
O que é a planta de imóvel, para que serve e como conseguir
A planta do imóvel é útil não apenas para arquitetos, engenheiros e decoradores. Trata-se de um importante meio para a avaliação do bem, principalmente quando sua compra antecede a construção.
Mais que isso, ela permite que qualquer reforma ou mudança desenvolvida seja norteada por informações realistas dos aspectos técnicos do local. Afinal, ninguém quer ter problemas nesses momentos, certo?
Porém, é comum se enganar com as várias representações que formam esses projetos. Assim, vamos explicar o que é planta de imóvel e mais a seguir, combinado?
Toda representação ilustrada pode ser chamada de planta do imóvel?
O que chamamos de planta do imóvel é só um tipo de representação ilustrada usada nos projetos de construção. Também conhecida como planta baixa, trata-se de um desenho que reproduz a disposição dos ambientes, da área externa e dos acessos vistos de cima.
Ou seja, seu escopo são as informações estruturais básicas, demonstrando a circulação e o funcionamento desses locais ao indicar a metragem (largura e comprimento) de cada espaço, a localização de paredes, portas, janelas, componentes elétricos ou hidrossanitárias, entre outros elementos que compõem a obra.
Apesar de suas características a distinguirem de outras representações, ela geralmente as acompanha, uma vez que é a base, uma parte ou um complemento:
- do memorial arquitetônico, que reúne o conjunto completo de desenhos com o descritivo e demais documentações para a avaliação da prefeitura;
- da planta legal, cujo foco é totalmente técnico e serve para a obtenção do alvará junto ao órgão municipal responsável;
- da planta executiva, que se assemelha à anterior, mas se destina aos profissionais que vão atuar na execução;
- da planta de layout, que detalha o esquema estrutural;
- da planta hidráulica, voltada aos sistemas de água e esgoto;
- da planta elétrica, que mostra pontos de energia, cabeamento e outros dados sobre o assunto;
- da planta de situação, em que é possível entender o posicionamento do imóvel no terreno, no lote e na rua;
- da planta humanizada, com móveis, equipamentos, acabamentos e decoração postos para facilitar sua compreensão pelos compradores.
Por que a planta do imóvel é tão útil?
Existem diversos momentos em que a planta do imóvel deve ser apresentada. Veja quais são eles e o motivo para essas representações serem úteis em cada um!
Construção
Do ponto de vista da legislação de obras, a planta do imóvel associada a outras representações é parte do projeto arquitetônico. Logo, é imprescindível para a regularização de uma construção junto à prefeitura e demais órgãos responsáveis. Isto é, a autorização para ocorrer ou o registro se a edificação já existe.
Mais que isso, engenheiros e arquitetos usam esse documento para acrescentar detalhes — como instalações hidrossanitárias e elétricas, modelos de aberturas, acabamentos etc. Em seguida, a obra depende dessas bases para implementar o que foi planejado, garantindo a solidez das estruturas e o funcionamento ideal de cada aspecto.
Negociação de compra e venda
Esse desenho também é útil na compra e venda, a começar pela negociação. Para quem adquire, tanto antes do ínico da obra quanto com ela concluída, esse é um meio de entender a distribuição e a funcionalidade do projeto sem precisar visitá-lo.
Igualmente, para os anunciantes, é uma forma de criar um atrativo a mais para chamar atenção. Isso porque, associada aos demais desenhos, a planta do imóvel fornece a dimensão do que é proposto. Assim, facilita a visualização dos espaços e de como seria habitar aquele lugar frente as necessidades do interessado.
Reforma
Quem comprou ou já mora há um tempo no bem e pretende reformar vai precisar da planta do imóvel para isso. Por um lado, o planejamento das mudanças, desde a redistribuição dos espaços até o acréscimo de novas áreas, depende do entendimento do que está posto. Por outro, suas informações evitam problemas.
Pense um pouco: ninguém quer quebrar uma parede e encontrar uma tubulação importante ou ter a segurança da estrutura comprometida ao remover uma viga de sustentação, não é mesmo?
Nessa situação, ainda é comum pedir versões aos arquitetos, engenheiros e decoradores para escolher a melhor distribuição dos cômodos. Além disso, alterações meramente estéticas, como móveis planejados, se valem dessa base para encaixar tudo perfeitamente nos ambientes existentes.
Afinal, como conseguir a planta do imóvel?
Existem algumas formas de ter em mãos a planta do imóvel. Vamos ver quais?
Quando você é o primeiro dono
Quem foi responsável por contratar arquitetos e engenheiros, como nas construções realizadas diretamente pelo dono, tende a ter a planta do imóvel, além de toda a documentação do projeto.
Mesmo aqueles que compraram de uma construtora ou incorporadora, quando são os primeiros proprietários, devem ter recebido a cópia dessa representação durante a negociação. Caso não, é sempre possível solicitar às empresas uma via.
Na compra de um imóvel usado
Já se, no momento da aquisição, o bem era usado — com morador anterior —, isso fica mais difícil. Porém, ainda existem algumas opções. Descubra quais!
Peça ao vendedor ou ao condomínio
Diante da necessidade de ter essa representação, vale verificar com o corretor se o vendedor tem a planta do imóvel. Alternativamente, se o local estiver em um condomínio, o administrador pode ser consultado sobre isso. Contudo, o sucesso nessa última possibilidade é mais incomum, uma vez que os bens são individualizados.
Solicite junto a prefeitura
Via de regra, as prefeituras têm os memoriais descritivos com as plantas. Diante disso, para conseguir as cópias, é preciso fazer um pedido ao órgão municipal competente. Na prática, é necessário apresentar informações como:
- número de inscrição do IPTU e endereço;
- finalidade da petição;
- identificação e relação com a construção.
Isso porque, além dos proprietários, herdeiros, cônjuges ou filhos, compradores, advogados e partes interessadas em um processo judicial em que o patrimônio esteja envolvido podem ter motivos para solicitar o acesso, mas devem explicar quais são.
Vale perceber que há municípios em que o procedimento é feito online, enquanto outros exigem um deslocamento até a repartição. Ainda, o fornecimento é passível de cobrança de taxas para o recebimento das vias requeridas.
Contrate um profissional para fazer uma nova planta
Agora, se nenhuma das opções anteriores rendeu resultados, a alternativa que resta é contratar um arquiteto ou engenheiro civil para elaborar uma nova planta do imóvel, bem como os demais elementos do projeto com base na construção existente.
As explicações tornaram mais fácil entender o que é planta do imóvel e qual é sua utilidade prática, certo? Com elas, você descobriu que, na hora de construir, comprar, vender ou reformar, esse documento permite tomar as melhores decisões.
Para seguir bem informado, descubra 5 motivos para comprar um imóvel na planta!