fbpx
decoração sala de jantar

Confira dicas essenciais de como montar uma sala de jantar

Saber como montar uma sala de jantar é essencial para compor um espaço confortável e receptivo. Afinal, estamos falando sobre o ambiente mais sociável da casa, onde a família se reúne para fazer refeições deliciosas, receber amigos e outros familiares para compartilhar momentos incríveis. Um espaço tão importante como esse merece uma decoração à altura, não é mesmo?

Assim, a escolha correta dos elementos e a atenção a alguns detalhes fazem toda a diferença. Por isso, separamos dicas valiosas que tornarão sua sala de jantar mais funcional, sofisticada e convidativa. Acompanhe o post e saiba como decorá-la sem erros!

Qual o modelo de mesa certo?

Não há dúvidas de que a mesa é a grande estrela da sala de jantar. Para acertar na escolha do modelo, você deve observar o tamanho do cômodo. É importante que o espaço ao redor da mesa seja entre 90 cm e 120 cm para permitir uma circulação confortável. Essa é a medida que definirá tanto o tamanho quanto o formato da mesa.

Os modelos redondos e quadrados acomodam até 8 pessoas, têm um layout que favorece a interação entre todos e são ideais para ambientes mais compactos. Contudo, se a intenção é receber um número maior de pessoas, o ideal é optar por um modelo retangular. Para saber o tamanho mais adequado, leve em consideração que cada pessoa deve ter no mínimo 60 cm de espaço na mesa.

Quais cadeiras escolher?

A regra da proporção ao espaço também vale para a escolha das cadeiras. Então, se o ambiente não é tão grande, prefira cadeiras menos volumosas mas que ainda assim proporcionem conforto aos seus convidados. Os modelos com braços atrapalham a mobilidade. Então, são indicados somente para as cabeceiras.

Vale lembrar que não é preciso que as cadeiras combinem com a mesa. Assim, se você escolheu uma mesa com estilo rústico, por exemplo, não há nenhum problema em optar por cadeiras clássicas. O ideal é que combinem com sua personalidade e com o estilo decorativo predominante na casa.

i9vale a melhor imobiliaria de sjc

Como iluminar?

A iluminação é outro fator importante para montar uma sala de jantar. O ideal é que seja difusa, pois cria um ar mais intimista e aconchegante. Luminárias e pendentes fazem muito bem esse papel, além de contribuírem para a decoração. As peças devem ficar suspensas a uma distância de 75 cm a 1 m acima do tampo da mesa.

Dependendo do tamanho da mesa e da claridade proporcionada, poderá ser preciso mais de um pendente. Tome cuidado para que a luz não seja muito forte nem ofusque os olhos dos convidados.

Como incrementar a decoração?

A mesa, as cadeiras e uma boa iluminação são os pontos de partida para montar uma sala de jantar. Em seguida, você deve acrescentar adornos, que são elementos próprios para valorizar o ambiente, tais quais:

  • vasos com arranjo de flores e folhagens;
  • tapete de pelo baixo sob a mesa;
  • espelho ou quadros em uma das paredes;
  • um aparador ou uma cristaleira, se houver espaço disponível.

Esses detalhes devem ser escolhidos de acordo com sua personalidade e com a proposta decorativa para o ambiente. Levando isso em consideração, não tem como dar errado!

Agora que você já sabe como montar uma sala de jantar, ficará ainda mais agradável receber amigos e familiares para celebrações, compartilhar momentos especiais e, ainda, reunir a família diariamente de uma forma bem confortável e aconchegante para todos.

Quer mais conteúdo exclusivo como esse? Então, siga nossa página nas redes sociais e acompanhe nossas publicações! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.