra ótica é a opção mais sutil.

Invista em um bom tipo de piso

O piso é muito importante para qualquer ambiente da casa, não é mesmo? No entanto, quando falamos de um lugar que está sempre molhado, exposto à poeira ou umidade, ele pode ser ainda mais importante. Por isso, é preciso estar ligado às tendências e materiais que podem ser utilizados para a criação de um bom paisagismo na piscina.

Tenha em mente que os valores dos materiais variam bastante e você precisa avaliar quanto está disposto a pagar. Os antiderrapantes, por exemplo, são uma ótima escolha, sobretudo se você tem crianças ou idosos na família. Já a cerâmica e o porcelanato têm a vantagem de baixo custo e absorvem bem o calor, além de poderem ter tratamento antiderrapante também.

Tenha um planejamento para a mobília

Você já parou para pensar sobre a mobília que pode ser colocada no ambiente da piscina? Afinal, se você quer criar uma verdadeira área de lazer, é muito importante ir além da água ou de simples cadeiras de praia, investindo em móveis e utensílios que possam trazer maior conforto para você e seus convidados. Um espaço gourmet, por exemplo, é uma ótima ideia.

i9vale imobiliária SJC

A grande questão é que, para que tudo fique harmonioso, não dá para pensar em cada detalhe separadamente, sendo fundamental contar com um bom projeto. Em termos de mobília, prefira os móveis que são mais resistentes ao calor e à chuva. Sobre cores, os amadeirados ou em tonalidades como azul e verde sempre caem bem. Cadeiras, mesas e banquetas são essenciais.

Aposte em redes e/ou espreguiçadeiras

Falando em planejamento de mobília para o paisagismo para piscina, existem alguns itens que são muito típicos para esse tipo de ambiente. Inclusive, eles são excelentes não apenas do ponto de vista da funcionalidade, mas também para o projeto arquitetônico, deixando o lugar muito mais receptivo, bonito e prático para o dia a dia.

Nesse sentido, contar com redes e/ou espreguiçadeiras parece ser uma ótima escolha. Elas são tão elegantes quanto confortáveis, podendo ser posicionadas no entorno ou até mesmo dentro da água, se o material assim permitir. Com isso, você promoverá um visual deslumbrante e momentos de relaxamento para sua família e convidados.

Preste atenção na área do gramado

A maioria das áreas de piscina conta com um gramado em volta, e isso não ocorre à toa. Trata-se de uma boa escolha para a continuidade do piso, fazendo a transição do material de sua preferência para uma área mais integrada com a natureza, que pode receber as plantas de sua escolha. Estar rodeado por grama, portanto, torna qualquer local mais bonito.

Entretanto, se você conta com animais de estimação que possam dificultar os cuidados ou crianças que exigem muito da área, uma alternativa é usar grama sintética, que refresca e é mais durável. Para quem opta pela versão natural, é preciso redobrar a atenção com a limpeza, retirando as folhas e sujeiras que podem ir para a água.

Considere o uso de um deck de madeira

Por fim, se você está no momento de fazer paisagismo para piscina e acertar na escolha das plantas, não deixe de considerar um deck de madeira, uma vez que a área próxima da água não pode ser escorregadia. Trata-se de uma escolha bastante recorrente no mercado imobiliário de hoje, sobretudo para propriedades de alto padrão.

Além disso, é mais uma alternativa para integrar perfeitamente a paisagem do jardim, sendo um complemento muito bonito e antiderrapante, com o poder de deixar o local mais seguro, aconchegante e sofisticado. Para completar a decoração, você pode espalhar algumas cadeiras, mesinhas e espreguiçadeiras por cima dele.

Agora você já sabe como fazer paisagismo para piscina e acertar na escolha das plantas. Existem muitas opções disponíveis em termos de decoração, mas não se esqueça de que é fundamental levar em consideração as preferências e o estilo de vida de quem vai curtir o espaço, ou seja, você, sua família e seus amigos!

Gostou de aprender como fazer paisagismo para piscina e acertar na escolha das plantas? Então, compartilhe livremente nosso post em suas redes sociais!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.