Taxa Selic: entenda definitivamente a sua influência no mercado imobiliário

A economia brasileira é influenciada por muitos fatores, especialmente pela inflação. Nas décadas de 80 e 90, por exemplo, os brasileiros viram o seu poder de compra ruir enquanto sofriam as consequências da hiperinflação. Para sair desse ciclo, atualmente há um esforço dos governos para manter a inflação sob controle — e uma das formas utilizadas para controlar a inflação é o ajuste da taxa Selic.

Você conhece a taxa Selic? Sabe como ela funciona e como ela afeta as oportunidades para comprar um imóvel? Continue acompanhando nosso artigo para aprender mais!

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic é a média de juros que o governo brasileiro paga pelo dinheiro que empresta dos bancos. Ela também é conhecida como a “taxa básica de juros” da economia brasileira. A sigla significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

O governo utiliza essa taxa como forma de controle da inflação, pois a taxa base de juros influencia a quantidade de dinheiro em circulação e, por consequência, o consumo das famílias e empresas.

Como ela é modificada?

Quem define o valor da Selic é o Comitê de Política Monetária, o COPOM. Os percentuais da taxa Selic são definidos pelo comitê em suas reuniões, que acontecem a cada 45 dias. Para ajustar o percentual para o próximo período, são levados em consideração alguns fatores como inflação, taxa de juros externa, câmbio e outros. 

i9vale imoveis de luxo

Quais são os efeitos da redução da taxa Selic?

A diminuição da taxa Selic é feita em momentos em que a inflação está sob controle, com baixa atividade econômica. A redução do índice faz com que os bancos se interessem em conceder mais crédito no mercado, fazendo com que os juros ao consumidor diminuam e o consumo aumente.

Além dos efeitos na cadeia de produção e consumo, a Selic mais baixa influencia o retorno dos investimentos financeiros. Os valores obtidos com os investimentos em caderneta de poupança e renda fixa ficam bem menores em tempos de Selic em níveis baixos, fazendo com que os poupadores busquem outras formas de investir seus recursos.

Qual a influência da taxa Selic no mercado imobiliário?

A taxa Selic influencia o mercado imobiliário em razão da queda dos preços. Atualmente, com a Selic em níveis baixos se comparado com os anos anteriores, estamos em um momento de transição para o reaquecimento do mercado.

Como os investimentos em renda fixa não têm retornos favoráveis em momentos de baixa da Selic, os imóveis são a opção ideal para migração. A taxa Selic também é a referência para todas as formas de contratação de crédito, fazendo com que os empréstimos para a aquisição de um imóvel possam ter condições mais vantajosas.

Após um momento de baixa atividade, a tendência é que o mercado responda à alteração da taxa Selic e retome o crescimento. Assim, estamos no momento ideal para aquisição de imóveis e multiplicação de patrimônio utilizando a Selic a seu favor.

Agora que você aprendeu mais sobre a taxa Selic e vislumbrou grandes oportunidades, entre em contato conosco e conheça opções de imóveis perfeitos para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.