
6 motivos para ter uma casa com jardim
Uma casa com jardim é um desejo cada vez mais comum, especialmente para quem vive nas grandes concentrações urbanas onde a natureza se restringe a parques e praças. Assim, trata-se de uma tendência que só não cresce mais por limitações de espaço e em razão dos custos nesses locais.
No entanto, uma alternativa que tem sido bastante adotada é migrar para as cidades que ficam nos arredores das áreas metropolitanas em busca de qualidade de vida sem perder a comodidade dos centros. Esses municípios se apresentam como boas opções, uma vez que contam com terrenos maiores acessíveis.
Quer saber o que está por trás dessa procura? Então, veja a seguir 6 motivos para morar mais perto do verde e muito mais!
Uma casa com jardim é o desejo de muitas pessoas
Já não é mais segredo que o contato com a natureza pode trazer vários benefícios, certo? Além disso, uma mudança recente de mentalidade tem levado a um crescente número de pessoas que valorizam o bem-estar.
Em contraponto a isso, o quadro atual é de cidades grandes com ar cada vez mais poluído, falta de espaços verdes próximos, pouco tempo para estar nesses ambientes coletivos e muitos outros desafios para quem quer usufruir de tais vantagens. Logo, a elevação do desejo por uma casa com jardim não é surpreendente.
6 motivos para morar em uma casa com jardim
Não é à toa que os benefícios são o grande impulsor por trás da busca por morar em uma casa com jardim. Descubra 6 deles a seguir!
1. Promove o contato com a natureza
O contato com a natureza é por si só uma vantagem de morar em uma casa com jardim. Isso porque várias áreas da vida saem ganhando. Basta pensar que esse espaço pode ser usado para praticar um esporte ou socializar, por exemplo.
Também vale perceber que o tempo dedicado para o cuidado das plantas acaba servindo para a higiene mental, gerando uma sensação de paz e tranquilidade. Tal contexto tem até efeito biológico, sendo positivo para o cérebro. Na mesma linha, é um estímulo à criatividade.
2. Gera uma temperatura agradável
Muito se fala em aumentar áreas verdes e espalhar árvores pela cidade em prol de reduzir tanto a temperatura quanto o abafamento que o excesso de prédios gera. O que nem sempre vem a mente na hora de escolher onde morar, é que isso também funciona de forma individualizada na casa de cada um.
Basicamente, o jardim se torna uma barreira protetora contra os raios UV que chegam às paredes. Além disso, a regulação da umidade que promove contribui para uma sensação de frescor.
3. É um elemento de beleza
Um jardim não é só útil, também é esteticamente agradável. Afinal, as plantas ajudam a compor o paisagismo e em lares com integração do espaço interno com o externo, elas se misturam à decoração de vários estilos. Dessa forma, trata-se de um elemento capaz de embelezar ainda mais o seu lar.
4. Valoriza o imóvel
Até quem compra esse tipo de bem pensando em morar para sempre no lugar tem que reconhecer que uma casa com jardim é um tipo de imóvel valorizado, não acha? Assim, não é viável deixar de considerar o bom investimento envolvido nisso.
A lógica é tão simples quanto positiva: a existência de vantagens associadas a essas áreas verdes no lar, torna a moradia ainda mais atraente na hora de vender. Ou seja, os ganhos não se resumem ao contato direto com a natureza, mas chegam no âmbito do mercado.
5. Ajuda na saúde mental, bem-estar e relaxamento
Se estar perto de plantas pode afetar o cérebro do ponto de vista biológico, também cabe esperar que elas tenham impactos emocionais. A começar pelo estímulo para o relaxamento e concentração que promovem.
Por outro lado, a presença de suas cores e texturas tende a ter efeito energético na mente. Nesse caso, gera-se uma combinação cujo foco é criativo ou inspiracional, capaz de acarretar uma sensação de bem-estar produtivo.
6. Melhora a saúde respiratória
O crescente interesse por casas com jardins está concentrado entre os moradores de grandes áreas urbanas. Tal contexto também se deve a situação desses locais que apresentam poucos espaços verdes, o que causa:
- a elevação da poluição do ar;
- o aumento do calor;
- uma maior concentração de problemas respiratórios.
Todos esses elementos estão relacionados entre si e afetam a saúde. Em contraponto, as plantas promovem a umidificação natural e a purificação do ar, diminuindo as alergias enquanto auxiliam na melhora da respiração.
Essa ideia pode transformar uma casa e seu entorno
Os 6 motivos para ter uma casa com jardim deixam claro que essa ideia tem um potencial transformador nos moradores e no seu entorno. Diretamente, desde a saúde física e mental até o patrimônio ganham. Entretanto, essa capacidade não se limita a esses elementos. Vamos entender melhor?
Contar com espaços verdes para usufruir acaba tendo um papel social e na construção de hábitos saudáveis — pontos importantes para muitas pessoas. A área externa do lar se torna o lugar para receber amigos, fazer festas, estar com os filhos ou praticar esportes, por exemplo, levando a muitos momentos marcantes com seu aproveitamento máximo.
Nesse sentido, todo um estilo de vida familiar é construído, alterando o modelo centrado em telas para o de convivência próxima. Algo semelhante acontece com quem usa esse ambiente para ler ou meditar, passando a focar sua experiência de morar em bem-estar.
Mais que isso, um bairro em que vários dos terrenos são ocupados por imóveis que tenham árvores, arbustos, grama ou flores, obtém benefícios para o ar e a temperatura em escala coletiva. Ainda, a fauna local é favorecida por esse contexto, ampliando a polinização. Ou seja, o meio usufrui de vantagens.
Os motivos para ter uma casa com jardim não se resumem aos 6 que listamos, mas eles apresentam as principais razões para investir em imóveis assim. Em consequência, cabe perceber que essa é uma opção de moradia que se adapta a muitas necessidades e cujo potencial benéfico está em diversas áreas da vida dos moradores.