fbpx

Entenda como funciona a valorização de imóveis e saiba como lucrar

A compra de imóvel é uma decisão muito importante, pois se trata de um grande investimento. Quem adquire uma propriedade, seja para morar, seja para investir, não deseja que futuramente esse patrimônio tenha menos valor do que foi pago, certo? Por isso, é fundamental analisar os fatores que contribuem para a valorização de imóveis.

Há ferramentas e sites que ajudam a calcular a estimativa. Contar com um corretor imobiliário de confiança também é uma ótima alternativa para saber a respeito do potencial de valorização de determinado bem.

No entanto, há fatores fáceis de identificar e acompanhar, que influenciam diretamente o preço de uma casa ou apartamento. Quer saber quais são eles? Acompanhe neste post!

Localização

Esse é um dos pontos mais determinantes para a precificação dos imóveis. Quando uma pessoa procura uma propriedade para comprar, a escolha começa por sua localização, pois ela impacta a qualidade de vida de seus moradores.

Assim, os bairros mais nobres são opções muito procuradas, pois contam com unidades de luxo, fácil acesso a vias importantes, opções de lazer, hospitais, boas escolas, comércios e serviços. Do mesmo modo, a infraestrutura externa tem mais qualidade de asfaltamento e iluminação pública.

Segurança

A preocupação com a segurança tem crescido a cada dia. Por isso, imóveis que oferecem proteção à família e aos bens pessoais são mais valorizados. Condomínios que contam com um bom sistema de segurança, portão automático de abertura rápida, câmeras de monitoramento, controle de acesso, vigilância e portaria 24 horas são mais valorizados.

i9vale imobiliária SJC

Se você pretende adquiri uma casa, verifique se há muros altos e se o imóvel permite a instalação de um sistema de proteção. Também é preciso considerar a segurança da região. Então, pesquise por áreas com índices baixos de criminalidade.

Características físicas

Todos nós desejamos morar em um lugar que ofereça conforto e tranquilidade, não é mesmo? Então, quantidade e tamanho dos cômodos, disposição dos ambientes, vagas na garagem, acabamentos e existência de suítes ou varandas aumentam o valor do imóvel, por oferecerem mais comodidade.

Além das características do bem, leve em consideração os diferenciais externos, como área de lazer, piscina, salão de festas, churrasqueiras e academia. Uma excelente opção são os condomínios resort, que além das facilidades tradicionais, oferecem espaço para trabalho home office, área de spa, brinquedoteca e muito mais.

Documentação

Infelizmente, muitas pessoas deixam de conferir a documentação do imóvel antes de comprá-lo. Quando a propriedade está com taxas ou impostos atrasados ou atrelada a um processo de inventário, o seu valor tende a diminuir bastante, visto que será preciso lidar com despesas extras e outros transtornos para regularizá-la.

Uma cobertura, por exemplo, precisa ter autorização para área construída na parte superior. Se não tiver, haverá gastos futuros com a correção de IPTU e multas aplicadas pela prefeitura.

Portanto, ao escolher uma propriedade, atente para os fatores de valorização de imóveis que citamos neste texto. Assim, você fará um investimento seguro e seu patrimônio terá mais valor ao longo do tempo. Se a intenção é investir, isto é, revender ou alugar, certamente você também terá maior lucratividade.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar sobre o que interfere na precificação de um imóvel? Então, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias conosco e com outros leitores!

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.