fbpx
novo luxo mercado imobiliário

Novo luxo no mercado imobiliário: conheça essa tendência

A sociedade está em constante evolução, adotando hábitos diferentes, incluindo recursos de tecnologia em sua rotina e tendo exigências específicas para seu consumo. Naturalmente, as empresas que anseiam pelo sucesso precisam se adaptar a essa realidade. Por isso, preparamos um conteúdo abordando o novo luxo no mercado imobiliário.

Conhecer essa tendência é muito importante para corretores e imobiliárias, sobretudo os que atuam no segmento de alto padrão, pois poderão oferecer unidades condizentes com as demandas, as expectativas e os anseios de um cliente tão rigoroso.

Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

O que é o novo luxo no mercado imobiliário?

Não é novidade para ninguém que os imóveis mudaram muito com o passar do tempo. Há algumas décadas, ou dependendo do local, ter luz elétrica, água encanada ou saneamento básico poderia ser considerado como algo luxuoso, mas o cenário mudou completamente com o avançar dos anos e o desenvolvimento de conhecimentos, tecnologias e tendências.

Podemos dizer que a concepção de luxo, ao menos como o conhecemos hoje, surgiu na moda, com peças que custavam caro e eram exclusivas. Isso foi exportado para os mais diversos segmentos do mercado, inclusive o setor imobiliário, que passou a agregar características de alto padrão não apenas em suas propriedades, mas também nos serviços oferecidos.

O conceito de novo luxo no mercado imobiliário, também chamado de pós-luxo, é uma evolução do antigo princípio. Para isso, é sustentado em alguns pilares, como exclusividade, singularidade, sustentabilidade e valor agregado à experiência, englobando uma série de fatores antes mesmo de fechar o negócio.

Qual o cenário atual do luxo no mercado imobiliário?

Atualmente, até pelos recentes contextos da pandemia, foi possível perceber uma grande mudança na forma como as pessoas compram imóveis, com valorização de atendimentos velozes, eficazes e, quando possível, feitos de forma remota. Isso incluiu formas de contato digitais, tour virtual, maquete 3D, assinatura eletrônica, envio de documentos pela web etc.

Além disso, as pessoas anseiam por viver confortavelmente. Unidades de alto padrão não podem deixar de englobar funcionalidades modernas, como automação residencial e espaços destinados ao lazer. Os projetos devem contemplar, por exemplo, conforto acústico, térmico, ventilação fácil e iluminação natural, em sintonia com os preceitos da sustentabilidade.

Como o novo luxo influencia o atendimento no setor?

Até aqui, o nosso foco sobre o novo luxo no mercado imobiliário estava mais no produto negociado no segmento, que são as propriedades. No entanto, como já citamos, houve mudanças significativas também no atendimento no setor, tornando os corretores não apenas meros vendedores, mas sim consultores especializados dentro do segmento.

A ideia é promover a melhor experiência, desde o primeiro contato até a assinatura final da transação. Para isso, será fundamental apresentar opções que melhor se encaixem no perfil do cliente, otimizando tempo e qualificando o serviço. A excelência vem no cuidado com os detalhes, com uma relação mais exclusiva e personalizada.

i9vale imobiliária SJC

Quais as tendências do novo luxo no mercado imobiliário?

Por fim, agora que você já sabe o que é o novo luxo no mercado imobiliário e como ele influencia no atendimento dentro do setor, podemos nos aprofundar um pouco mais nas tendências que estão sendo demandadas no segmento de alto padrão atualmente. Acompanhe.

Unidades com metragem maior

Há alguns anos, havia uma demanda grande por unidades com metragem mais discreta, como lofts e kitnets. A ideia era que isso proporcionasse mais praticidade e dinâmica à rotina, o que era excelente para jovens profissionais, por exemplo. A falta de espaço era compensada por um projeto funcional e recursos no próprio condomínio, como escritórios e lavanderia.

No entanto, com o contexto da pandemia, esse cenário mudou completamente. Com as imposições de distanciamento social, muita gente começou a trabalhar de casa, valorizando cômodos como varandas ou ambientes de home office. Aparentemente, a demanda se mantém, sendo uma exigência de grande parte dos compradores.

Sintonia com a sustentabilidade

Curiosamente, o novo luxo deve estar em sintonia com os preceitos de sustentabilidade. O consumidor de hoje é muito mais antenado do que o de alguns anos atrás, exigindo que as empresas e produtos que consome adotem medidas assertivas, especialmente no sentido de reduzir os seus impactos ao meio ambiente em longo prazo.

No mercado imobiliário, isso se reflete com projetos inteligentes, que aproveitem melhor a ventilação natural e a iluminação solar, por exemplo. Além disso, condomínios devem instituir coletas seletivas e adotar ações sustentáveis, como o reaproveitamento de água de chuva, uso de lâmpadas de LED, coleta seletiva e assim por diante.

Alta demanda por automação

Não é porque a sociedade atual demanda por sustentabilidade no mercado de luxo que ela abre mão de uma série de confortos, não é mesmo? Por isso, uma demanda bastante recorrente nos dias de hoje é por automação, ou seja, por propriedades que contem com tecnologia para ajudar no dia a dia dos seus moradores.

Isso se reflete, inclusive, nos aparatos de segurança, com câmeras de monitoramento, alarmes eletrônicos e sistemas de vigilância. A internet deve ter um sinal forte em todos os cômodos, até porque os mais diversos aparelhos estão conectados à web, como televisores, geladeiras, ares-condicionados e fogões.

Espaços fitness e de lazer

O novo luxo no mercado imobiliário inclui medidas que promovam a saúde e o bem-estar dos moradores. Por isso, uma tendência forte no setor são os espaços fitness, que podem estar incluídos no projeto do próprio condomínio ou mesmo dentro das casas de alto padrão. O importante é ter um espaço para mexer o corpo, como uma sala de ginástica.

O lazer não fica atrás e a infraestrutura precisa ser diferenciada. Se antigamente uma quadra poliesportiva e um campo para praticar futebol já eram suficientes, hoje as demandas incluem piscinas, saunas, academias, SPA, bicicletários, salas de massagem, lavanderia, escritório e muito mais. Em cidades litorâneas, é possível encontrar até marinas particulares.

Como você viu, o novo luxo no mercado imobiliário é uma tendência que veio para ficar e está mudando os projetos para melhor!

Gostou de aprender mais sobre o novo luxo no mercado imobiliário? Então, que tal compartilhar nosso post em suas redes sociais?

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.