morar em SJC é seguro

CSI em São José dos Campos: saiba como a tecnologia aumentou a segurança

A criminalidade, roubo e furto no Brasil ainda estão entre os principais problemas enfrentados pelo país. Quando avaliamos o mapa de violência registrado em várias localidades, é possível notar uma disparidade entre regiões. Isso porque algumas cidades e estados são mais eficientes para conter os avanços da criminalidade, seja por meio de mais investimento financeiro em segurança, seja pela modernização das tecnologias de proteção e vigilância.

Quanto a esse último tópico, vale comentar que já existem algumas cidades no país que são destaque no uso de tecnologia contra esse tipo de problema. Podemos citar, por exemplo, São José dos Campos, devido ao uso do sistema CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Essa ferramenta tem apresentado uma grande eficiência no monitoramento das vias públicas e reconhecimento facial, o que aumenta a segurança e proteção dos moradores.

Por ainda ser considerado um recurso novo no país, muitas pessoas não sabem o que é e como funciona o CSI de São José dos Campos. Sendo assim, preparamos este artigo falando das principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é o CSI em São José dos Campos?

Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre do que se trata o Centro de Segurança e Inteligência (CSI), criado em São José dos Campos. Basicamente, podemos destacá-lo como um sistema de monitoramento realizado 24 horas por dia por meio de ferramentas tecnológicas. Com isso, é possível captar imagens e realizar reconhecimento facial.

Tal projeto foi iniciado no dia 6 de abril de 2021, contando com 1.000 novas câmeras inteligentes, bem como a tecnologia de reconhecimento facial instalada em toda a cidade. O objetivo é garantir a segurança e melhor qualidade de vida para a população local. Vale comentar que São José dos Campos já é referência em segurança, já que foi uma das cidades pioneiras no emprego de videomonitoramento em acessos públicos, como praças e parques equipados com o uso de tecnologia de ponta. 

Além disso, conseguiu obter sucesso na implantação de câmeras de segurança nas vias públicas por meio do antigo COI (Centro de Operações Integradas), inaugurado no ano 2002, que fazia o papel do atual CSI. Com essa mudança e o maior investimento dos órgãos competentes, foi possível aumentar o número de câmeras de 493 para 1.000, apresentando um resultado recente em torno de 1.200 câmeras. 

Como funciona essa tecnologia?

Agora que você tem uma melhor noção sobre o que é o sistema de segurança CSI, é importante entender como isso funciona na prática. O principal recurso aplicado são as câmeras profissionais e eficientes para a área da segurança pública. As mais de 1.000 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos que contribuem para uma visualização melhor de pessoas, minimizando a presença de pontos cegos. 

A central é responsável por realizar o monitoramento das imagens geradas pelas câmeras. Todo o conteúdo capturado fica armazenado e centralizado no CSI, que opera 24 horas por dia. Somado a isso, a equipe de inteligência e segurança da Guarda Civil Municipal, bem como a Polícia Militar, Defesa Civil e a Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Apoio Social ao Cidadão trabalham em conjunto por meio do programa São José Unida. Sendo assim, podemos destacar que o funcionamento do CSI conta basicamente com:

  • sistema de reconhecimento facial;
  • 1.200 novas câmeras inteligentes;
  • rastreamento de veículos, objetos e pessoas;
  • detecção de movimento;
  • tempo de permanência;
  • interligação de sistemas de segurança. 

Além de tais aspectos, há a implantação de pontos remotos de contato com todas as forças de segurança que operam no município, o que favorece a agilidade de ações e soluções da criminalidade. 

i9vale imoveis de luxo

O que é o programa Cidade Inteligente

O programa Cidade Inteligente começou a ser desenvolvido em São José dos Campos em 2019. Já podemos dizer que se trata do melhor projeto de segurança do Brasil, sendo um conjunto de ações de desenvolvimento tecnológico ligado à segurança pública. Ou seja, são estratégias inovadoras utilizadas para otimizar a segurança por meio de ferramentas de inteligência e dados digitais. 

Em síntese, podemos destacar que as cidades inteligentes fazem uso da tecnologia para:

  • aprimorar a infraestrutura;
  • garantir a boa mobilidade urbana;
  • aumentar a eficiência da segurança pública e os serviços municipais.

Tudo isso garantido com base na inovação e investimento na qualidade de vida dos cidadãos.

O que é o programa São José Unida?

O programa São José Unida foi criado tendo a finalidade de controlar e reduzir o índice de criminalidade, além de evitar o crescimento da violência no município. Os projetos começaram em 2017 viabilizados pela prefeitura. No ano de 2019 e 2020, São José foi capaz de obter os menores índices de homicídio, roubos e furtos, tendo como base os últimos 19 anos. Por conta dos inúmeros resultados positivos, tal programa se tornou lei municipal. 

Como o próprio nome sugere, o programa São José Unida se baseia na participação de vários órgãos ligados à segurança pública. Dentre eles, podemos citar:

  • Guarda Civil Municipal;
  • Agentes de Mobilidade Urbana;
  • Polícia Federal;
  • Polícia Ambiental;
  • Polícia Rodoviária;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Polícia Técnico-Científica;
  • Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. 

Quais são as suas vantagens?

A essa altura, você já deve ter uma boa noção sobre os impactos positivos do CSI para a qualidade de vida dos cidadãos de São José dos Campos. Para reforçarmos as vantagens, podemos mencionar a atuação das câmeras, que apresentam uma qualidade de ponta e fornecem imagem em Full HD. Além do mais, algumas delas conseguem fornecer visão panorâmica e uma melhor capacidade de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. Todo o conteúdo é salvo com data, hora e local. Isso, é claro, facilita o registro de ocorrência em tempo real, garantindo benefícios com:

  • verificação de estacionamento ilegal;
  • controle do fluxo de pessoas em grandes eventos para mais segurança;
  • menor tempo na resolução de problemas de segurança pública;
  • maior eficiência na atuação dos agentes policiais.

Além desses fatores, automaticamente a cidade de São José dos Campos consegue fornecer à população melhor qualidade de vida, permitindo mais segurança nas atividades de lazer das pessoas, quando elas utilizam áreas urbanas, como praças, parques e vias públicas. 

Portanto, essas foram as principais informações acerca da tecnologia do CSI e como esse recurso aumentou a segurança na cidade de São José dos Campos. Devido aos seus inúmeros benefícios, a tendência é que outros municípios comecem a adotar tal sistema em suas políticas públicas de segurança, garantindo proteção e qualidade de vida aos seus cidadãos.

Curtiu as informações deste post? Então compartilhe com seus amigos e familiares por meio das redes sociais para que eles possam ficar por dentro desse tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.