fbpx

4 cuidados que você deve ter na aquisição de um apartamento usado

Considerando o preço de imóveis novos, muita gente realiza o sonho da casa própria ao adquirir unidades usadas. E, de fato, existem muitas oportunidades desse tipo no mercado imobiliário. Porém, a compra de um apartamento usado exige cuidados para não se tornar um pesadelo.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o post de hoje. Se você está de olho em um imóvel de segunda mão, vale a pena a leitura, pois mostraremos o que avaliar e porque esse cuidado é tão importante. Que tal conferir?

Por que é importante ter atenção na compra de imóveis usados?

Imóveis usados podem ter preços mais atrativos, mas esconder uma série de problemas, como documentação, brigas por herança na justiça, localização e vizinhança. Então, antes de tudo, você deve identificar os motivos de venda e precificação.

Quando você se dedica a analisar todos os fatores, fica mais fácil identificar os riscos e fugir deles. Muitas vezes, nem é preciso desistir da compra. Basta exigir que o vendedor resolva os problemas pendentes antes de fechar o negócio.

Isso garantirá uma compra segura e sem arrependimentos futuros.

O que avaliar na compra de um apartamento usado?

Para ajudar você a fazer um investimento com riscos reduzidos e obter satisfação na operação, listamos abaixo os principais pontos a serem checados.

1. Verifique o estado de conservação

Imóveis usados, independentemente do tempo de uso, costumam acumular desgastes causados por ações do tempo e má conservação.

No caso dos apartamentos, fique atento aos vidros e às dobradiças de janelas, fechaduras e dobradiças de portas, infiltrações causadas por vazamentos, funcionamento de tomadas, descargas e torneiras, desgaste do piso, pintura do teto, parede descascando ou com manchas etc.

Se o dono não fizer os reparos antes da compra, você deverá assumir os custos por isso. Então, fique atento aos mínimos detalhes.

2. Analise a documentação

Se o imóvel apresentar boas condições de uso, passe para a próxima etapa: avaliar se a documentação está em dia.

i9vale imobiliária SJC

Aqui, você deve solicitar ao vendedor que apresente a escritura lavrada, com os registros históricos na matrícula do imóvel, o habite-se (autorização de moradia emitida pela prefeitura) e os boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) devidamente quitados.

Além disso, solicite uma CND (Certidão Negativa de Débitos) e uma Certidão de Ônus para verificar se o imóvel não tem pendências financeiras (financiamentos em aberto e alienação fiduciária), jurídicas (contestação de inventário e penhora) e tributárias (impostos não pagos).

3. Avalie a localização

Se o motivo da venda tiver relação com criminalidade e vizinhança, dificilmente o vendedor dirá. Afinal, isso eliminaria muitas oportunidades. Então, faça a sua parte e pesquise a fundo.

Primeiro, avalie a infraestrutura do local, como o asfaltamento e a sinalização de ruas, iluminação pública, coleta de lixo regular, transporte, comércio, bancos, escolas e prédios de serviços públicos.

Depois, converse com vizinhos sobre o que acham de morar no prédio e na região. Questione a segurança dentro e fora do residencial e as ocorrências de barulhos.

Tudo isso deve pesar na decisão.

4. Pesquise o preço

Por último, consulte o preço de outros apartamentos no bairro, de preferência no mesmo prédio e com as mesmas características do que pretende comprar, para ver se o valor cobrado está na média do mercado.

Preços muito diferentes, acima ou abaixo, podem indicar problemas ou apenas uma margem de negociação. Nesse caso, você deve descobrir o motivo da precificação e negociar para fazer o investimento valer a pena.

Estes são os principais cuidados que você deve ter ao comprar um apartamento usado. Porém, é recomendável que conte com o apoio de uma imobiliária de confiança para ter o olhar clínico de um profissional no processo.

Que tal começar? Entre em contato com a i9vale agora mesmo e veja como podemos ajudar!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.